Sumário

Saber qual planta que parece com a costela de adão, é indispensável para não se confundir e acabar comprando a planta errada. Para isso, o Horta Jardim & Cia apresenta dicas de como identificar essa planta parecida com a costela de adão e como cuidar. Confira!

Descubra a planta que parece com costela de adão

A costela de adão e a guaimbê são muito parecidas e confundem quem não entende de botânica, mas a verdade é que existem diferenças entre ambas. Embora conhecida popularmente como guaimbê, seu nome científico é Philodendro bipinnatifidum.

Mas, para não se confundir, é preciso saber como é a planta que parece com a costela de adão. Devido serem plantas diferentes os cuidados também precisam ser diferenciados, logo a maneira de plantar, o cuidado com o solo e a luminosidade muda.

A seguir será apresentado as características da guaimbê que faz com que seja parecida com a costela de adão e o que as diferenciam. Infelizmente, devido algumas pessoas não terem esse conhecimento acabam comprando uma guaimbê pensando que é uma costela de adão.

Diferenças

Primeiramente, a principal característica que faz com que o guaimbê e a costela de adão sejam bem distintos é o formato das suas folhas. Enquanto a costela de adão possui recortes em forma de furos em sua folhagem, a guaimbê tem suas bordas rasgadas por completo, as folhas são pontiagudas e maiores.

Além disso, a coloração da folhagem muda. Enquanto da costela de adão tem um verde em um tom claro a da guaimbê tem um tom de verde escuro.

Entretanto, o que faz com que as pessoas confundem essas duas plantas é o fato de ambas terem folhagem cortadas, ou seja, em um único ramo a folhagem é espaçada, como se tivesse cortado. Porém, a guaimbê dispõem as folhas boleadas.

Plantio

Descubra a planta que parece com costela de adão

Descubra a planta que parece com costela de adão – Imagem: Canva Pro

Agora que você já sabe qual é a planta que parece com a costela de adão, chegou a hora de saber como cuidar dela, afinal, são plantas distintas. Assim como a costela de adão, a guaimbê quando floresce dá frutos, logo é um tipo de planta que costuma ser cultivada a partir de sementes.

As sementes dessa planta podem ser encontradas para comprar em lojas especializadas em artigos de jardinagem. É um tipo de planta que prefere ser plantada diretamente no solo devido chegar a medir cerca de 3 metros de altura, mas pode ser cultivada em vaso desde que seja feita a troca conforme ela se desenvolve.

Dessa forma, quando for plantar a sementes, deixe um espaço de pelo menos 3 cm caso escolha um vaso. Já se for plantar diretamente no chão, dê um espaçamento de pelo menos 10 cm entre cada muda ou semente. Após plantar, regue somente o suficiente para umedecer o solo.

Solo

Em relação ao solo, é um tipo de planta que tem um crescimento rápido quando está em um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenável. Dessa maneira, para que o solo fique drenável e não acumule água na raiz da planta, principalmente quando cultivado em vaso, siga as orientações a seguir.

[maxbutton id="1"]

Quando plantada em um vaso, a guaimbê precisa ficar em um vaso que tenha uma camada de pedra brita e uma parte de areia com uma de terra adubada. Caso o solo do seu jardim seja pobre em nutrientes e drenagem, misture a areia com a terra e coloque no local de plantio.

Sobre a adubagem, é recomendado fazer sempre no início da primavera com esterco de gado ou composto orgânico, isso porque durante a primavera ela está em hibernação e o adubo é mais forte.

Enquanto no verão, use adubo mineral do tipo NPK 10-10-10, pois é mais fraco e a planta estará em desenvolvimento.

Clima

Por ser uma planta nativa de climas tropicais e subtropicais, sendo assim, uma planta de origem brasileira cultive ao sol pleno ou meia-sombra. Lembrando que em regiões em que são mais quentes, como no Nordeste, deixe a meia-sombra.

Apesar de ser uma planta tolerante ao calor, pode ser regada diariamente de modo que o solo fique úmido e não encharcado. Para aumentar a umidade, regue as folhas dessa planta.

Onde usar?

Sabendo qual é a planta que parece com a costela de adão, é necessário entender onde usar essa planta. Assim como a costela de adão é uma planta ornamental a guaimbê também pode decorar o ambiente.

Mesmo que seja uma planta de médio porte, ainda quando pequena vai bem em vasos. Ainda é possível usá-la para decorar cantos de sala de estar, escritórios e hall de entradas e de escadas. Porém, é muito comum que a guaimbê se desenvolva em jardins ao lado de outros tipos de plantas.

Categorizado em:

Curiosidades e novidades, Jardim,