Sumário

Hoje, no Horta, Jardim e Cia, vamos falar sobre a lanterninha-chinesa, uma planta que encanta até mesmo quem não entende nada de jardim. Afinal, sua estrutura semelhante àquelas lanternas avermelhadas e amareladas encontradas no país asiático conferem uma decoração incrível para seu jardim.

Lanterninha Chinesa 

O nome científico da lanterninha chinesa é Abutilon striatum. Todavia, também é conhecida como campainha em algumas regiões do Brasil, onde essa planta encontrou uma moradia saudável para se estabelecer também.

Aliás, esse belo arbusto que pertence ao gênero abulotion e à família malvaceae é uma planta nativa da América do Sul e possui ciclo de vida perene. Além disso, a planta pode atingir até 3 metros de altura na natureza e quando seu cultivo é feito em casa. Seja em vasos, seja diretamente no solo, a planta pode chegar até 2 metros de altura. Incrível, não é mesmo?

Ficou interessado em cultivar lanterninha-chinesa em sua casa? Então, acompanhe todas as nossas dicas de cultivo para acertar de primeira em seu jardim.

Melhor clima para cultivar lanterninha chinesa

A lanterninha-chinesa é uma planta amante do clima frio ou ameno. Portanto, os sulistas brasileiros são os que possuem mais chances para que essa planta se desenvolva de forma saudável.

Nesse sentido, se você mora nas regiões mais quentes do Brasil. Saiba que é mais difícil manter essa planta em condições ideais de temperatura para que tenha um crescimento esperado dela.
Pois, apesar de ser nativa da América do Sul, a lanterninha-chinesa é mais encontrada nos países vizinhos. Onde a temperatura média é mais baixa do que aqui, como Argentina e Chile, por exemplo.

Ademais, caso queira cultivar essa planta no Brasil, em regiões mais quentes, mantenha o vaso dessa planta em áreas com sombras e faça o uso do ar condicionado para refrigerar um pouco mais o ambiente.

No entanto, apesar de ser amante de climas mais amenos e frios, a luminosidade é importante para seu crescimento. Portanto, ofereça luz solar, mesmo que indireta para cultivar essa planta de forma adequada.

Se possível, mantenha o vaso sob o sol da manhã. Visto que a temperatura mais amena fará com que essa planta tenha uma boa condição de vida nesse horário. Afinal, a temperatura média para a lanterninha-chinesa deve estar entre 11 e 26°C, no máximo. Ou seja, bem distante da realidade brasileira, não é mesmo?

Leia mais: Tudo sobre a Hera: trepadeira delicada e cheia de beleza

Substrato ideal para cultivar lanterninha-chinesa

Conheça Lanterninha-chinesa - Reprodução Canva

Conheça Lanterninha-chinesa – Reprodução Canva

A lanterninha-chinesa demanda um substrato rico em matéria orgânica. Além de uma boa capacidade para drenar a água. Portanto, saiba que essa planta precisa de alguns nutrientes encontrados em resíduos alimentares que descartamos todos os dias no lixo da cozinha.

[maxbutton id="1"]

Portanto, a partir de hoje, comece a armazenar talos de vegetais, cascas de banana, borra de café e ossos de galinha que, quando são triturados. Geram uma farinha de ossos que é um ótimo adubo para essas plantinhas.

A montagem do solo deve ser feita da seguinte forma: uma parte de areia grossa, uma parte de terra comum de jardinagem e uma parte de areia para cada parte de composto orgânico e folhas secas para incrementar ainda mais a fertilização do solo.

Nesse sentido, siga as outras recomendações abaixo e tenha as condições ideais para cultivar lanterninha-chinesa com qualidade em sua casa. Confira!

Germinação da lanterninha-chinesa

A germinação da lanterninha-chinesa acontece de maneira veloz e a sua propagação se dá por estaquia. Ou seja, pelo uso de partes dos ramos dessa planta.

Então, escolha partes dos galhos que sejam mais saudáveis e use enraizador para fazer o plantio ainda no inverno.

Dessa forma, a planta estará pronta para o transplante em apenas alguns meses e logo começará a produzir suas lindas flores que levam o nome e a aparência incrível de uma lanterninha-chinesa.

Em quanto tempo a lanterninha-chinesa dá flores?

As flores pendentes da lanterninha-chinesa apresentam o formato de sinos estriados com marcas vermelhas e amarelas.

Essa beleza incrível se dá todos os anos. Sobretudo nos meses da primavera e verão. Todavia, ainda podem ser vistas em outras épocas. Conforme as condições de clima e temperatura da região em que está sendo cultivada.

Como são frequentes as aparições de pássaros, essa planta tem uma boa capacidade de propagação. Por causa disso, seu jardim logo ficará repleto de lanterninha-chinesa.

Leia também: Saiba como fazer enxertia de bougainville e tenha flores lindas no jardim

Como regar lanterninha-chinesa

A lanterninha-chinesa aprecia um solo com uma boa umidade. Portanto, a rega deve ocorrer duas vezes na semana para que ele se mantenha em condições ideais para o cultivo dessa planta.

Além disso, os dias mais quentes demandam ainda mais água e os dias mais frios. O contrário disso, visto que o solo também precisa ter uma boa capacidade de drenagem que, no inverno, é reduzida devido à baixa evaporação da planta.

Como podar lanterninha-chinesa

A poda não é necessária para essa planta, mas caso note que alguns galhos e folhas estão mostrando problemas de formação como amarelar e ter desgaste excessivo. Saiba que é preciso fazer a remoção deles para que os nutrientes sejam aproveitados de forma mais consistente pela planta.

Adubação ideal para lanterninha-chinesa

Assim como o uso de matéria orgânica, a lanterninha-chinesa também pode ser adubada com fórmula NPK 4-14-8 e a diluição desse composto é a seguinte: 10 colheres do adubo para cada substrato preparado da forma que mencionamos logo acima.

Segredos para lanterninha-chinesa produzir mais flores

Se você seguiu todas as recomendações, mas ainda não vê resultados em sua lanterninha-chinesa. Saiba que um dos segredos para que essa planta produza mais flores é a condução dessa planta de forma correta. Afinal, como se trata de uma trepadeira, o uso de treliças e outras estruturas que ofereçam apoio para seu crescimento são essenciais.

Principais pragas e como evitar em sua lanterninha-chinesa

As pragas mais comuns que atacam a lanterninha-chinesa são os pulgões e as cochonilhas. Todavia, os fungos também podem ser um problema que afeta as raízes dessa planta.

Todos os problemas, no entanto, podem ser evitados com os cuidados corretos com a rega e a adubação dessa planta. Visto que o excesso ou a falta são ruins para a lanterninha-chinesa.

Portanto, corrija seguindo nossas dicas e tenha um bom resultado contra as pragas.

Leia mais: Veja como cultivar Flor-de-cera para sua pendente colorir sua casa rapidamente

Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!

Categorizado em:

Jardim,