Sumário

Saber como cultivar narciso é indispensável, pois com essa linda flor é possível fazer arranjos e decorar o lar e festas. Pensando nisso, o site Horta Jardim & Cia mostra dicas de como plantar, em quais condições climáticas e mais informações relevantes para ter bons resultados. Continue lendo e confira com mais detalhes!

Aprenda a como cultivar narciso

O narciso é uma planta que encanta os apreciadores de flores. Embora seja conhecida popularmente como narciso devido ser considerada uma das flores mais belas da Europa.

Então, para ter essa linda planta em casa, saber como cultivar narciso é indispensável. Uma das principais características dessa planta é suas folhas alongadas e grandes em um tom de verde escuro.

Atualmente existem mais de 60 espécies dessa planta catalogada no mundo. Contando desde o seu caule até a flor, pode chegar a medir cerca de 35 a 40 cm de altura. Muito perfumadas, podem ser encontradas nas cores branca, amarela e laranja, mas para que elas floresçam é preciso saber como cuidar desde como plantar até quando regar.

Plantio

Primeiramente, a flor narciso é recomendada para ser plantada na forma de bulbo, isto é, uma raiz que possui um formato arredondado. Embora existam sementes dessa flor, o bulbo tende a germinar com mais rapidez que as sementes.

Independente do modo que você escolher para plantar o seu narciso, escolha um vaso que tenha pelo menos cerca de 30 cm de diâmetro, para não ter que mudar novamente de vaso quando a planta estiver grande.

Tendo escolhido o vaso, semeie no máximo uma colher de chá de semente por vaso ou três bulbos por vaso com uma distância de 3 cm de cada uma. Após fazer isso, cubra com uma camada fina de terra e regue.

Aprenda a como cultivar narciso

Aprenda a como cultivar narciso – Imagem: Canva Pro

Solo

Ainda sobre como cultivar narciso, o solo é um dos pontos mais importantes, pois um solo pobre em nutrientes não permite que a planta se desenvolva. Embora a narciso não seja um tipo de planta complicada de cuidar, é preciso ter apenas alguns cuidados para que ela se desenvolva e floresça na época certa.

Essa flor se adapta a quase todos os tipos de solos, exceto os que são muito úmidos e sem adubo. Dessa forma, essa planta prefere solos mais arenosos, pois possui mais acidez que os demais e mais quente.

Outro ponto importante é a cada 3 meses fazer uma adubagem com matéria orgânica, ou seja, estrume de animais e farinha de osso. E não se esqueça de que o solo precisa ser bem drenado para não acumular água.

Clima

Tendo origem europeia e de certas partes da África, é um tipo de planta que se adapta melhor ao clima frio. A temperatura ideal para plantá-la é em torno de 10°C, já a sua floração acontece nas épocas de calor.

[maxbutton id="1"]

Por causa dessas suas características, faz com que seja uma planta mais difícil de ser cultivada em território brasileiro. Mas, ainda assim é possível ter essa planta em casa quem mora nas regiões sul e sudeste do país.

Nesses casos, o que se deve fazer é aproveitar as épocas de frio intenso e plantar o bulbo. Então, em uma estufa manter a planta a uma temperatura de pelo menos 18°C e usar uma luz artificial.

Luminosidade

Embora seja uma planta que não resista ao calor intenso, é uma flor de meia sombra e sol pleno. Porém, quando cultivada no Brasil não pode ficar ao sol, isso porque a temperatura do país é muito elevada, passando facilmente dos 25°C.

Sendo assim, em seu país de origem, ela costuma pegar cerca de 6 horas de sol por dia. Logo, no Brasil, é indicado que quando estiver em uma estufa fique com a luz artificial ao mesmo tempo.

Lembrando apenas que quando florescer e você fizer a colheita, para que as flores durem mais tempo em um arranjo, sempre borrife água sobre as pétalas e mantenha sempre dentro de um vaso com água.

Floração

Por último, sobre como cultivar narciso, quando cultivado nas condições adequadas, essa planta pode florescer a cada um ano depois de atingir sua altura final, sendo de 30 cm. Normalmente, as flores tendem a nascer entre os meses de fevereiro a maio.

Sendo assim, essa planta floresce no inverno e no começo da primavera. Para que as flores durem por mais tempo em seu arranjo, é importante manter o vaso sempre limpo e com água.

Caso esteja montando um arranjo com diferentes tipos de rosas, não coloque todos ao mesmo tempo no recipiente com água, ao fazer isso a seiva de outro tipo de flor pode acabar contaminando e murchando o narciso. Por fim, corte os galhos em um ângulo de 45 graus para aumentar a capacidade da planta em absorver a água.

Categorizado em:

Jardim,