Sumário

Cultivar por galho ou estaquia, é uma técnica muito popular na jardinagem para produzir mudas a partir de partes da planta como: galhos, raízes e folhas de plantas desenvolvidas. É uma prática simples que consiste no corte de uma parte da planta base ou planta-mãe e enraizar em água e assim crescer e desenvolver. Cultivo por galhos, isso que vamos abordar hoje, aqui no Horta, Jardim & Cia

A estaca é uma parte viva extraída da planta, e tem como objetivo de enxertar para o seu desenvolvimento. As plantas cultivadas a partir de estacas são clones exatos da planta base e você está plantando, diferente das plantas cultivadas com sementes em que não vai surgir uma planta saudável. 

Veja abaixo como realizar o cultivo por galhos e quais as plantas que pegam fácil neste método. Acompanhe!

Como realizar o cultivo por galhos?

Para realizar o cultivo por galhos, corte com uma tesoura afiada, logo abaixo de um nó, onde uma folha encontra o caule. É muito importante desinfetar a tesoura ou a faca utilizada e prevenir contra contaminação de bactérias e fungos.

Também é importante tirar o excesso de folhas, deixando apenas duas folhas na estaca. Embora uma planta precise de folhas para a produção de energia, ter muitas folhas gera um esforço que dificulta a formação de novas raízes.

O tempo para enraizar depende de várias espécies e costumam ser em média de 7 a 15 dias. Por exemplo, quanto mais lenhoso for o sistema vegetativo, como o alecrim, menor o enraizamento. Plantas que possuem o caule macio e com o sistema vegetativo mais mole e suculento, enraízam mais rapidamente.

Enfim, as plantas que se reproduzem neste método, apresentam uma fase jovem curta e produzem flores e frutos muito mais rápido, em relação à reprodução por semente.

Leia mais: Adubo com casca de batata: saiba para que ele serve e os erros que você deve evitar ao utilizar

Qual a vantagem de usar cultivo por galhos?

As vantagens das estacas é facilitar a multiplicação e facilitar a propagação das melhores plantas, conservando as características. Além disso, as plantas são clones da planta mãe e trazendo características importantes. 

Todas as plantas podem ser reproduzidas assim?

Nem todas as plantas podem ser reproduzidas por estaquia, cada planta possui um método diferente mais adequado para a propagação. Algumas espécies são mais fáceis de se multiplicar e reproduzir facilmente. Veja abaixo 5 plantas que realizam cultivo por galhos e como realizar esse processo.

5 Plantas cultivadas por galhos

Veja abaixo algumas plantas  cultivadas por galhos:

1. Rosas

As rosas são plantas que pegam fácil no  cultivo por galhos, para realizar o método, corte um galho jovem na espessura de 25 centímetros e plante no local escolhido. Não se esqueça de regar bem as estacas para facilitar o enraizamento.

[maxbutton id="1"]

2. Hortênsia

As hortênsias também se multiplicam por estacas, por isso corte estacas com 10 cm de tamanho com 6 a 8 folhas. Também é importante realizar o desbaste e retirar as duas folhas perto do nó e também cortar metade das folhas para reduzir a perda de água por evaporação. Umedeça a parte desbastada e para facilitar  o processo de enraizamento, utilize um enraizador líquido ou pó. 

3. Gerânio

Os gerânios são multiplicados por estaquia, por isso faça estacas de 15 a 20 centímetros. No entanto, para enraizar mais rápido, deixe a planta mãe por pelo menos 1 semana sem regar. Depois regue e espere 12 horas para retirar as estacas e assim irão enraizar facilmente.

4. Espada de São Jorge

Espada de São Jorge

Espada de São Jorge – Reprodução Canva

Para realizar a estaquia da Espada de são Jorge, corte folhas com 4 a 7 centímetros e produza uma grande quantidade de plantas. Cabe salientar que este método não produz plantas que são cópias, neste caso são necessário retirar pedaços do rizoma.

5. Begônia

Para reproduzir begônias com estaquia é através de uma única folha. Faça cortes nas veias proeminentes na parte debaixo da folha e coloque-a deitada em uma mistura de musgo de turfa com areia fina. Coloque galhos sobre essa folha e mantenha em um lugar quente e iluminado.

Outras plantas que podem ser cultivadas por estacas são: lavanda, tomilho, confrei, melissa, azevinho, orégano, hortelã, salsinha, manjericão, entre outros. 

Quais os cuidados com o cultivo por galhos?

Para fazer mudas de planta utilizando estaquias  é necessário ter alguns cuidados durante  o método de estaquia, como por exemplo:

  • Utilize plantas esterilizadas de qualidade e em bom estado de conservação
  • Opte por adubos adequados e que ajude no enraizamento
  • Não exponha as plantas diretamente na luz solar e mantenha em um ambiente fresco
  • Mantenha o substrato úmido  para  o melhor desenvolvimento
  • O momento ideal para cultivar plantas é na primavera e no outono, quando em temperaturas mais amenas

Enfim, se você gostou de saber como realizar o cultivo por galhos e quais plantas se desenvolvem rápido. E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Continue a leitura: Pragas que destroem o jardim: conheça 8 tipos e saiba como eliminar