Sumário

Planta nativa da América do Sul, a onze-horas já está bem adaptada ao clima brasileiro. Todavia, pode ser encontrada bastante em países como Uruguai e Argentina também. Sendo assim, leia agora, no Horta Jardim e Cia, o guia completo da Onze-horas.

Onze-horas

Seu nome mais popular remete à hora do dia em que sua floração acontece, pois, as flores brotam, geralmente, por volta das 11 horas da manhã. Ademais, como se trata de uma espécie de crescimento rápido. O cultivo dessa espécie em vasos e floreiras é muito comum por aqui.

Portanto, se você quer saber tudo que precisa para cultivar onze-horas. Veja abaixo nosso guia completo sobre essa planta para não errar em nada no momento de cultivar essa espécie em seu jardim. Confira.

Clima e temperatura ideal para onze-horas

Como foi dito anteriormente, a onze-horas é uma planta nativa do continente que o Brasil está inserido. Portanto, o clima ideal é o que existe em solo nacional.

Ou seja, a temperatura ideal para cultivar onze-horas é aquela que mantém níveis entre 19 e 30°C. Ou seja, valores que se encontra na maioria do solo brasileiro, não são mesmo?

Então, sempre mantenha sua floreira com onze-horas em um local que a luz direta do sol tenha incidência sobre a sua plantinha nos dias mais quentes. Além disso, evite a exposição às temperaturas baixas do inverno brasileiro.

Leia mais: Pragas que destroem o jardim: conheça 8 tipos e saiba como eliminar 

Plantio das onze-horas

Onze-horas - Reprodução Canva

Onze-horas – Reprodução Canva

O plantio das onze-horas pode ser feita com sementes que devem ficar na superfície do solo. Visto que precisam de luz solar direta para germinarem e o ideal é colocá-las separadas por meio centímetro de distância entre elas. Distribuindo uma fina camada de terra por cima durante o plantio.

Dessa forma, a germinação deverá acontecer entre 7 e 15 dias e estará pronta para o transplante que deverá conduzir a planta para um local definitivo. Onde ela ficará até o fim de sua vida inteira sem novas mudanças.

Em quanto tempo as onze-horas florescem

Claro que todos que desejam cultivar plantas que geram flores se perguntam em quanto tempo isso deve acontecer e com às onze-horas. Isso não é diferente.

Essa planta pode produzir flores em tempo determinado de acordo com a região em que está sendo cultivada. Portanto, o clima definirá o tempo de desenvolvimento e produção de flores dessa espécie.

[maxbutton id="1"]

Além disso, os cuidados como a adubação são essenciais para definir a floração da onze-horas. Visto que o fósforo é um elemento essencial para isso acontecer e a adubação deve ser voltada para o uso desse nutriente, em primeiro lugar.

Considerando as condições mais favoráveis, as onze-horas começam a florescer depois de um ano. Depois disso, sua produção se mantém constante todos os dias, sobretudo nos horários que lhe conferem esse nome particular.

Como regar onze-horas

O solo para cultivar onze-horas deve permanecer úmido, visto que ela está sempre exposta à luz solar direta durante as horas mais quentes do dia.

No entanto, o excesso pode prejudicar suas finas raízes e o seu sistema radicular pode ser comprometido com o aparecimento de pragas como os fungos. Por sua vez, encontram na umidade uma ótima condição de vida.

Para as plantas mais novas, a irrigação deve se manter constante para que o solo fique mais úmido, mas quando a onze-horas já está mais desenvolvida, em uma fase adulta, o solo pode ficar mais seco. Visto que essa planta é muito resistente para suportar a falta de umidade por um curto período de tempo.

Não à toa, até mesmo quando a planta está completamente amarelada por falta de água em um vaso. Ela retoma suas condições saudáveis de vida depois de receber uma nova irrigação.

Como podar onze-horas

A Onze-horas não é uma planta que necessita ser podada. Visto que seu crescimento rasteiro faz com que essa espécie cresça de forma saudável sem precisar do corte de galhos e ramos.

No entanto, caso seja note que alguns ramos estão sendo atacados por pragas. Faça a remoção dos galhos para evitar que os insetos se espalhem pelo solo e tornem a prevenção ainda mais difícil de acontecer.

Adubação ideal

Durante o desenvolvimento, a onze-horas é pouco exigente em relação aos cuidados. Todavia, ainda assim, a adubação é essencial para que essa planta se desenvolva de forma saudável.

Por isso, especialistas em jardinagem indicam a fertilização com húmus de minhoca ou compostos orgânicos. Como restos de vegetais, cascas de ovos e borra de café a cada 3 meses.

Dessa forma, a planta receberá os nutrientes como o fósforo, essencial para floração; potássio, essencial para a formação de raízes e folhas e o nitrogênio. Indispensável para o crescimento vegetativo da espécie.

Segredos para onze-horas dar mais flores

Como foi dito, o fósforo é o elemento mais importante para que uma planta gere mais flores e frutos. Visto que esse nutriente é essencial na formação dos órgãos reprodutivos da planta. Por isso, um dos segredos para onze-horas dar mais flores é incluir mais fósforo na adubação da planta por meio de resíduos orgânicos como a borra de café, por exemplo.

Dessa forma, a onze-horas vai crescer mais saudável e terá uma floração mais abundante e constante durante o ano inteiro.
Afinal, quem não gosta de ser recebido em casa por uma floreira repleta de flores roxas e belas que a onze-horas produz com maestria, não é mesmo?

Principais pragas e como evitar

A onze-horas não costuma ser uma planta que sofre muito com o aparecimento de pragas. Quando isso acontece, saiba como evitar e combater os parasitas que acabam com a saúde dessas plantinhas tão belas em pouco tempo.

Primeiramente, entenda que as pragas aparecem quando o solo está pobre. Ou seja, quando sua planta já está enfraquecida pela falta de nutrientes que lhe dão sustentação para crescer de forma saudável.

Nesse sentido, siga os cuidados que mencionamos acima para evitar que pulgões e lesmas ataquem suas plantas e, quando notar que isso está acontecendo, corrija rapidamente a adubação e a intensidade das regas. Visto que plantas encharcadas também são propícias para o aparecimento de pragas.

Para combater pulgões, use misturas caseiras e, para as lesmas, aposte em soluções mais eficazes que possam ser aplicadas para combatê-las rapidamente.

Continue a leitura: Bromélia: descubra os macetes para que fique sempre linda e colorida

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!