Sumário

A Costela de Adão é uma folhagem tipicamente encontrada em estampas de tecidos, por causa de sua beleza decorativa. Portanto, se você deseja ter esse visual natural para decorar sua casa com a planta, veja agora no Horta, Jardim e Cia o guia completo sobre o cultivo de Costela de Adão em sua casa.

Costela de Adão

Com suas folhas grandes e brilhantes, com recortes e perfurações. Essa planta é bem decorativa e fazem com que essa espécie seja uma das mais desejadas em projetos decorativos. Seu nome botânico Monstera vem da capacidade dela crescer bastante. Visto que a planta pode atingir até 3 metros de altura e suas folhas podem apresentar até 60 centímetros de largura.

A denominação deliciosa que acompanha o nome dessa planta chamada Monstera deliciosa surgiu da capacidade que essa planta tem de produzir uma fruta com sabor tropical que apresenta uma mistura de aromas de abacaxi, maracujá, banana e manga.

Com um sabor incrível, essa fruta já faz parte da lista das PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Todavia, quando é cultivada em casa, essa planta dificilmente apresentará frutos.

Por ser uma trepadeira encontrada em grandes florestas. Essa planta se agarra em troncos e se espalha pelas árvores com suas raízes aéreas que levam essa espécie até a copa das árvores. Além de prender a planta, as raízes também absorvem os nutrientes e tiram delas o sustento necessário para crescer.

Portanto, se você deseja um crescimento mais comportado para a costela de adão. Use um tutor para simular um tronco de árvore para ela poder crescer de forma saudável.
Abaixo, veremos mais sobre o cultivo da costela de adão e por essa planta ser tão querida pelos brasileiros. Confira.

Leia também: Hibisco: aprenda os truques para cultivar essa flor maravilhosa na sua casa

Clima ideal para cultivar Costela de Adão

Como vimos, a costela de adão é uma planta que cresce na natureza agarrada em troncos e abaixo da copa das árvores, onde recebe uma luz filtrada pelas folhagens mais altas da mata. Então, para reproduzir esse clima ideal para cultivar costela de adão em sua casa, você precisa manter o vaso perto de uma janela, onde a luz incide com alta intensidade, porém sem raios solares diretos sobre a planta.

Afinal, quando a costela de Adão não recebe luz solar suficiente para se desenvolver. O seu caule fica muito comprido e as folhas ficam pequenas e menos recortadas como deveriam ser, já que essa é uma das características mais comuns dessa planta.

Preparo do solo

Costela de Adão - Reprodução Canva

Costela de Adão – Reprodução Canva

A preparação do solo deve ser feito com uma terra rica em matéria orgânica e com boa capacidade de drenagem. Já que essa planta ama um solo úmido, mas detesta a terra alagada.

Portanto, você deve criar uma camada de drenagem eficiente no fundo do recipiente para facilitar o escoamento de água a você deve usar substrato vegetal com esterco e húmus de minhoca para deixar o solo fértil e adequado para o cultivo da Costela de Adão.

[maxbutton id="1"]

Em quanto tempo dá flores e frutos na Costela de Adão

Como foi dito, essa planta produz flores e frutos quando é cultivada na natureza, mas isso não acontece em vasos cultivados em casa. Afinal, essa planta precisa de muito espaço para se espalhar com suas raízes aéreas apoiadas em troncos de árvores e isso é impossível de se reproduzir em sua casa, tornando a produção de flores e frutos inviáveis.

Como regar Costela de Adão?

Sendo uma planta característica de florestas tropicais, a Monstera deliciosa precisa de um solo constantemente úmido, mas não pode ser encharcado e o excesso de água pode causar o apodrecimento de suas raízes subterrâneas.

Para saber o momento exato para regar a costela de adão, saiba que é preciso esperar que parte do substrato precisa estar seco antes de regar novamente. Você pode fazer a verificação disso usando um medidor de umidade ou seu próprio dedo.

Quando notar que o dedo sai limpo da terra, esse é um sinal de que precisa de mais água para a planta e quando notar que ele está sujo, esse é um sinal de que a planta precisa de um tempo antes que seja irrigada novamente.

Em ambientes mais quentes e secos, portanto, a frequência de regas deve ser mais constante e, caso sua planta seja direcionada por um tutor, lembre-se de molhar esse pedaço de tronco também para melhorar o desenvolvimento das raízes aéreas e ajudar em sua fixação.

Por causa de suas folhas muito grandes, ainda existe o acúmulo de poeira como problema para essa planta, portanto, é importante fazer a limpeza foliar com um pano macio para ajudar na limpeza e melhorar a respiração da planta.

Como podar a costela de adão

A costela de Adão não precisa de poda, visto que essa planta tem um crescimento saudável e direcionado de acordo com a sua vontade. Portanto, a única remoção de galhos deve ser feita quando notar que as folhas estão amareladas. Por isso, deve remove-las para que a planta não distribua nutrientes para essas partes que já estão comprometidas.

Como adubar a costela de adão?

A costela de adão não é uma planta muito exigente em relação à fertilização. Todavia, prefira materiais orgânicos quando desejar adubar essa planta. Visto que o húmus de minhoca e o esterco curtido são ótimas escolhas para fertilizar o solo dessa espécie.

Para quem prefere usar adubos químicos, a fórmula NPK 10-10-10 é a mais indicada. Já que deve aplicar conforme as instruções do fabricante. Não se esqueça de suspender o uso de fertilizantes quando os dias estão mais frios.

Principais pragas e como evitar

As pragas mais comuns na Costela de Adão são as ervas daninhas que insistem em competir espaço no solo com essas plantas. Portanto, para evitar que isso aconteça, você deve remover essas plantinhas sempre que possível.

Além disso, é preciso manter essa planta longe do alcance de crianças e animais domésticos. Visto que ela apresenta características que a tornam tóxicas para o consumo humano. Portanto, devem manter longe dos pequenos.

Continue a leitura: Conheça a planta que parece com costela de adão e tenha no seu jardim

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje, aqui no News Cotidiano, vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!