Quando se trata de melhorar a decoração de uma casa, as flores aparecem como opção para quem buscar ter uma área verde e ainda ganhar a beleza e a pureza do ar que elas oferecem. Pensando nisso, vamos falar tudo que você precisa saber sobre a bromélia. Uma planta que alegra o ambiente e não demanda um alto conhecimento da pessoa que está se aventurando quando o assunto é jardinagem. Saiba mais detalhes aqui, no Horta, Jardim & Cia.
Bromélia
O lado bom da história é que você não precisa fazer nenhum curso para começar a cultivar certas plantas em sua casa. E a bromélia é um exemplo claro de que todas as pessoas podem cultivar flores sem muita dificuldade. Portanto, se você deseja ter lindas flores em seu jardim, saiba que a bromélia é uma ótima escolha. Visto que são donas de uma beleza incrível associada à facilidade do cultivo para quem está começando.
Além disso, as bromélias podem ser encontradas em diversas variedades. Por causa disso, você pode ter um jardim bem colorido usando apenas esse tipo de planta. Então, acompanhe todas as dicas necessárias para acertar na hora de cultivar essa planta:
Clima ideal para o cultivo de bromélia
Se você quer cultivar bromélia em sua casa. Saiba que elas podem apresentar muita variação entre uma espécie e outra. Visto que, como dissemos, existem muitos tipos de bromélias se encontram na natureza.
Geralmente, a bromélia pode apresentar uma folha mais acinzentada, espinhenta ou avermelhada e prateada e ambas gostam de bastante luz solar e podem ficar expostas por mais tempo na luminosidade.
Algumas variedades que apresentam folhas mais macias com tons mais esverdeados apreciam a sombra. Portanto, se você escolheu esse tipo de bromélia para sua casa. Aposte em ambientes que ofereçam sombra para essa planta.
Todavia, não se confunda, porque nenhuma planta gosta da ausência total de luz. Portanto, mantenha sua bromélia perto de uma janela ou varanda para que os raios solares tenham incidência indireta sobre ela.
Por serem plantas tropicais, as bromélias preferem temperaturas mais elevadas. Portanto, se você mora mais ao sul do Brasil, saiba que é preciso manter o vaso dessas flores em locais mais quentes da casa.
Leia mais: Conheça a planta que parece com costela de adão e tenha no seu jardim
Solo ideal para bromélias
As bromélias podem ser consideradas exigentes demais para quem ainda não sabe preparar o solo para alguns jardins, mas não dão trabalho nenhum para quem já teve que lidar com espécies mais complicadas como as orquídeas, por exemplo.
As bromélias preferem um solo com alta quantidade de matéria orgânica e o índice de PH mais próximo do neutro, portanto, caso note que à terra está muito ácido ou alcalino, faça a correção com calcário para que a medição seja 7 na escala de PH.
Portanto, prepare o vaso com uma mistura de terra, areia e fibra e coco com húmus de minhoca, pois a maior parte dessas plantas vive bem nessas condições. Tratando-se de uma planta que gera lindas flores, saiba que vale a pena oferecer o solo ideal para seu cultivo, visto que elas oferecem uma beleza incrível para sua decoração.
Quem optar pelo cultivo de bromélia com raízes aéreas, saiba que o preparo do solo é muito importante, já que essa planta começa a ter seu desenvolvimento a partir dessa condição, portanto, verifique o PH e corrija a adubação com as dicas que separamos logo abaixo.
Em quanto tempo a bromélia dá flores
Quanto á floração da bromélia, saiba que essa planta floresce apenas uma vez em todo seu ciclo de vida, portanto, quando fazem isso, saiba que é para gerar novos brotos e logo vão morrer no vaso.
O broto lateral substituirá a planta que morrerá logo, a floração da bromélia só ocorre quando ela atinge um alto grau de maturação e isso varia muito conforme a espécie cultivada.
Nesse sentido, enquanto algumas bromélias começam a produzir em meses, outras podem levar anos para apresentarem suas lindas flores no vaso.
Continue a leitura: Zamioculca; saiba todos os segredos para cultivar a queridinha dos brasileiros
Como regar a bromélia
A bromélia é uma planta de clima tropical e gosta de solo úmido. Todavia, isso não quer dizer que o solo deve ser encharcado. Já que isso proporciona o aparecimento de fungos nas raízes, prejudicando o desenvolvimento da planta como um todo.
Portanto, molhe a área da planta ao redor da base e acrescente a água ao redor de um tanque abaixo para que a bromélia possa absorver a umidade por capilaridade. Além disso, é importante considerar que a rega deve acontecer uma ou duas vezes por semana em dias mais amenos e até quatro vezes em dias mais quentes.
Nos dias mais quentes com umidade mais baixa do ar, você também deve borrifar água sobre as folhas da bromélia. Todavia, em exageros.
Como podar
Quer saber como podar a bromélia? Saiba que a única poda necessária para essa planta é a de limpeza das folhas secas e amareladas que podem continuar absorvendo nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.
Além disso, plantas mais velhas que ainda produzem mudas também precisam de poda para receberem uma luminosidade maior para que se mantenham saudáveis por mais um tempo em seu ciclo de vida.
Saiba que a bromélia não criará folhas onde você podar. Portanto, é importante ter cuidado com sua tesoura de jardinagem.
Adubação ideal para bromélia
Rico em matéria orgânica, o solo ideal para o cultivo de bromélia deve ser bem fértil. Portanto, aposte em húmus de minhoca e borra de café para adubar essa planta.
Além disso, a fibra de coco é necessária para seu desenvolvimento. Visto que o substrato com esse ingrediente confere uma maior capacidade de reter água. Por causa disso, mantém a umidade ideal para essa planta.
Principais pragas e como evitar em suas bromélias
Por fim, saiba que a bromélia é uma planta bem resistente às pragas, mas quando elas aparecem, evite o uso de pesticidas ou fungicidas.
Os animais que mais atacam as bromélias são as lesmas e as lagartas. Todavia, para eliminá-los, use luvas de borracha para fazer a retirada manual. Caso a planta os fungos ataque. Faça uma mistura caseira de água e sabão de coco para aplicar com uma esponja nas folhas para removê-los sem usar fungicidas.
Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje, aqui no nosso canal, vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!