Sumário

Se você está buscando uma planta fácil de cuidar e ótima para decoração, a peperômia é uma ótima escolha para sua casa e nesta matéria, aqui no Horta, Jardim e Cia, vamos falar tudo que você precisa saber sobre essa linda planta. Primeiramente, precisamos deixar claro que a peperômia representa um gênero de plantas e não apenas uma única espécie. O nome faz referência a várias espécies que, juntas, formam esse gênero que é repleto de diversas plantas lindas.

Peperômia 

Todavia, como você sabe o que é uma peperômia? O aspecto mais conhecido dessa planta é a folha gordinha, pequena e redonda. A peperômia possui uma folhagem verde escura. Em alguns casos, mas também pode apresentar tons mais claros em outras e até com listras semelhantes à melancia.

A espécie mais conhecida no Brasil é a peperômia variegatta, cultivada em ambientes internos com seu efeito pendente e folhas com tamanho reduzido em formato de coração. Com bordas mais claras ao redor das folhinhas, essa espécie é nativa das Américas e, por causa disso, sua presença é constante em nosso país.

Portanto, se você é apaixonado por essa planta. Veja abaixo as dicas para cultivar e cuidar bem dessa plantinha que demanda uma série de cuidados. Apesar de ser bastante resistente.

Condições climáticas favoráveis para o cultivo de peperômia

Como foi dito acima, o gênero peperômia é nativo das Américas por isso, está bem-adaptado ao nosso clima mais quente durante o verão e mais frio durante o inverno.
Portanto, a condição climática ideal para cultivar peperômia é o nosso clima que varia entre 18 e 30°C, na maioria das vezes. A luminosidade, porém, não deve ser excessiva, visto que a exposição solar direta não é tolerável pela planta.
Portanto, o cultivo indoor é uma boa pedida para essa planta que prefere um cantinho iluminado com boa ventilação para ter um desenvolvimento saudável.
Essa característica é o que torna a peperômia uma planta de meia-sombra ou luz difusa. Visto que a única exceção à regra é a peperômia variegatta que possui folhas mais claras. Portanto, precisam de uma quantidade maior de luminosidade.

Leia mais: Helicônia Papagaio: aprenda os segredos para o cultivo dar certo

Solo ideal para o cultivo de peperômia

A peperômia não é uma planta exigente quanto ao solo. Portanto, basta que seja enriquecido com matéria orgânica para que ela se desenvolva de forma plena e saudável. Ela adere rapidamente à terra fértil. Portanto, use restos de vegetais, húmus de minhoca e cascas de ovos para criar um solo mais rico que melhore o desenvolvimento da peperômia.

Peperômia - Reprodução Canva

Peperômia – Reprodução Canva

Germinação da peperômia

A peperômia é uma planta que germina rapidamente quando cultivada por sementes. O mais indicado é fazer o seu plantio por estaquia. Ou seja, pelo uso do galho retirado da planta mãe saudável, independentemente do tipo escolhido.

Afinal, para fazer mudas pequenas, basta você remover a planta do vaso e retirar o excesso de terra para verificar se ela apresenta touceiras que possam se destacar entre as demais. Então, é só fazer o transplante para o vaso preparado com solo fértil e manter os cuidados rotineiros que essa planta precisa para se desenvolver de forma saudável.

Para o cultivo da peperômia variegatta, o processo pode se tornar um pouco diferente, visto que ela planta só consegue ser reproduzida por estacas. Ou seja, você precisa retirar um ramo e replantar em outro recipiente de forma isolada, pois assim ele crescerá saudável.

Como regar a folhagem

Quando se trata de irrigação, a peperômia detesta o excesso de umidade. Portanto, nunca exagere nas regas dessa planta. Visto que o solo encharcado é fatal para seu crescimento. A água acumulada nas raízes pode acabar comprometendo o sistema radicular e causando o apodrecimento da planta a partir do subsolo. Por isso, caso você comece a notar que sua peperômia está com folhas despencando. Saiba que esse é um sinal de terra muito encharcada.

[maxbutton id="1"]

Desse modo, saiba que é preciso remover a planta do vaso e substituir o substrato como um todo. Levando a planta para outro recipiente já preparado com uma terra mais seca e com boa capacidade de drenagem que garante o escoamento rápido da água.

Além disso, caso você ainda tenha dúvidas sobre quando é o momento certo para regar sua peperômia, saiba que a melhor forma é o exame de toque no solo. Ou seja, fure à terra com o dedo e, se notar que ainda está úmida. Aguarde um pouco antes de regar novamente.

No entanto, caso note que está completamente seco, faça a rega rapidamente até ela ficar úmida novamente e uma dica importante é que os ramos absorvem a água individualmente. Portanto, a rega deve ser feita de modo uniforme e não no centro do vaso, como sempre acontece.

Leia mais: Conheça a planta que parece com costela de adão e tenha no seu jardim

Como podar peperômia

A peperômia é um gênero de planta que não necessita de poda para crescer saudável. Caso você note que ela está com folhas amareladas, remova apenas essas partes mortas e doentes da planta. Visto que podem sugar os nutrientes que poderiam ser usados para o desenvolvimento dos ramos saudáveis.

Adubação ideal para peperômia

Como foi dito no tópico do solo, a peperômia não é muito exigente quanto à qualidade da terra em que está cultivada. Todavia, oferecer nutrientes é sempre uma boa ideia quando se trata do cultivo de plantas.

Nesse sentido, o indicado é criar um cronograma de adubação a cada dois meses para sua peperômia. Nesse intervalo, você deve usar matéria orgânica como húmus de minhoca ou adubo industrializado com fórmula NPK 10-10-10.

Pragas e doenças comuns e como evitar

Uma boa notícia para quem deseja cultivar peperômia é que essa planta não atrai muitas pragas como os pulgões e cochonilhas, insetos que dão muito trabalho aos jardineiros.
No entanto, o aparecimento de fungos que deixa suas folhas amareladas pode acontecer quando você rega demais sua planta.
Portanto, para evitar que isso aconteça. Siga nossas dicas mencionadas no tópico da rega ideal e troque o substrato para resolver esse problema, caso esteja acontecendo.
Viu como é fácil cultivar peperômia? Então, mãos à terra!

Continue a leitura: Lírio da Paz; descubra os segredos para belas flores brancas

Categorizado em:

Jardim,