Sumário

Saber como fazer enxertia de pitanga é muito importante, principalmente para quem gosta dessa fruta. Para isso, o Horta Jardim & Cia apresenta dicas de como fazer e informações adicionais para ter frutos saborosos em casa. Confira!

Aprenda a como fazer enxertia de pitanga

Antes de mais nada, saiba que enxertia é uma técnica usada para multiplicar plantas, onde é unido duas plantas da mesma espécie ou família. Dessa forma, essa técnica pode ser usada para unir plantas ornamentais e frutas desde que sejam compatíveis.

Algumas das vantagens da enxertia é ajudar as plantas a adquirirem mais resistência às variações climáticas, como seca, excesso de água, solos demasiado ácidos ou alcalinos, por exemplo. Então, para ter essa fruta fresquinha em casa, é necessário saber como fazer enxertia de pitanga.

É muito comum as pessoas ficarem em dúvida na hora de fazer a enxertia, afinal existem várias maneiras de fazer, sendo elas: enxertia de encosto, de casca, borbulha e fenda. Mas, independente de qual você escolher, todos esses tipos funcionam para a pitanga.

Fazendo a enxertia de pitanga

Embora todos os tipos de enxertia deem certo para o cultivo da pitanga, a do tipo borbulha é a mais utilizada. Para realizar essa técnica é importante retirar de outra árvore frutífera que seja de uma pitangueira um fragmento possuindo um gomo da planta, também chamado de garfo ou externo.

Em seguida, separe esse garfo e com o auxílio de um estilete esterilizado faça um corte no formato de um “T” no tronco da árvore. Lembrando que essa árvore precisa ser de uma pitangueira, caso contrário não vai dar certo devido não serem compatíveis, ou seja, da mesma espécie ou família.

Por último, pegue o garfo que foi reservado e coloque na abertura que foi feita no tronco da árvore. Para ajudar no processo de cicatrização da planta, pegue uma faixa de tecido e amarre.

Aprenda a como fazer enxertia de pitanga

Aprenda a como fazer enxertia de pitanga – Imagem: Canva Pro

Quando posso fazer a enxertia?

Agora que você já sabe como fazer enxertia de pitanga, é indispensável entender quando se pode fazer essa técnica. Devido ser um método para a frutificação é recomendado fazer no período da primavera, pois é quando essa fruta começa a florar, sendo que começa no final de março e termina no final de junho.

Porém, é preciso ficar atento a dois fatores para que sua pitangueira flore. Os ramos os quais serão utilizados para fazer a enxertia devem ter nascido no ano anterior e precisam ter sido colhidos por volta do mês de fevereiro.

Além disso, ao serem colhidos é recomendado que sejam guardados no frigorífico ou em lugar fresco para serem conservados por mais tempo até a data da enxertia.

Colheita da pitanga

Em relação à colheita da pitanga, quando é realizado o método de enxertia ela produz em menos tempo. De modo geral, uma pitangueira demora cerca de dois anos para dar frutos, sendo que o primeiro ciclo de floração acontece no mês de agosto.

[maxbutton id="1"]

Entretanto, por meio da técnica de enxertia é possível ter frutos no quintal de casa em até um ano. Sendo que ela costuma dar frutos duas vezes no ano, entre o mês de março e abril, e a segunda floração em outubro.

A pitanga atinge seu ponto de colheita quando está com um tom vermelho por fora e seu sabor fica entre um doce e azedo. Vale ressaltar que o tempo de frutificação pode variar de acordo com fatores externos, como adubação, irrigação e luminosidade, por exemplo.

Clima e irrigação

Para ter frutas saudáveis e saborosas essa planta gosta de climas subtropicais e tropicais, logo o Brasil possui um clima adequado para o cultivo dessa fruta. Uma das características do clima do Brasil é devido ser quente e úmido, sendo dois tipos de clima que as pitangas se adaptam com facilidade. Embora tenha uma certa resistência à seca e a ventos fortes, é um tipo de planta que não resiste a geadas.

Já em relação à irrigação, é uma planta que gosta de bastante água. Por isso, principalmente no verão ou nas épocas de pouca chuva na sua região, regue diariamente, de preferência no final da tarde e no início da manhã, isso faz com que ela conserve a umidade e absorva melhor a água.

Como usar a pitanga?

Tendo aprendido a como fazer enxertia de pitanga e colhido, é preciso saber como usar essa fruta. Rica em vitamina C, a pitanga é muito usada para fazer sucos e geleias, mas também é usada para sorvete e até mesmo produtos de beleza.

Além do fruto, as folhas da pitangueira podem ser usadas para fazer chá medicinal que ajuda a combater dores de barriga. Depois de conferir todas essas informações, não perca mais tempo e faça hoje mesmo a sua enxertia e tenha frutos fresquinhos na sua casa.

Categorizado em:

Dicas,