Sumário

Saber tudo sobre a flor-de-lis planta é fundamental quando se quer cultivá-la em casa. Pensando nisso, o Horta Jardim & Cia vai ensinar como cuidar dessa planta de forma que ela floresça na época certa e você possa decorar o seu jardim e lar. Acompanhe!

Aprenda a como cultivar flor-de-lis planta

Conhecida popularmente como flor-de-lis, lírio, Santiago ou lis, seu nome científico é Sprekelia Formosissima. De origem mexicana, essa planta também pode ser encontrada na região da Guatemala.
Para ter essa planta ao seu alcance, é indispensável saber tudo sobre a flor-de-lis planta. Isso porque ao ser cultivada da forma certa pode ser usada tanto para fins medicinais, como no tratamento de constipação (prisão de ventre) quanto na parte da decoração.

A flor-de-lis chama muita a atenção dos apreciadores de plantas devido ao formato das suas flores, que tem o formato de uma bandeira. Além disso, seu tom de vermelho intenso e seu significado também chamam a atenção das pessoas.

Solo

Antes de adquirir essa planta, é preciso saber como preparar o solo, caso contrário a flor-de-lis não irá se desenvolver. Sendo assim, independente do local, se será plantada em um vaso ou diretamente no chão, o solo precisa ser arenoso para que a água seja drenada e não acumule na raiz da planta.

Para que o solo seja rico em nutrientes e ajude no crescimento da flor, misture 1 porção de terra vegetal e 2 partes de areia. Lembrando que a adubação precisa ser feita pelo menos uma vez no mês. Aliás, evite o uso de fertilizantes que contenham nitrogênio, pois é muito forte para essa planta.

Bem como, caso opte por plantar em um vaso, dê preferência aos que tenham pelo menos 40 cm de altura por 20 cm de diâmetro. Um vaso menor que isso pode impedir a planta de crescer.

Aprenda a como cultivar flor-de-lis planta

Aprenda a como cultivar flor-de-lis planta – Imagem: Canva Pro

Clima e luminosidade

Ainda sobre a flor-de-lis planta, é uma planta que gosta de climas mais quentes, sendo o subtropical o ideal. Logo, é uma planta que pode ser facilmente cultivada em território brasileiro.

Após ser plantada precisa receber em torno de 6 horas de sol e ficar em uma temperatura que varia entre 10° a 20°. Quando maior, tolera temperaturas que chegam aos 30°C. Porém, nesses casos é preciso deixá-la na meia-sombra para que as folhas não murchem e não fiquem amarelas.

De modo geral, o ideal é deixar a planta no sol no início da manhã até às 9 horas, na parte da tarde a partir das 16 horas. Todos esses cuidados impedem que você acabe perdendo a planta.

Rega

Embora seja uma planta que gosta de sol pleno, a flor-de-lis não é uma planta que precisa ser regada com muita frequência, isso porque é tolerante ao calor. Sendo assim, durante o inverno basta regar apenas uma vez na semana.

É importante ficar atento apenas quando ela estiver florando e durante o verão, nesses casos é recomendado regar a cada 3 dias e na parte da manhã para que o solo absorva melhor a umidade.

[maxbutton id="1"]

Para saber se o solo está úmido, mexa a terra com um palito de madeira e caso ele saia úmido é porque o solo ainda não precisa ser regado. Caso contrário, regue a planta com moderação.

Floração

Quando plantada na época certa, sendo na primavera, quando seu solo e rega estão sendo cuidados, essa planta tende a florescer em até um ano após o seu plantio. Nesse caso, ela sempre floresce na primavera e no início do verão.

Após florir, as flores podem durar algumas semanas, em torno de 20 dias. Mas, para que seja possível desfrutar da beleza delas por mais tempo, mantenha a planta em um local com uma temperatura mais amena.

Caso decida colher as flores e colocar em um vaso para decorar a casa, higienize bem o recipiente e coloque água em uma temperatura mais gelada, que fique em torno dos 20°C.

Significado da flor-de-lis

Por último, a flor-de-lis planta chama a atenção das pessoas também por causa de seu significado. Então, essa flor significa glória, assim como também pode significar esplendor.

Além disso, a depender das cores das suas flores, pode significar pureza, força vital e alegria, afinal. Ademais, existem mais de 300 espécies catalogadas no mundo dessa planta, sendo que você encontra nas cores branco, amarelo, violeta, rosa e azul. Como também, é símbolo de marca de roupas e de religiões.

Independentemente do seu significado e do uso, não tem como negar que essa planta é realmente linda e perfeita para decorar o ambiente deixando tudo muito harmônico. Desse modo, ao saber como cuidar da flor-de-lis, você está preparado para cultivar ela na sua casa sem medo, basta escolher a cor que mais lhe agrada e adquirir a sua muda.

Categorizado em:

Jardim,