Sumário

Entender como cultivar nove horas é muito importante, principalmente quando se aprecia esse tipo de flor. Pensando nisso, o Horta Jardim & Cia mostra como plantar e cuidar dessa planta para que ela cresça saudável e bonita no seu jardim.

Aprenda a como cultivar nove horas

Essa planta recebe esse nome devido abrir às nove horas da manhã. Pertence à família das suculentas, seu nome científico Portulaca Grandiflora, sendo que é uma planta nativa da América do Sul, logo é muito fácil encontrá-la em todo o Brasil.

Mas, para ter essa planta no jardim da sua casa, é necessário saber como cultivar nove horas. Embora seja uma planta rasteira, ela pode chegar a medir até 20 cm de altura, onde suas flores brotam nas pontas.

Outra característica marcante dessa planta é o fato de suas flores se fecharem quando o sol se põe. Para que isso seja possível, é preciso saber fazer o plantio, cuidar do solo e da rega. Veja a seguir com mais detalhes como cuidar das suas onze horas.

Plantio

Antes de plantar a nove horas é importante saber que essa planta não é perene, ou seja, ela possui um ciclo de vida que dura em torno de 12 meses. Sendo assim, a cada um ano é preciso replantar essa planta.

É um tipo de planta que se adapta melhor ao chão, devido ser nativa de beira de rios, mas é possível plantá-la em vasos. Caso opte por plantar em um vaso, escolha o maior possível, não precisa ser muito fundo, mas precisa ser largo, logo dê preferência pelos que tem um formato redondo.

O plantio pode ser feito de duas formas, por meio de sementes e por meio de mudas. Caso escolha as sementes, semeie a uma distância de 5 cm cada uma e a uma profundidade de apenas 1 cm. Já na forma de mudas, é preciso escolher um local em que não corra o risco de ninguém pisar sobre.

Ainda sobre o plantio, é preciso preparar o solo antes. Para isso, misture partes iguais de areia. A areia é indispensável, pois ajuda a reter a umidade e drenar a água. Além disso, sempre adube o solo com adubos apropriados para essa planta.

Aprenda a como cultivar nove horas

Aprenda a como cultivar nove horas – Imagem: Canva Pro

Luz e temperatura

Como cultivar nove horas não é algo difícil, pelo contrário, é super simples. Como já citado acima, a nove horas é um tipo de planta que gosta de sol, afinal, somente com o sol que suas flores abrem. Então, diferente dos outros tipos de planta, essa pode ficar o dia todo no sol.

Devido ser uma planta que precisa de luz solar direta, durante o inverno, em épocas de pouco sol o crescimento dessa planta acaba sendo mais lento. Entretanto, fique tranquilo, pois as flores nascem normalmente e abrem no mesmo horário todos os dias.

Em relação à temperatura, é um tipo de planta que se adapta melhor a temperaturas que variam entre 19°C a 30°C. Vale lembrar que se você plantou a nove horas em um vaso, é preciso expô-lá a pelo menos 2 horas de sol por dia.

[maxbutton id="1"]

Rega

Outro ponto muito importante em aprender sobre o cultivo dessa planta é em relação a rega. Muitas pessoas acabam matando essa planta devido regarem demais, apesar de ser uma planta de beira de rio e que goste da umidade, quando ela fica encharcada sua raiz apodrece e se torna um local propício para a proliferação de pragas, como o mofo.

Assim sendo, fique atento às mudanças da planta. Caso em suas folhas começam a aparecer manchas brancas é porque a umidade está demais, mas em alguns casos é possível o surgimento de fungos devido receber pouco sol.

Dessa forma, regue apenas uma vez no dia durante o verão, sempre pela parte da manhã, para que a área possa absorver melhor a água. Já em épocas de chuva, regue um dia sim e outro não, isso quando não estiver chovendo todos os dias.

Floração

Tendo aprendido como cultivar nove horas saiba como ocorre a floração desta planta, uma vez que ela não é uma planta perene. Dessa maneira, após o plantio das sementes em até 15 dias há a germinação, após esse período é preciso esperar mais um mês para que a base cresça.

Somente depois de cerca de três meses após ter realizado o plantio que as flores nasceram. A vantagem dessa planta é que suas flores duram por mais tempo, então, ao longo de cerca de nove meses a partir de quando começou a florir, terá flores todos os dias.

Depois de todas essas dicas de como cultivar a nove horas, você está preparado para ter essa planta em casa. Seguindo tudo que foi ensinado ao longo deste texto é possível ter nove horas bonitas no seu jardim.

Categorizado em:

Jardim,