Sumário

Saber como realizar o plantio de ora-pro-nóbis é indispensável, principalmente quando se quer ter essa planta. Nesta data, o site Horta Jardim & Cia mostra desde como plantar até quando se deve colher. Confira com mais detalhes a seguir!

Aprenda tudo sobre o plantio de ora-pro-nóbis

Conhecida popularmente como ora-pro-nóbis, termo em latim que significa orai por nós, seu nome científico é Pereskia aculeata. Devido ser uma planta do tipo trepadeira é muito admirada pelos apreciadores de planta devido ser ornamental, ou seja, pode ser usada para decorar o ambiente interno da casa.

Para que seja possível ter essa linda planta em casa, é necessário saber como é realizado o plantio de ora-pro-nóbis. Pouco se sabe, mas existem mais de um tipo dessa planta, sendo as que as principais são ora-pro-nóbis comum, a dourada, laranja e rosa, sendo que todas florescem.

É essencial que para o plantio da ora-pro-nóbis o solo, a iluminação e a umidade do solo estejam adequadas. Por mais que seja uma planta simples de cuidar e que se adapta ao ambiente de forma fácil, é preciso saber tudo sobre essa planta.

Plantio

A ora-pro-nóbis pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos. Devido ser uma planta ornamental, é muito comum que seja plantada em vasos, lembrando apenas que conforme ela for crescendo é preciso mudar de vaso para que a raiz tenha espaço para se desenvolver.

De início, essa planta precisa ser cultivada em um recipiente que tenha pelo menos 30 cm de profundidade. Para plantá-la, é possível comprar uma muda em viveiros ou a sementes em casa especializadas em artigos agrícolas.

Estando com as sementes em mão, semeie cerca de cinco sementes em cada vaso a uma profundidade de no máximo 1 cm. As sementes não podem ser plantadas muito senão a terra acaba pesando e impedindo que elas cresçam.

Aprenda tudo sobre o plantio de ora-pro-nóbis

Aprenda tudo sobre o plantio de ora-pro-nóbis – Imagem: Canva Pro

Iluminação e rega

Ainda sobre o plantio de ora-pro-nóbis, é importante saber sobre a iluminação e a rega dessa planta. Em relação à iluminação, elas precisam pegar pelo menos cerca de 5 horas de sol por dia, sendo que o sol entre as 10 horas da manhã e 15 horas da tarde não é recomendado para as plantas devido à grande incidência de raios ultravioletas.

Já relação e rega, a ora-pro-nóbis é um tipo de planta que dependendo do local onde está não necessita de muita água. Caso esteja em um local que pegue apenas 5 horas de sol por dia ou que o clima seja mais frio, basta regar a cada dois dias.

Enquanto que em dias quentes é preciso regar todos os dias. Lembrando que o solo não pode ficar encharcado, caso contrário a raiz pode apodrecer.

Solo e floração

Além de plantar em um local em que essa planta possa se desenvolver, é indispensável que o solo seja rico em nutrientes e o pH seja entre 6 a 7,5. Embora possa crescer em qualquer tipo de solo, acrescentar vasos substratos que sejam ricos em nitrogênio é a melhor opção.

[maxbutton id="1"]

Cuidando da forma adequada da sua planta, entre os meses de março e julho acontece a floração desta planta. As rosas da ora-pro-nóbis medem cerca de 2,5 cm de diâmetro e podem ter diversas cores, tudo vai depender da espécie da planta que você tem. Vale ressaltar que as flores que nascem também são comestíveis.

Pragas e doenças

A ora-pro-nóbis é uma planta muito resistente a pragas e doenças, logo não é preciso se preocupar em relação a isso. Mas, sempre que for regar, observe se não há a presença de mofos, caramujos ou alteração na coloração das folhas.

Entretanto, o que é muito comum é o adoecimento dessa planta devido a grande quantidade de água. A umidade acaba se tornando um local propício para a proliferação de fungos na raiz, os quais acabam matando a planta.

Mas, para proteger de forma natural sua ora-pro-nóbis existem repelentes naturais que não são tóxicos para a planta. Esse tipo de repelentes são plantas que devido seu cheiro forte acaba afastando as pragas, sendo assim, cultive no seu jardim alecrim e manjericão.

Quando colher?

Por último, tendo aprendido sobre o plantio de ora-pro-nóbis, chegou a hora de saber quando colher para o consumo. A vantagem de cultivar essa planta é devido poder ser consumida, a flor e as folhas, logo possui vitaminas como C e proteína.

Para saber se as folhas já podem ser consumidas, elas precisam estar com cerca de 9 cm e uma coloração verde escuro. De modo geral, após o plantio, em 3 meses já se pode colher as folhas.

Por ser uma planta comestível, é possível colocá-la em saladas, fazer refogados, chips crocantes e até mesmo em sucos. Quando se trata de sucos, é muito utilizada junto com a maçã e gengibre.

Categorizado em:

Horta,