Sumário

Tendo origem do Peru, uma das maiores curiosidades sobre a pimenta dedo-de-moça é que ajuda a prevenir o colesterol e a diabete. Embora seu nome científico seja Capsicum baccatum, é conhecida popularmente como pimenta dedo-de-moça ou pimenta-aji. Sendo uma planta do tipo perene, continue lendo que o site Horta Jardim & Cia apresenta tudo sobre essa planta.

Condições climáticas favoráveis da pimenta dedo-de-moça

A pimenta dedo-de-moça é uma planta que pode ser plantada durante todo o ano, de preferência em épocas em que a temperatura é mais alta. Afinal, essa planta germina melhor durante o calor.

A temperatura ideal do solo para a germinação da pimenta dedo-de-moça é entre 21° a 30°C. Sendo que a média mínima que essa planta suporta é de 18°C. Além disso, temperaturas acima de 35°C essa planta não suporte e pode chegar a morrer.

Devido ser uma planta que gosta do calor, precisa de cerca de 6 horas de sol diariamente para que possa se desenvolver de forma saudável. Entretanto, você não deve deixar pegar o sol das 9 horas até as 15 horas, pois os raios ultravioletas desse período são prejudiciais.

Preparo do solo e substrato ideal

Em relação ao preparo do solo, precisa ter um pH que varia entre 5,5 a 7, ou seja, que não seja ácido demais. Caso você queira plantar a pimenta dedo-de-moça diretamente no chão, é preciso fazer uma oração que de uma profundidade de 30 cm.

Após a aração, o solo deve ser nivelado e por fim, é incorporado ao solo o calcário. Agora, se você for plantar em um vaso, é preciso misturar 70% de terra e 30% de matéria orgânica. Sendo que o adubo dela para essa planta é o húmus de minhoca e o esterco.

Germinação de sementes e transplante de mudas de pimenta dedo-de-moça

Pimenta dedo-de-moça

Pimenta dedo-de-moça – Imagem: Pixabay

Tendo preparado o solo, chegou a hora de semear pimenta dedo-de-moça. Estando com as sementes em mão, faça covas que tenham cerca de 1 cm de profundidade e semeie cerca de 5 sementes e depois cubra com uma camada de terra.

Quando as mudas da pimenta dedo-de-moça atingem cerca de 10 cm, ou seja, quando ela estiver com 4 a 6 folhas você deve fazer o transplante. O transplante é uma etapa que faz parte do cultivo de uma planta, onde as mudas são mudadas para o seu local definitivo.

Em quanto tempo dá pimenta

Contanto a partir da data do plantio em cerca de 50 dias as pimentas já estão maduras e prontas para serem consumidas. Entretanto, vale lembrar que só é possível colher dentro desse tempo quando a pimenta é plantada durante a primavera ou no verão.

Para fazer a colheita é simples. Basta que com cuidado você puxe a pimenta do galho onde está. Para que você tenha certeza que as pimentas estão no ponto de ser colhidas, você deve verificar se elas estão vermelhas e possuem em torno de 4 cm de comprimento.

Como regar

Mas, para que você consiga ter pimentas fresquinhas, é preciso ter certo cuidado em relação à irrigação. Embora seja uma planta tolerante ao calor, saiba que você precisa regar todos os dias, principalmente durante o verão.

[maxbutton id="1"]

A verdade é que pimenta dedo-de-moça é uma planta que gosta de um solo úmido e bem drenado. Então, para que isso seja possível é preciso regar todos os dias. Porém, em dias de chuva, não é necessário regar.

Para que você saiba quando regar o seu pé de pimenta, use um palito de madeira para mexer a terra ou o dedo. Caso sinta a umidade da terra com o dedo, não é preciso regar.

Como podar pimenta dedo-de-moça

Assim como qualquer tipo de planta, a pimenta dedo-de-moça também precisa ser podada. Sendo assim, essa planta deve ser podada apenas quando atingir cerca de 30 cm de altura.

Como a poda serve para estimular o crescimento da planta, você deve podar antes de começar a primavera ou o verão. Isso porque é nessa época que elas começam a florescer e caso você pode, pode acabar cortando as flores.

Portanto, corte sempre os galhos mais velhos. Começando pela parte debaixo da planta e depois podando os que estejam destoando, ou seja, que estejam deixando a planta menos harmônica.

Adubação e troca de substrato da pimenta dedo-de-moça

Em relação à adubação do solo, é preciso fazer cerca de 3 meses antes de plantar as sementes da pimenta dedo-de-moça. Quando você faz esse processo, a terra tem tempo suficiente para absorver todos os nutrientes do adubo.

Além disso, é preciso fazer a cada 30 a 45 dias a troca do substrato da pimenta dedo-de-moça. Caso você tenha plantado em um vaso, será necessário retirar toda a terra e colocar uma nova com o adubo NPK.

Agora, se você tiver plantado diretamente no chão, polvilhe por volta da planta e em seguida regue. Sempre que for fazer a troca de adubo do chão, dê preferência por fazer pela manhã, para que você possa aproveitar a irrigação.

Segredos para dar mais pimenta

Quando se planta um pé de pimenta dedo-de-moça em casa o que mais se quer é ter muitas pimentas ao longo de todo o ano. Mesmo que essa planta floresça apenas entre a primavera e o verão, você deve usar o adubo do tipo NPK 10-10-10, isto é, que possui três partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio.

Assim como, você deve ter cuidado com a irrigação, a quantidade de luminosidade que essa planta recebe e com a poda. Se você seguir todas as dicas que foram apresentas aqui, você terá mais pimentas saudáveis.

Principais pragas e como evitar

Os pulgões são pequenos insetos que gostam de se alimentar da seiva da pimenta dedo-de-moça. Caso você veja algum pulgão no plantio, você não deve fazer o uso de inseticidas, pois pode acabar contaminando a planta e não eliminar o inseto.

Nesse caso, o que você deve fazer é usar uma tela para proteger o pé de pimenta. Outra praga muito comum é as lagartas, para eliminar elas você pode está usando inseticidas apropriados.

Categorizado em:

Horta,