Sumário

Já pensou em dar um up no seu jardim com adubo com casca de batata? Essa é a dica de hoje do Horta, Jardim & Cia. Alguns resíduos de alimento podem ser usados como fertilizantes naturais. O benefício desse tipo de procedimento, além de deixar as plantas mais fortes e saudáveis. Também é muito econômico e também ajuda a preservar o meio ambiente. 

As cascas de batata, por exemplo, são ricas em vários nutrientes e fazem muito bem para as folhas da planta. Elas também podem ser utilizadas para proteger flores e talos contra lesões provocadas por insetos e pragas. Além disso, ajudam a manter a umidade do solo para as raízes. Outro uso da casca é para adubos, pois são ricas em potássio, fósforo e vitamina C.

Sendo assim veja neste artigo para que ele serve e quais os erros que se deve evitar ao utilizar esse adubo natural. Confira!

A casca de batata é uma boa opção de adubo para as plantas?

As cascas de batata quando preparada de forma correta, resulta em um produto rico em nutrientes que realiza a correção do solo. Elas criam um ambiente com um pouco de acidez que podem ser um problema para algumas plantas. 

Ela é composta de amido, que estimula o crescimento e dá energia para as plantas. No entanto, é essencial para as colheitas durante a época de crescimento. Além de uma ferramenta para o controle de pragas, atuando como isca, atraindo e facilitando a coleta. 

Os resíduos da casca de batata emitem calor o que pode ser suficiente para o desenvolvimento das plantas. Também possui glicose, que contribui para  a produção de proteínas e energia durante o inverno. Na casca de batata também é possível encontrar sais minerais que ajudam no sistema imune das plantas.

Na casca de batata também encontra-se  o potássio, esse elemento interfere no teor de açúcar presente na cana-de-açúcar e nas frutas. Também é possível encontrar cálcio que é fundamental para o desenvolvimento das raízes das plantas e quando há carência, provoca irregularidades no crescimento e queda das flores. Além disso, o ferro também presente no adubo, atua como catalisador no transporte de oxigênio e na produção de clorofila. 

Na composição do adubo de casca de batata, o fósforo é essencial para o metabolismo das plantas e tem um papel importante na respiração e fotossíntese, a deficiência afeta no crescimento e desenvolvimento das raízes. 

Leia também: Como fazer a orquídea dar flor? Aprenda os truques  

Qual a indicação para adubo com casca de batata?

Adubo com casca de batata.

Adubo com casca de batata. Foto: Canva PRO

É um adubo muito indicado para frutíferas como groselhas, framboesas, morangos e melão, bem como plantas comuns em jardins. 

Entretanto há algumas limitações, para plantas como tomates, pimentões, batatas e berinjelas, não se deve utilizar esse adubo, pois são plantas propensas a doenças como sarna preta e requeima que podem estar presente na solução do adubo.

[maxbutton id="1"]

Além disso, o adubo com casca de batata apresenta mal cheiro, devido ao processo de decomposição. Também é um processo de liberação de nutrientes mais lento e maior custo de aplicação e transporte em relação aos fertilizantes minerais e nem sempre a proporção dos nutrientes atende as necessidades das plantas.  

Se atente também a frequência de adubação, a média de aplicação é a cada dois ou três meses para plantas com flores e de 3 a 4 meses para plantas com folhas. 

O resultado é a produção de vegetais e frutas com sabor muito mais acentuado, como acontece com os morangos e framboesas, sem deixar qualquer tipo de resíduo químico e também reduzindo a quantidade de lixo.

Como preparar adubo com casca de batata?

Uma das formas de adubo orgânico é o líquido. Para preparar o fertilizante,junte cerca de 1 kg de casca de batata para dois litros de água e bata em um liquidificador por cerca de 3 a 5 minutos. coe a mistura e coloque esse suco em um regador para regar as plantas. Outra forma é misturar as cascas de batata no solo do canteiro do jardim.

Outro método é através da compostagem, onde se utilizam composteiras com furos de drenagem no fundo. Adicione as cascas da batata e cubra com terra e vá criando camadas de casca e terra. Esse composto irá fermentar e se transformar no adubo rico em nutrientes essenciais para o crescimento das plantas fortes e saudáveis.

Prepare hoje mesmo

E aí já pensou em fazer adubo com casca de batata e ter plantas mais bonitas e saudáveis? A casca de batata é rica em nutrientes, e pode ser aplicada tanto na forma líquida, triturando com água, ou na composteira, onde após a fermentação pode ser aplicado direto no solo. 

Mas é preciso ter cuidado na hora de aplicar, pois não é em qualquer planta que o adubo é recomendado, pois podem transportar doenças prejudiciais para as suas plantas.  

E se esse conteúdo foi útil, compartilhe em suas redes sociais!

Continue a leitura: Pimenta-calabresa: faça a colheita do seu próprio pé em casa

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje, aqui no News Cotidiano, vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!