Sumário

Nativo de regiões tropicais do continente americano desde o norte do México até o Sul do Brasil. O Lírio da paz é encontrado de forma abundante nas Ilhas do mar do Caribe. Sendo assim, confira, hoje no Horta, Jardim & Cia, um guia completo sobre o lírio da paz.

No continente europeu, o lírio da paz aparece de forma mais tímida. Visto que apenas três espécies foram registradas na Europa até hoje. Em áreas do Oceano Pacífico, essa planta também é rara de ser encontrada.

Lírio da Paz; beleza única em várias espécies

Saiba que existem 36 espécies diferentes de Lírio da paz que podem ser encontradas no mundo. Se você mora no Brasil, saiba que essa planta adora o nosso clima e ter essa espécie em casa é um bom sinal.

Afinal, por ser conhecida como uma planta capaz de filtrar o ar. O Lírio da paz é um símbolo de paz mundial. E confere pureza para qualquer ambiente em que está sendo cultivado. Por isso, se você deseja ter uma planta ornamental carregada de simbolismo e poderes inerentes á espécie. Veja abaixo como cultivar essa plantinha da forma correta:

Clima e temperatura ideal para cultivar lírio da paz

Nativa de áreas tropicais do globo, ele é capaz de tolerar clima quente encontrado do México até o Brasil. Portanto, a temperatura média adequada para cultivar essa planta fica em torno de 18 e 32°C. Porém em incidência direta de luz solar.

Afinal, as brácteas, pétalas brancas que cobrem a flor que, na verdade, é a espiga que acompanha o centro da planta. São muito frágeis a exposição solar pode queimar essa parte essencial rapidamente, levando à morte dela.

Portanto, a luz solar indireta é o mais adequado para cultivar lírio da paz de forma saudável. Ou seja, manter o vaso perto de uma janela do lado de dentro da casa é uma ótima ideia para cultivar ela de forma inteligente.

Preparação do solo com substrato ideal para lírio da paz

Lírio da paz

Lírio da paz – Reprodução Canva

O solo adequado para cultiva-la é aquele em que a planta tenha uma boa capacidade de drenagem. Visto que essa espécie não tolera o excesso de umidade. Sendo que suas raízes são sensíveis e isso pode causar a morte prematura do vegetal.

Nesse sentido, podemos dizer que o lírio da paz deve ser cultivado em um vaso com uma camada inferior de drenagem feita com perlita, pedra ou argila expandida com uma manta de bidim fazendo a separação entre essa camada e o substrato.

Para preparar o substrato ideal deve usar terra vegetal, areia grossa e húmus de minhoca ou qualquer outro composto orgânico que seja voltado para a produção de flores. Ou seja, com bastante fósforo em sua composição.

Germinação

O lírio da paz cresce conforme o espaço reservado para seu desenvolvimento. Portanto, os projetos de paisagismo apreciam muito essa planta. Visto que, além da beleza o cultivo pode ser feito em vasos ou em vasos grande. Seja em áreas internas, seja em áreas externas.

[maxbutton id="1"]

A germinação dependerá dos cuidados que a planta recebe e do método de plantio que foi utilizado. Ou seja, as sementes levam mais tempo para se desenvolver do que o cultivo de touceiras, por exemplo.

Nesse sentido, enquanto as sementes levam em torno de 15 dias para germinar, as touceiras de lírio da paz usadas como mudas começam a se desenvolver em apenas uma semana.

Como regar

A rega adequada para cultivar lírio da paz de forma saudável é abundante. Portanto, três vezes na semana é importante fazer a irrigação do solo para que essa planta se mantenha de forma saudável.

No verão, quando as temperaturas brasileiras registram níveis mais altos, a rega deve acontecer com maior constância. Visto que o solo tende a ficar seco mais rápido. Uma dica para saber quando regar lírio da paz é fazer identificação do solo para analisar a falta ou excesso de água.

Para isso, coloque o dedo na terra e se ele sair sujo, saiba que o solo ainda está úmido na parte subterrânea. Por isso, a rega pode esperar um pouco.

Se notar que o dedo saiu limpo, saiba que o subsolo já está seco e a rega deve acontecer imediatamente, mas evite fazer empoçamento no vaso. Pois, muitos pensam que a rega ideal é aquela em que a água transborda sobre o recipiente, mas isso é altamente prejudicial para sua planta.

Como podar

A poda não é um cuidado essencial para o lírio da paz, visto que essa planta apresenta apenas uma floração durante sua vida toda. Quando isso acontece, você precisa começar o cultivo dessa espécie novamente a partir do zero. Raramente, o lírio da paz florescerá novamente depois de sua vida útil ter acabado. Portanto, pode dispensar a poda para que essa planta cresça de forma saudável.

Adubação ideal

As flores do lírio da paz são bastante características, pois apresentam um formato de espiga com uma folha desenvolvida ao longo dos anos para protegê-las que são chamadas de brácteas. Portanto, caso note que seu lírio da paz não está apresentando um bom desenvolvimento.

Saiba que a adubação pode estar sendo insuficiente para que essa planta cresça de forma saudável. Nesse sentido, aposte em adubos orgânicos como húmus de minhoca e o adubo bokashi também é uma ótima opção para melhorar as condições do solo para que seu lírio da paz comece a produzir aquela linda e exuberante flor que todos já conhecem.

Segredos para o lírio da paz produzir mais flores

Um dos segredos para ela produzir mais flores está na adubação que, a partir do momento que oferece as condições ideais para o desenvolvimento da planta, ela tende a crescer e se desenvolver de forma saudável.

Principais pragas e como evitar

As principais pragas que atacam o lírio da paz são os fungos que são atraídos para o excesso de umidade do solo, portanto, corrija as regas para evitar que esses micro-organismos continuem atacando as raízes dessas lindas plantas.

Categorizado em:

Jardim,