Sumário

A alface tem origem da Europa Mediterrânea. Um fato curioso sobre essa planta é que ela é consumida desde o ano 500 a.C., como também pode ser chamada de alface lisa ou crespa, por exemplo, sendo do tipo anual ou bienal. Portanto, continue lendo que o site Horta Jardim & Cia vai lhe apresentar tudo sobre a alface.

Condições climáticas favoráveis da alface

Devido à alface ser uma planta de origem europeia, é uma planta que prefere temperaturas mais amenas. Então, quando for plantar é importante que a região esteja entre os seguintes climas: continental, equatorial, mediterrâneo, subtropical, temperado ou tropical.

De acordo com os climas citados acima, fica nítido porque o cultivo de alface é possível no Brasil. Logo, para que se desenvolva de forma saudável é preciso que fique em um ambiente em que a temperatura varie entre 15° a 25°C.

Embora goste de temperaturas mais amenas, não suporta geadas e o sol intenso. Sendo assim, deixe exposta ao sol pleno pelo menos 5 horas diariamente, de preferência até as 9 horas e depois das 16h30.

Preparo do solo e substrato ideal

Antes de realizar o plantio da semente da alface é preciso preparar o solo para que a planta consiga se desenvolver de forma saudável. A raiz da alface é fina e sensível, isso faz com que essa planta necessita de um solo fofo e que tenha um ótimo sistema de drenagem, ou seja, que não acumule água.

Para que o solo fique nas condições adequadas é indicado misturar junto com a terra húmus de minhoca, pois ajuda na drenagem. Além disso, o substrato que não pode faltar durante o cultivo da alface é o nitrogênio e que o solo tenha um pH que varia entre 6 a 6,6.

Além disso, é recomendado que se faça o processo de preparo do solo pelo menos uma semana antes de semear a alface. Ao fazer esse processo, você garante que o solo não esteja com o adubo muito forte.

Veja também: Capim limão ou erva cidreira: entenda as diferenças e cuidados exigidos

Germinação de sementes e transplante de mudas da alface

Alface

Alface – Imagem: Pixabay

Estando com o solo preparado, chegou a hora de plantar a alface. Mas, antes de mais nada, saiba que a alface deve ser plantada de preferência em um canteiro ou diretamente no chão, isso porque é um tipo de hortaliça que ocupa muito espaço.

Dessa forma, faça covas no chão que tenham uma profundidade de pelo menos 1 cm, a uma distância de 20 a 30 cm uma da outra e em seguida, semeie a alface. Essa primeira fase do plantio pode ser feita em bandejas.

Caso opte por plantar em bandejas, quando a alface alcançar cerca de 10 cm de altura, é hora de realizar o transplante, isto é, mudar para o local definitivo. Lembrando que esse processo deve ser feito nos meses da primavera ou do outono, pois são épocas em que o solo está mais úmido.

[maxbutton id="1"]

Em quanto tempo colher

Tendo feito o preparo do solo da forma certa e cuidado da temperatura, a alface estará pronta para colher em torno de 60 dias após o plantio. Vale ressaltar que a colheita da alface não pode ultrapassar esse tempo, pois as folhas tendem a ficarem duras e amargas.

A forma correta de colher a alface é junto com a raiz e nunca folha por folha. Então, use uma pazinha fazendo uma pressão de baixo para cima de forma que solte a raiz do solo.

Como regar

A alface é um tipo de planta que devido ter uma raiz mais rasa precisa ser regada com mais frequência. Dessa maneira, durante o verão regue todos os dias e deixe a maior parte do tempo na sombra ou na meia-sombra para que não escalde a raiz.

Em épocas de chuva, regue apenas nos dias em que não chover. Porém, nunca deixe a planta sem regar por mais de 24 horas. O importante é que o solo sempre fique úmido e não encharcado, para saber basta usar um palito de madeira e mexer a terra, caso ele fique úmido é porque o solo está adequado.

Como podar alface

A poda faz parte do cultivo da alface, sendo indispensável, pois tem como objetivo fazer com que a planta cresça mais rápido e aumente de tamanho. Para podar a alface é preciso esterilizar a tesoura para não contaminar a planta com bactérias.

Estando com a ferramenta em mãos, corte as folhas que estejam doentes ou murchas. Sempre elimine as folhas das camadas externas e nunca as de dentro da planta. Faça a poda quando a planta estiver com 30 dias de plantio.

Adubação e troca de substrato da alface

Assim como adubar antes do plantio é fundamental, fazer a troca do substrato é indispensável. Sendo assim, após 20 dias de ter realizado o transplante da alface faça uma aplicação de adubo no solo em que receberá a planta.

Esse solo deve conter nitrogênio, potássio e fósforo. Fertilizantes granulares como o 10-10-10 (N-P-K) ou misturas de 5-5-5 (N-P-K), podem ser aplicados sobre o solo envolta da alface.

Segredos para ter alface bonita

A verdade é que não existem segredos para ter alface bonita. Ao fazer o básico como cuidar do solo, da quantidade de água, da luminosidade e da poda, é possível ter um cultivo saudável de alface.

Mas, antes de realizar o plantio é recomendado consultar um agrônomo para fazer um estudo do solo. Somente esse profissional, conseguirá saber quais nutrientes que o solo necessita.

Principais pragas e como evitar

Assim como qualquer tipo de planta, existem pragas que podem atacar a alface e acabar prejudicando. Os pulgões e as lesmas são as pragas que mais atacam essa hortaliça, mas é possível prevenir. Para evitar que os pulgões danifiquem a planta pode se fazer o uso de agrotóxicos caseiros ou químicos.

Já para combater as lesmas, é indicado plantar a alface em vasos ou em canteiros, de modo que fique longe do chão, ou ainda, o uso de telas. Além de que, existem produtos químicos que podem ser usados para eliminar as lesmas.

Categorizado em:

Horta,