Para manter o seu jardim sempre bonito é necessário muito zelo e dedicação, as plantas podem adoecer e sofrer ataques indesejados de pragas que podem danificar todo o quintal. Aliás, muitas delas podem passar despercebidas e quando sua presença for notada, pode ser tarde demais. Portanto, confira aqui, no Horta, Jardim & Cia, as 8 principais pragas que destroem o jardim e como combatê-las.
Pragas que destroem o jardim
A manutenção do um belo jardim requer muitos cuidados. Aliás, não basta apenas regar eventualmente e adubar de tempos em tempo. É necessário uma vistoria completa, sempre que possível. O objetivo e identificar pragas que podem comprometer o desenvolvimento das plantas e afetar sua saúde. Hoje vamos orientar sonre as principais pragas que destroem o jardim, como reconhecer e liminar.
Cochonilha é uma das principais pragas que destroem o jardim
É uma das pragas mais comuns do jardim e geralmente aparece quando falta cálcio na adubação. O cálcio é um macronutriente presente nas adubações convencionais e quando há falta as plantas sinalizam atraindo cochonilhas. Em geral são insetos sugadores que se alojam nas hastes e nas folhas.
Então, para combater, utilize inseticidas caseiros ou predadores naturais. Outra opção é o uso de qualquer tipo de óleo que forme uma película na carapaça do inseto.
Leia mais: Conheça a planta que parece com costela de adão e tenha no seu jardim
Pulgão é uma das pragas que destroem o jardim e sinaliza excesso de nitrogênio
O pulgão aparece nas áreas mais macias das plantas, como botões e pétalas, a presença da praga indica excesso de nitrogênio. Vivem em colônias nos brotos e folhas novas, secretam uma substância açucarada que propicia a fumagina, uma doença fúngica.
É um inseto oportunista que se reproduz muito rápido, então para combater é necessário o uso de inseticidas caseiros como o preparo de calda caseira como sabão de coco, cebola, pimenta, folha de mamão, alho e tomate batido com o mínimo de água.
Lesmas, caracóis e caramujos
Esses moluscos são pragas que destroem jardim, que possuem hábitos noturnos e costumam aparecer quando há excesso de umidade e alta concentração de água.
Além disso, durante o período da manhã ficam escondidos embaixo de pedras, folhas caídas e vasos. Uma das formas de identificação é através do rastro deixado por eles.
Então, para combatê-los o ideal é utilizar uma bandeja de cerveja, refrigerante ou suco e incluir o sal na mistura.
Lagartas
As lagartas são pragas que destroem o jardim mais frequentes em dias quentes, e costumam atacar plantas com carência de boro, um nutriente que a planta precisa em pequenas quantidades e a sua deficiência deixa as folhas e membranas celulares mais moles.
Enfim, para identificar rapidamente a lagarta no jardim, é só observar a borda das folhas, se apresentam marcas de mastigação.
Uma forma de repelir esse tipo de insetos é o uso de plantas como o cravo-de-defunto, e impedem que as pragas cheguem.
Formigas cortadeiras
As formigas cortadeiras são de fácil identificação, pois ela proporciona sinais no jardim com folhas cortadas de forma geométrica. Sua presença indica que o solo está compactado e sem oxigenação. Por isso, mantenha o solo arejado e reforce a adubação com molibdênio, que vem em quantidades mínimas nos adubos.
Então, para combater, utilize inseticida natural, terra diatomácea, predadores naturais e plantas que podem afastar insetos.
Trips ou Lacerdinha, insetos minúsculos mas são pragas que destroem o jardim
A trips é uma das pragas que destroem o jardim, é um inseto minúsculo de corpo fino e alongado com dois pares de asas franjadas, com poucas movimentações durante os dias mais quentes, voando próximos das plantas.
Eles sugam a seiva, causando a deformação das folhas e brotos. Sua coloração é avermelhada e os sinais de folhas atacadas apresentam pequenas manchas escuras.
O controle é feito com inseticidas caseiros e predadores e plantas naturais afastam os insetos.
Mosca branca
A mosca branca é um inseto pequeno de coloração branca e amarelo-pálido. É um inseto que prefere climas mais secos e causa danos que enfraquecem as plantas, depositando toxinas que causam um crescimento desuniforme.
Além disso, essa praga também secreta uma substância açucarada e permite o desenvolvimento de fumagina, que impede a fotossíntese nas plantas.
O controle é feito com o uso de inseticidas caseiros, predadores naturais e plantas que afastam os insetos.
Cigarrinha
A cigarrinha é um inseto sugador que, em algumas espécies, possui o último par de pernas do tipo saltatório. Os insetos jovens ou adultos, sugam a seiva da planta e algumas espécies secretam espumas que protegem as formas mais jovens.
As folhas que são atacadas pela cigarrinha ficam enroladas, com manchas marrom e quebradiças na borda.
Então, o controle é feito com inseticidas, predadores naturais e através da catação manual.
Quais os cuidados com o jardim e evitar as pragas que destroem jardim
Conheça algumas dicas para proteger os jardins e cuidar das suas plantas:
- Mantenha a terra e os vasos limpos
O primeiro passo para afastar as pragas é realizar a limpeza da terra e dos vasos, como a retirada de folhas velhas, plantas mortas, que podem ser muito atrativas para as pragas.
Além disso, esses resíduos deixam a água parada e o solo muito úmido, ideal para pragas indesejadas.
- Faça uma barreira física
Está tendo problemas com pragas no seu jardim? Então uma boa pedida é a criação de barreiras físicas, que são obstáculos que impedem que a praga chegue até a planta, entre os métodos mais utilizados é utilizar uma tela sobre o jardim, protegendo as pragas.
- Plante plantas repelentes
Algumas plantas são repelentes de pragas que destroem jardim. Entre as espécies que podem ser plantadas estão: alecrim, erva-doce, citronela, arruda, manjericão, coentro e hortelã.
Continue a leitura: Quer cultivar Pitaya na sua casa? Veja um passo a passo simples e prático