Sumário

A hortelã é uma planta de origem europeia, muito usada para fins medicinais, podendo tratar diversos tipos de doenças. Embora seu nome científico seja Mentha spicata, a hortelã é conhecida popularmente como Hortelãzinho, hortelã de panela ou hortelã de cheiro. Continue lendo que o site Horta Jardim & Cia vai apresentar tudo sobre essa planta!

Condições climáticas favoráveis da hortelã

A hortelã é um tipo de planta que gosta de climas temperados ou mais amenos. Neste caso, você precisa deixar o ambiente em que será cultivado a hortelã em uma temperatura que varia entre 15° a 25°C.

Devido ser uma planta que se desenvolveu em um local com uma temperatura mais amena, é muito comum encontrar a hortelã à beira de rios ou em matas. Além disso, essa planta não suporta ventos fortes, geadas e temperaturas que ultrapassam os 30°C.

A boa notícia é que o clima do Brasil é ideal para cultivar essa planta em casa. Independente da época do ano é possível você poderá ter ela ao seu alcance, para isso, siga as orientações a seguir.

Preparo do solo e substrato ideal

Antes de cultivar a hortelã, é indispensável saber como deve ser o solo. Essa planta gosta de solos bem adubados, ricos em matéria orgânica e que seja bem drenado.

A hortelã prefere solos bem drenados, ou seja, que não acumule água. É importante ressaltar que o solo não pode ser muito arenoso, pois as raízes precisam de um solo firme para se fixarem.
Sendo assim, a cada um mês é preciso fazer adubações com substratos que tenham pelo menos potássio e fósforo.

Germinação de sementes e transplante de mudas de hortelã

A hortelã pode ser cultivado de duas maneiras, por meio de mudas de galhos e por meio de sementes. Caso opte plantar por meio de sementes, saiba que as sementes demoram entre 10 a 15 dias para germinarem.

Entretanto, esse tempo de germinação pode variar de acordo com as condições climáticas, os nutrientes do solo e rega, por exemplo. Mas, para que a planta se desenvolva mais rápido, é possível semear em bandejas e somente quando germinar passar para o local definitivo.

cultivar hortelã

Saiba os truques para cultivar hortelã: veja como fazer para ter sucesso. Foto: Canva PRO

Em quanto tempo colher

Assim como o tempo de germinação da semente pode variar de acordo com os cuidados que você tiver, o tempo de colheita também não é exato. Mas, de modo geral, a época certa de colher para consumir é quando a hortelã alcança uma altura de 20 a 30 cm.

Assim como, você deve colher na época de floração, pois nesse período o aroma e o sabor são mais intensos. Em relação ao modo de colher a hortelão, pode ser feito de duas maneiras.

A primeira e mais simples, é retirar somente as folhas dos galhos. A segunda maneira é usar uma tesoura que esteja esterilizada para cortar alguns galhos.

[maxbutton id="1"]

Como regar

Como você pôde ler acima, a hortelã é uma planta que gosta da umidade. Sendo assim, você deve manter o solo sempre úmido, porém, nunca encharcado, pois pode acabar apodrecendo a raiz.

Dessa forma, durante o verão, a hortelã deve ser regada todos os dias de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Isso porque, o solo está frio e vai reter mais a umidade. Mas, caso plante em um vaso, os vasos autoirrigável são uma ótima opção.

Como podar hortelã

A poda é um processo que faz parte dos cuidados com a hortelã. Por meio da poda é possível deixar a planta do tamanho que deseja, mais harmônica e estimular o seu crescimento.

Para realizar a poda da hortelão, tudo que você vai precisar é de uma tesoura de poda que esteja esterilizada. Lembrando que para esterilizar um objeto você pode estar usando álcool ou lavar com água sanitária.

Você deve podar os galhos que estiverem secos ou aqueles brotos que nascem em meio os galhos principais. Corte em torno de 5 cm dos brotos que estão começando a aparecer e deixe a planta do tamanho que deseja.

Adubação e troca de substrato da hortelã

A adubação deve ser feita a cada um mês ou quando a planta estiver florescendo, isto é, na metade da primavera até o final do verão. Caso tenha plantado a hortelã em um vaso, retire a planta e toda a terra de dentro.
Somente em seguida, misture junto com a terra um adubo que seja do tipo NPK, ou seja, que tenha Nitrogênio,

Fósforo e Potássio em sua composição. Além desse tipo de adubo, misture cerca de ⅓ de húmus de minhoca para ajudar na drenagem do solo.

Depois de ter feito a mistura do adubo e substratos, coloque uma camada de pedra brita no fundo do jarro, folhas secas de árvore e somente depois o adubo que você preparou.

Segredos para ter hortelã saudável

Embora pareça existir segredos para ter uma hortelã saudável, a verdade é que não existe. Ao seguir as dicas que foram ensinadas aqui é possível ter hortelãs saudáveis no jardim da sua casa.

Mas, para que eles se desenvolvam e fiquem ainda mais bonitos, é importante fazer a retirada de plantas invasoras. Se você tiver plantado a hortelã diretamente no chão é muito comum que apareçam outros tipos de plantas que vão acabar sugando os nutrientes do solo, por isso retire-as.

Principais pragas e como evitar

Assim como qualquer tipo de planta, as pragas e doenças também atacam a hortelã. Quando essa planta não é exposta ao sol em torno de 3 horas diariamente, é comum surgirem ácaros e cochonilhas que a deixam com pontos brancos.

Para acabar com esse tipo de praga o mais indicado é aplicar um inseticida no pé da hortelã. Além dessas pragas, a ferrugem da hortelã são manchas que costumam aparecer no caule dessa planta que tem um tom de marrom escuro.

Devido ser causado por um tipo de fungo, é recomendado aplicar um fungicida que tenha em sua composição o composto químico clorotalonil. O clorotalonil é um tipo de produto que tem o poder de eliminar o fungo em específico que causa as manchas na hortelã.

Categorizado em:

Horta,