Sumário

Para manter o seu jardim sempre bonito é necessário muito zelo e dedicação, as plantas podem adoecer e sofrer ataques indesejados de pragas que podem danificar todo o quintal. Aliás, muitas delas podem passar despercebidas e quando sua presença for notada, pode ser tarde demais. Portanto, confira aqui, no Horta, Jardim & Cia, as 8 principais pragas que destroem o jardim e como combatê-las.

Pragas que destroem o jardim

A manutenção do um belo jardim requer muitos cuidados. Aliás, não basta apenas regar eventualmente e adubar de tempos em tempo. É necessário uma vistoria completa, sempre que possível. O objetivo e identificar pragas que podem comprometer o desenvolvimento das plantas e afetar sua saúde. Hoje vamos orientar sonre as principais pragas que destroem o jardim, como reconhecer e liminar.

Cochonilha é uma das principais pragas que destroem o jardim

É uma das pragas mais comuns do jardim e geralmente aparece quando falta cálcio na adubação. O cálcio é um macronutriente presente nas adubações convencionais e quando há falta as plantas sinalizam atraindo cochonilhas. Em geral são insetos sugadores que se alojam nas hastes e nas folhas.

Cochonilha.

Cochonilha. Foto: Canva PRO

Então, para combater, utilize inseticidas caseiros ou predadores naturais. Outra opção é o uso de qualquer tipo de óleo que forme uma película na carapaça do inseto.

Leia mais: Conheça a planta que parece com costela de adão e tenha no seu jardim

Pulgão é uma das pragas que destroem o jardim e sinaliza excesso de nitrogênio

O pulgão aparece nas áreas mais macias das plantas, como botões e pétalas, a presença da praga indica excesso de nitrogênio. Vivem em colônias nos brotos e folhas novas, secretam uma substância açucarada que propicia a fumagina, uma doença fúngica.

Pulgão.

Pulgão. Foto: Canva PRO

É um inseto oportunista que se reproduz muito rápido, então para combater é necessário o uso de inseticidas caseiros como o preparo de calda caseira como sabão de coco, cebola, pimenta, folha de mamão, alho e tomate batido com o mínimo de água.

Lesmas, caracóis e caramujos

Esses moluscos são pragas que destroem jardim, que possuem hábitos noturnos e costumam aparecer quando há excesso de umidade e alta concentração de água.

Além disso, durante o período da manhã ficam escondidos embaixo de pedras, folhas caídas e vasos. Uma das formas de identificação é através do rastro deixado por eles.

Lesma.

Lesma. Foto: Canva PRO

[maxbutton id="1"]

Então, para combatê-los o ideal é utilizar uma bandeja de cerveja, refrigerante ou suco e incluir o sal na mistura.

Lagartas

As lagartas são pragas que destroem o jardim mais frequentes em dias quentes, e costumam atacar plantas com carência de boro, um nutriente que a planta precisa em pequenas quantidades e a sua deficiência deixa as folhas e membranas celulares mais moles.

Lagarta.

Lagarta. Foto: Pexels

Enfim, para identificar rapidamente a lagarta no jardim, é só observar a borda das folhas, se apresentam marcas de mastigação.

Uma forma de repelir esse tipo de insetos é o uso de plantas como o cravo-de-defunto, e impedem que as pragas cheguem.

Formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras são de fácil identificação, pois ela proporciona sinais no jardim com folhas cortadas de forma geométrica. Sua presença indica que o solo está compactado e sem oxigenação. Por isso, mantenha o solo arejado e reforce a adubação com molibdênio, que vem em quantidades mínimas nos adubos.

Formigas Cortadeira.

Formigas Cortadeira. Foto: Canva PRO

Então, para combater, utilize inseticida natural, terra diatomácea, predadores naturais e plantas que podem afastar insetos.

Trips ou Lacerdinha, insetos minúsculos mas são pragas que destroem o jardim

A trips é uma das pragas que destroem o jardim, é um inseto minúsculo de corpo fino e alongado com dois pares de asas franjadas, com poucas movimentações durante os dias mais quentes, voando próximos das plantas.

Eles sugam a seiva, causando a deformação das folhas e brotos. Sua coloração é avermelhada e os sinais de folhas atacadas apresentam pequenas manchas escuras.

Trips.

Trips. Foto: Canva PRO

O controle é feito com inseticidas caseiros e predadores e plantas naturais afastam os insetos.

Mosca branca  

A mosca branca é um inseto pequeno de coloração branca e amarelo-pálido. É um inseto que prefere climas mais secos e causa danos que enfraquecem as plantas, depositando toxinas que causam um crescimento desuniforme.

Além disso, essa praga também secreta uma substância açucarada e permite o desenvolvimento de fumagina, que impede a fotossíntese nas plantas.

O controle é feito com o uso de inseticidas caseiros, predadores naturais e plantas que afastam os insetos.

Cigarrinha 

A cigarrinha é um inseto sugador que, em algumas espécies, possui o último par de pernas do tipo saltatório. Os insetos jovens ou adultos, sugam a seiva da planta e algumas espécies secretam espumas que protegem as formas mais jovens.

As folhas que são atacadas pela cigarrinha ficam enroladas, com manchas marrom e quebradiças na borda.

Então, o controle é feito com inseticidas, predadores naturais e através da catação manual.

Quais os cuidados com o jardim e evitar as pragas que destroem jardim

Conheça algumas dicas para proteger os jardins e cuidar das suas plantas:

  • Mantenha a terra  e os vasos limpos

O primeiro passo para afastar as pragas é realizar a limpeza da terra e dos vasos, como a retirada de folhas velhas, plantas mortas, que podem ser muito atrativas para as pragas.

Além disso, esses resíduos deixam a água parada e o solo muito úmido,  ideal para pragas indesejadas.

  • Faça uma barreira física

Está tendo problemas com pragas no seu jardim? Então uma boa pedida é a criação de barreiras físicas, que são obstáculos que impedem que a praga chegue até a planta, entre os métodos mais utilizados é utilizar uma tela sobre o  jardim, protegendo as pragas.

  • Plante plantas repelentes

Algumas plantas são repelentes de pragas que destroem jardim. Entre as espécies que podem ser plantadas estão: alecrim, erva-doce, citronela, arruda, manjericão, coentro e hortelã.

Continue a leitura: Quer cultivar Pitaya na sua casa? Veja um passo a passo simples e prático

Categorizado em:

Dicas,