Sumário

Saber se existe diferença entre capim limão ou erva cidreira é indispensável, isso porque são duas plantas parecidas e com efeitos medicinais. Mas, para que você não confunda mais, o site Horta Jardim & Cia apresenta as principais características e como cuidar de cada uma. Continue lendo e saiba com mais detalhes a seguir!

Descubra a diferença entre capim limão ou erva cidreira

Apesar do capim limão e a erva cidreira terem os sabores parecidos, a diferença entre ambas começa em seus nomes científicos. Enquanto o capim limão possui o nome científico Cymbopogon citratus, a erva cidreira chama-se Melissa officinalis.

Para ter essas plantas ao seu alcance em casa, é necessário entender qual é o capim limão ou erva cidreira. Na hora de cultivar esses dois tipos de plantas é preciso saber como deve ser feito o plantio e como o solo precisa estar.

Além disso, a seguir você vai aprender como é o clima e a luminosidade que cada uma dessas plantas gosta. Ao saber as características que diferenciam essas duas plantas ficará mais fácil cultivar cada uma.

Principal diferença

Primeiramente, a principal diferença entre ambas está na aparência de suas folhagens. Enquanto a erva-cidreira possui folhas delicadas de tamanho pequeno e com ramificações, o capim-cidreira possui folhas finas e compridas, sem caule.

Outra confusão que as pessoas costumam fazer é confundir a erva cidreira com a hortelã. Mas, a verdade é que não são as mesmas plantas, a erva cidreira possui as folhas mais ásperas, ou seja, uma leve camada de pelos.

Plantio

Em relação ao plantio do capim limão ou erva cidreira, saiba que também é diferente. O capim limão é um tipo de planta que costuma ser cultivado mais na forma de mudas, isso porque raramente floresce.

Então, para plantar o capim limão escolha um local, sendo que é uma planta que se adapta melhor quando plantada diretamente no solo, e depois prepare uma muda que tenha raiz. Com a muda em mãos, plante na terra e regue somente o suficiente para deixar o solo úmido.

Por outro lado, a erva cidreira é um tipo de planta mais fácil de ser cultivada a partir de sementes, pois floresce com mais frequência. Também é uma planta que deve ser plantada diretamente no chão do jardim, pois pode passar de 1 metro de altura. Caso opte pela semente, semeie com pelo menos 3 cm de distância.

Descubra a diferença entre capim limão ou erva cidreira

Descubra a diferença entre capim limão ou erva cidreira – Imagem: Canva Pro

Solo

O solo em que for plantar o capim limão precisa ser rico em nutrientes, isto é, matéria orgânica além de bem drenado. Ao contrário do que se pensa, o capim limão é um tipo de planta que gosta de umidade, então é preciso regar todos os dias.

Embora o capim limão seja resistente a todo tipo de solo, é recomendado adubar com composto orgânico à base de folhas. Agora se for cultivar em um vaso, use terra de jardim, terra vegetal e húmus de minhoca.

[maxbutton id="1"]

Por outro lado, a erva cidreira é uma planta que prefere solos mais argilosos, isto é, que seja mais arenoso para que a água não acumule em sua raiz. Sobre a adubagem misture ao solo húmus de minhoca e adubo orgânico de animal.

Clima e luminosidade

O capim limão é uma planta que se adapta a diferentes tipos de climas, porém não tolera muito o sol, logo deve ser exposto no mínimo a 4 horas de sol diário, sendo sol pleno. A temperatura ideal para cultivar o capim limão é entre os 15 a 30°C.

Já a erva cidreira prefere climas mais quentes, isso porque possui origem de locais em que o clima é mediterrâneo e tropical. Portanto, é uma planta que precisa de sol pleno e evitar geadas.

Além de tolerar o sol pleno, a erva cidreira gosta de meia sombra, desde que pegue pelo menos 4 horas de sol por dia. Lembrando que isso vale para quando está plantada em um vaso.

Benefícios

Além de todas essas diferenças entre o capim limão ou erva cidreira, os benefícios dessas plantas diferem. A erva cidreira é uma planta rica em fenólicos e flavonóides, propriedades que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes.

Por outro lado, o capim limão, embora tenha efeito relaxante e sedativo, por exemplo, possui outros benefícios. Seus efeitos medicinais se dão devido às substâncias como o citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico.

Em conjunto, todas essas substâncias são capazes de aliviar dores, fortalecer o sistema imunológico e ainda como tempero no preparo de alimentos. Quando usado no preparo de alimentos, é muito comum em chás, curries e sopas.

Agora que você já sabe todas as diferenças e semelhanças entre essas duas plantas, não tenha mais medo de confundi-las. Adquira a sua muda hoje mesmo e tenha os benefícios delas em sua casa.

Categorizado em:

Curiosidades e novidades,