Saiba no Horta, jardim e Cia mais sobre o cultivo da babosa. Basta pensar em babosa que as pessoas logo se lembram dos benefícios que essa planta pode ser usada para o tratamento de pele e de cabelo.
Babosa
A babosa, que também é conhecida como aloe vera, é uma planta que pode deixar uma mulher mais bonita com sua seiva. Ademais, traz uma decoração mais natural para sua casa.
Se você nunca imaginou que a babosa pode ser usada como decoração, a babosa fará com que você reveja os seus conceitos. Visto que o seu cultivo em vasos faz com que essa planta possa ser mantida até mesmo em ambientes internos fechados.
Com suas folhas longas e carnudas, além de espinhentas, a babosa traz um toque verde e uma característica rústica para sua decoração. Ademais, você sabia que a babosa produz flores? Na fase adulta, a aloe vera pode produzir até 30 folhas todos os anos e, no centro delas, brota um pendúculo que completa seu ciclo com flores amarelas bem delicadas.
Portanto, este é mais um motivo para colocar essa planta em sua decoração e essa espécie suculenta é, como já dissemos, um ótimo produto de beleza.
Leia mais: Deseja cultivar Alface? Veja o passo a passo para iniciar um cultivo de sucesso
Condições climáticas para cultivar babosa
A babosa é uma planta que gosta bastante da luz solar. Por causa disso, é importante cultivar essa espécie em um ambiente bem iluminado, mesmo que seja em áreas internas. A falta de sol pode fazer com que as folhas da babosa fiquem muito enroladas e finas e a temperatura adequada para o cultivo de babosa deve se manter entre 18 e 30°C.
O clima tropical é ótimo para a babosa, portanto, o Brasil é um país ideal para quem deseja cuidar dessa planta tão versátil e perfeita para quem deseja cuidar mais do corpo sem ter que usar produtos químicos.
Preparação do solo para cultivar babosa
O solo ideal para o cultivo dessa plantinha deve ter uma boa drenagem. Já que essa planta é uma espécie de suculenta. Ou seja, armazena água em sua estrutura. Nesse sentido, a preparação do vaso deve começar com uma camada de pedras ou argila expandida e o recipiente deve possuir furos para o escoamento durante a rega.
Em seguida, o substrato deve ser aplicado acima de uma manta de bidim para garantir que ele não acabe escorrendo durante a irrigação e deixando à terra muito pobre para o cultivo de aloe vera.
As folhas da babosa servem como um sinal para quem está cultivando essa espécie. Visto que elas são verdinhas e carnudas. Portanto, caso note que as folhas estão ficando amareladas, saiba que está sendo regada em excesso ou o solo não está oferecendo um bom escoamento para essa planta.
Em quanto tempo a babosa dá flores
A babosa, como poucos sabem, é uma planta que produz flores, mas isso leva um tempo para acontecer e, muitas vezes, as pessoas não esperam isso acontecer. Portanto, caso você esteja querendo cultivar babosa devido à produção de flores que ela oferece, saiba que isso pode levar um tempo e as folhas não pode usar para tratamentos estéticos.
Visto que o comum é usar a seiva dessa planta para preparar uma receita que usará em cuidados com a pele e com o cabelo e a falta dessa seiva faz com que essa planta não produza flores.
Leia também: Conheça tudo sobre o plantio de ora-pro-nóbis e tenha a planta saudável
Como regar a babosa
Nunca regue demais a babosa, já que essa planta não aprecia umidade externa, visto que ela pode sofrer com o apodrecimento de suas raízes. Afinal, se você conhece a babosa, saiba que ela acumula água em seu interior. Por isso, a observação do solo é muito importante para saber quando é o momento certo de regar a aloe vera. Visto que o solo deve estar seco antes que seja necessária outra irrigação.
Portanto, caso note que à terra não está secando rapidamente, ou seja, em alguns dias, saiba que deve haver algum problema com a drenagem do solo. Durante o inverno, a rega da babosa deve acontecer com um intervalo ainda maior do que no verão.
Adubação ideal para a babosa
A adubação ideal para essa planta deve ser feita com material orgânico. Portanto, aposte em talos de vegetais e outros alimentos como cascas de ovos, borra de café e outros alimentos. A fertilização do solo da babosa deve acontecer apenas uma vez ao ano durante a primavera e é importante lembrar que o excesso de adubo é altamente prejudicial para essa planta.
Portanto, para saber como está a saúde da babosa em relação á fertilização. Saiba que essa planta apresenta sinais de que está com alta quantidade de fertilizante, já que a aloe vera começa a ficar enrolada e viçosa quando isso acontece.
Pragas comuns e como evitar no cultivo de aloe vera
Infelizmente, a babosa é uma planta que sofre muito com o ataque de pragas como os pulgões e as cochonilhas. Portanto, saiba que é bom acertar nos cuidados com essa planta para evitar que elas destruam essa espécie.
Os pulgões atacam rapidamente e se reproduzem com muita facilidade. Portanto, se você notar que essas pragas estão atacando a aloe vera. Aposte em misturas caseiras como, água com sabão e calda de fumo, visto que ambas são perfeitas para acabar com esses insetos rapidamente.
As cochonilhas também pode eliminar com misturinhas caseiras como o vinagre e a calda de fumo. Todavia, é importante fazer uma poda de limpeza para remover as partes da planta que já estão bem deterioradas com o ataque esses insetos.
Além disso, a correção adequada da adubação e da rega é necessária para que a babosa se mantenha longe desses insetos. Visto que eles se atraem devido à fraqueza que notam nos vegetais. Aliás, outro fator que impede o desenvolvimento pleno da babosa é a medida do vaso. Pois quando ele é muito pequeno, sua planta pode ficar limitada e sofrer para ter um crescimento saudável.
Por isso, experimente cultivar babosa em vasos maiores e você terá uma planta que apresenta uma beleza incrível para sua decoração. Além dos benefícios ligados aos cuidados com os cabelos e a pele também.
Continue a leitura: Saiba os truques para cultivar hortelã: veja como fazer para ter sucesso
Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!