Sumário

Saber quando regar pimenteira é fundamental quando se aprecia essa planta e pretende plantar. Para isso, o site Horta Jardim & Cia apresenta dicas de quando regar e informações adicionais de como cuidar dessa planta e ter bons resultados. Veja a seguir!

Descubra quando regar pimenteira

A pimenta é uma fruta que pertence à família Solanaceae. Apesar de não parecer, a pimenta pode sim ser benéfica para a saúde humana, desde que seja usada na quantidade certa, logo é uma fruta rica em vitamina C que ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue.

Para ter essa planta em casa ao seu alcance, é necessário saber quando regar pimenteira. De acordo com alguns estudos, a pimenta também ajuda na parte circulatória e no tratamento de condições inflamatórias do corpo.

Porém, assim como todo tipo de planta é preciso ter certos cuidados além da rega para que ela se desenvolva de forma saudável. Portanto, continue lendo esse texto e confira informações de como plantar, qual é o clima que essa planta mais gosta e como deve ser o solo.

Plantio da pimenta

Primeiramente, saiba que existe uma variedade de pimenta, então, antes de plantar escolha o tipo de pimenta que mais lhe agrada. De modo geral, o sabor das pimentas varia, sendo algumas com aroma e sabor mais suave enquanto outras são mais apimentadas e com um cheiro mais forte.

Estando com a semente da pimenta em mãos, escolha se vai plantar no chão ou no vaso. Semeie as sementes a uma distância de pelo menos 5 cm uma das outras e cubra com cerca de 0,5 cm de terra. Lembrando que ao colocar muita terra dificulta que a semente germine e cresça, pois a terra vai pesar sobre a pimenta.

Tendo plantado, a germinação da semente demora entre 6 a 20 dias. Tudo vai depender das condições climáticas, de como está a adubagem do solo, a espécie da pimenta, a quantidade de água e a luminosidade.

Descubra quando regar pimenteira

Descubra quando regar pimenteira – Imagem: Canva Pro

Clima

Para saber quando regar pimenteira, entenda de qual clima essa fruta gosta. Essa planta pode ser cultivada durante todo o ano desde que o clima da região seja do tipo tropical ou subtropical, logo é um tipo de planta perene e que precisa pegar luz do sol durante o dia.

Sendo assim, a temperatura ideal para a pimenteira é entre 20 e 30°C, logo não é recomendado que essa planta seja exposta ao sol das 10 horas da manhã até as 15 horas da tarde. Isso porque o sol desse horário possui uma maior incidência de raios ultravioletas e pode queimar a planta devido à alta temperatura.

Por fim, a pimenteira é uma planta que gosta de temperaturas mais elevadas, então em dias de muita chuva e geadas, a planta tende a murchar e até mesmo morrer. Essas características fazem com que seja uma ótima opção para se plantar em vasos.

Solo

Além de deixar o pé de pimenteira nas condições climáticas adequadas, não se esqueça de cuidar do solo. Antes de mais nada, saiba que o solo precisa ser bem drenado, ou seja, ao regar a planta a água precisa escorrer de forma que não fique encharcado.

[maxbutton id="1"]

Outro ponto muito importante é que o solo precisa ser composto por um adubo natural, isto é, quanto mais minerais, como o potássio, ferro e estrume de animais tiver, melhor será. Mas, caso você perceba que o solo está pobre em nutrientes para a pimenteira se desenvolver, compre farinha de osso em lojas especializadas em jardinagem.

Ao usar esse tipo de adubo, a planta crescerá mais saudável e conseguirá florar na época certa. Sendo que um pé de pimenta em geral demora entre 90 a 120 dias para as pimentas estarem prontas para serem colhidas.

Rega

Agora que você já sabe tudo sobre como cultivar essa planta, descubra como regar pimenteira para que ela não morra. Para começar, os melhores horários para regar são no início da manhã e final da tarde, devido a baixa temperatura do solo e da água não afetar a raiz da planta.

Em relação à quantidade de água, deve-se verificar como está a umidade do solo. Para isso, com o dedo ou com um palito, mexa a terra e veja se está seca ou úmida. Vale lembrar que o solo não pode ficar encharcado caso contrário a raiz apodrece.

Como usar a pimenta

A pimenta é muito usada no preparo de alimentos, mas tudo vai depender do tipo da pimenta. Normalmente, as pimentas que possuem um sabor mais leve, como a dedo-de-moça, biquinho e pimenta do reino, são usadas no preparo de doces.

Enquanto que as pimentas com um sabor mais marcante, como pimenta-de-cheiro e cumari, são colocadas em pratos salgados. Independente do tipo da pimenta, vale a pena ter um pé de pimenteira em casa.

Categorizado em:

Horta,