Sumário

Saber quando floresce a paineira é importante, ainda mais quando se quer cultivar essa árvore no jardim de casa. Pensando nisso, o Horta Jardim & Cia vai apresentar dicas de como cuidar dessa planta para que floresça na época certa. Confira!

Descubra quando floresce a paineira

A paineira é uma espécie de árvore muito usada para decorar o centro das cidades, isso porque quando floresce suas flores são exuberantes. Além disso, seus frutos quando maduros, se abrem e soltam uma pluma que em grande quantidade forra o chão de branco.

Sendo uma árvore de médio porte, é preciso saber quando floresce a paineira para poder decorar o seu jardim. Embora seja popularmente conhecida como paineira, seu nome científico é Chorisia speciosa, sendo uma planta que possui uma madeira muito resistente, além de decorar os centros das cidades sua madeira também é utilizada para confeccionar pequenos objetos.

Para cultivar essa planta e que floresça no tempo certo com linda flores é essencial cuidar do solo, de modo que seja rico em nutrientes. Como também, o clima e a quantidade de luminosidade podem interferir no seu desenvolvimento.

Cultivo

Assim como todos os tipos de plantas, essa também pode ser plantada por meio de sementes e por muda. A maneira mais fácil de plantá-la é por meio de sementes que podem ser adquiridas em casas de artigos agrícolas.

Estando com as sementes em mão, coloque-as em um vaso plástico com um solo adequado, depois disso, regue. Lembrando que se o vaso tiver cerca de 10 cm de diâmetro coloque no máximo duas sementes.

É importante ressaltar que conforme forem passando os meses a muda vai crescer, então é preciso mudar para um vaso maior. Somente quando a muda estiver com 4 meses poderá ser plantada diretamente no chão, sendo o local definitivo que tenha um solo adequado e a quantidade de raios do sol.

Solo

Descubra quando floresce a paineira

Descubra quando floresce a paineira – Imagem: Canva Pro

Antes de saber quando floresce a paineira, somente em um solo rico em nutrientes que ela conseguirá florar na época certa e com flores saudáveis. O ideal é que seja plantada em um solo que se aproxime ao máximo dos da floresta, mas caso o seu quintal a terra não seja nada fértil, um dos fertilizantes mais indicados é o NPK 4-14-8.

Outro ponto muito importante, é que o solo seja bem drenado, para que não acumule água na raiz da planta. Quando a raiz da planta fica úmida demais é muito comum se torna um local propício para a proliferação de fungos.

Tanto os cuidados com a adubação do solo quanto com a rega, tenha esse cuidado não somente quando passar a planta para o local definitivo, mas enquanto ela ainda estiver no vaso.

Clima e luminosidade

O clima é outro fator que também influencia o florescimento dessa planta. Nativa da América do Sul, sendo o Brasil e a Argentina, a paineira é típica de climas tropical e subtropical, sendo tolerante à seca e ao frio moderado.

[maxbutton id="1"]

Dessa forma, a temperatura ideal para cultivar essa planta é entre 14° a 30°C, sendo que precisa pegar pelo menos 6 horas de sol por dia, principalmente quando é uma planta nova.

Devido ser uma planta que não tolera geadas, quando for o inverno evite deixá-la exposta ao frio, isso quando ainda for uma muda e não estiver plantada no seu jardim. Outro ponto muito importante é que essa planta perde todas as suas folhas durante o inverno.

Quando floresce

Agora que você já sabe como cuidar dessa planta, saiba quando floresce a paineira. Por ser uma planta típica da América do Sul, ela costuma florescer durante o verão e o outono, isso a depender da região em que se encontra.

Quando floresce, suas flores são rosas com alguns pontos em vermelho, possui cinco pétalas e são grandes. Devido ser uma planta que com apenas 4 anos alcança uma altura de 8 metros, quando floresce fica toda preenchida em um tom de rosa que chamam muito a atenção, além de que conforme suas flores caem forma um manto no chão.

Cuidado extras

Essa planta precisa ser regada embora tolere a seca, quando nova, isto é, quando ainda é uma muda, precisa ser regada todos os dias. Já durante o verão, basta regar a cada 2 ou 3 dias. Lembrando que o solo não pode ficar encharcado.

Outro cuidado extra é em relação ao seu tronco que possui espinhos, para que ninguém se machuque é recomendado colocar uma proteção em volta do tronco. É recomendado fazer a poda para que ela cresça com apenas um tronco.

Sendo assim, diante tudo que foi ensinado aqui, não perca mais tempo e adquira hoje a sua paineira. Afinal, além de linda quando está florida, também é possível aproveitar as sedas dos frutos para fazer travesseiros muito macios.

Categorizado em:

Curiosidades e novidades, Horta,