Saber como fazer enxertia de bougainville é indispensável, principalmente quando se quer ter essa planta dentro de casa ou no jardim. Pensando nisso, o site Horta Jardim & Cia mostrará como é feito o cultivo dessa planta e como manter as flores lindas. Continue lendo para saber com mais detalhes!
Aprenda a como fazer enxertia de bougainville
Popularmente conhecida como bougainville, primavera ou três marias, essa planta encanta muitas pessoas que são apaixonadas por jardinagem. O nome científico dessa planta é Bougainvillea spetabilis L., é um tipo de planta trepadeira que geralmente pode ser encontrada em jardins, canteiros e áreas sociais, comerciais ou residenciais.
Entretanto, para ter essa linda planta em casa é preciso saber como fazer enxertia de bougainville. Embora pareça ser uma planta fácil de ser cultivada, é preciso ter certos cuidados com o solo e a irrigação.
Embora seja uma planta que pode atingir até cerca de 5 metros de altura, seu crescimento é lento. Sendo assim, é preciso saber como fazer a enxertia para que se desenvolva com mais rapidez e floresça.
Fazendo a enxertia da bougainville
A enxertia é uma técnica muito usada por pessoas que cultivam plantas, isso porque ajuda as plantas a crescerem com mais rapidez. Existem vários tipos de enxertia, mas o tipo que melhor funciona para a bougainville é a enxertia por encostia.
Para realizar a enxertia é preciso ter em mãos um estilete ou faca esterilizada. Para isso, lave o objeto com água sanitária ou passe álcool 70%. Em seguida, pegue dois galhos e corte entre 5 a 7 centímetros na vertical de cada um.
Depois, una as partes que foram cortadas e com uma tira de barbante amarre os dois talos da planta. É preciso proteger com um plástico filme ou uma fita isolante para que não contamine com fungos. Em relação ao tempo para retirar esse curativo pode variar, mas normalmente pode tirar quando perceber que na região onde houve a enxertia está ficando inchado.
Solo
Embora a enxertia seja uma técnica que ajuda no desenvolvimento mais rápido da bougainville, é preciso ter certos cuidados com o solo. Após ter escolhido o local em que será plantada verifique como está o solo. Lembrando que a bougainville pode ser plantada tanto diretamente no chão quanto em vasos.
Essa planta gosta de solos bem drenados, ou seja, o acúmulo de água pode acabar apodrecendo a raiz. Outro ponto muito importante é em relação ao pH do solo que deve ser sempre mais para ácido, que deve ficar entre 5,5 a 6,0.
Caso o pH do solo não esteja balanceado, basta adicionar cal, para aumentar o pH, ou enxofre, para diminuir. Não se esqueça de acrescentar os compostos naturais para que a terra fique fértil.
Clima
Poucas pessoas sabem, mas essa planta é nativa da América do Sul, sendo muito comum encontrar na Amazônia ou em países em que o clima é do tipo tropical ou temperado. Dessa maneira, a bougainville é uma planta que gosta de climas mais quentes, logo não precisa ser regada todos os dias, apenas uma vez na semana.
A temperatura ideal para que ela seja cultivada e se desenvolva de forma saudável é entre os 18°C a 38°C. Durante o inverno, o recomendado é que seja colocada dentro de casa, isso quando está em um vaso, pois o vento gelado pode ressecar as folhas. Além de que, durante o inverno ela não floresce, apenas em épocas do ano que são mais quentes.
Onde plantar?
Como foi citado no início deste artigo, essa planta é do tipo trepadeira, o que faz com que precise de bastante espaço para se crescer. Assim sendo, o mais indicado é plantar a bougainville diretamente no solo, perto de um muro ou grade, para que ela possa ter um apoio enquanto cresce.
Mas, se você deseja ter essa planta dentro de casa, saiba que é possível plantá-la em um vaso. Nesse caso, sempre coloque em um vaso grande para que a raiz não fique com pouco espaço, para o apoio, busque criar uma estrutura. Para isso, use pedaços de madeira, ou deixe o vaso perto de uma varanda ou do muro.
Poda
Por fim, devido ser uma planta que pode chegar a medir até cerca de 5 a 6 metros de altura, é preciso podar. A poda é algo muito importante, principalmente se você for plantar em um vaso para ficar dentro de casa.
A poda também ajuda a bougainville a florir, então é preciso podar pelo menos a cada 4 meses. O recomendado é começar retirando as folhas e galhos secos, algo que pode ser feito durante todo o ano.
Em seguida, corte as pontas dos galhos um pouco após a última bifurcação, sendo que deve ser feito esse tipo de poda apenas durante a primavera para estimular o florescimento.