Sumário

Conheça o guia completo sobre o cultivo de girassol, hoje no  Horta, jardim e Cia. Helianthus annuus ou Girassol, como a maioria das pessoas conhece. É uma planta reconhecida no mundo inteiro por suas grandes flores amarelas que acompanham o movimento do sol durante o dia.

O nome em latim annuus faz referência ao fato dessa planta ter produção anual. Ou seja, que floresce no verão e se mantém pelo ano inteiro sem morrer. E retoma sua força total nos dias mais quentes do ano seguinte novamente.

Suas lindas e grandes flores chamam a atenção em qualquer lugar e uma boa notícia a respeito do girassol é que não precisa ser um especialista em jardinagem para cultivar essa plantinha em casa. Como veremos a seguir em nosso guia completo sobre o cultivo de girassol.

Local e clima ideal para cultivar girassol

O girassol pode ser cultivado diretamente no solo ou em vasos. Todavia, cada método leva uma série de cuidados essenciais para que essa flor cresça de forma saudável e nos agracie com sua beleza incrível.

Em vasos, o tamanho da abertura deve ser de 30 a 40 cm de diâmetro. Nesse caso, o melhor seria fazer o plantio por mudas em um ambiente ensolarado com clima quente.
No solo, o plantio deve ser feito em espaços maiores e é importante analisar a capacidade de escoamento da terra que será usada para o cultivo. Visto que as raízes dessa planta são longas e podem apodrecer facilmente se forem plantadas em solo alagado.

Preparo do solo para o cultivo de girassol

cultivo de girassol - Reprodução Canvacultivo de girassol - Reprodução Canvacultivo de girassol - Reprodução Canvacultivo de girassol - Reprodução Canva

cultivo de girassol – Reprodução Canva

Primeiramente, você precisa criar uma camada de drenagem no vaso para cultivar girassol. Visto que essa planta precisa de uma boa capacidade de escoamento para se desenvolver.

Então, adicione cascalho no fundo do recipiente para facilitar essa capacidade e preencha o restante do vaso com terra. Caso tenha escolhido o solo para o cultivo. Verifique se ele absorve rapidamente a água depois que você molha e adicione bastante composto orgânico antes de fazer o plantio, como veremos logo a seguir.

Plantio e germinação do girassol

Logo após preparar o solo, a pessoa que deseja cultivar girassol deve adquirir as sementes de uma das variedades da planta em uma loja de jardinagem. Visto que existem diversos tamanhos de girassóis que podem ser cultivados.

As variedades menores, chamadas anãs, alcançam menos de 30 cm de altura, enquanto as gigantes chegam a medir até 4,5 metros de altura.

Para melhorar o desenvolvimento e a germinação, molhe um papel toalha e embrulhe as sementes ainda com casca e deixe dentro de um saco plástico durante dois dias descansando.
Depois disso, as sementes vão começar a germinar e estarão prontas para o cultivo no vaso ou solo, como preferir.

Em quanto tempo o girassol dá flores?

Mantendo os cuidados que mencionamos logo abaixo, o girassol apresenta flores rapidamente. Portanto, é difícil especificar um prazo correto para que essa planta floresça. Visto que isso dependerá também das condições de vida que o jardineiro oferece para a planta.

[maxbutton id="1"]

Em alguns casos, o girassol leva apenas 3 meses para florescer, mas os cuidados devem ser mantidos à risca para isso acontecer. Visto que ele produz sua primeira floração, isso tende a perdurar pelo ano inteiro.

Portanto, veja abaixo quais os cuidados necessários para que o girassol floresça mais rápido e apresente essa linda variedade amarela para embelezar seu jardim:

Como regar girassol

O solo para cultivar girassol deve permanecer úmido, mas nunca encharcado. Portanto, se você notar que a capacidade de drenagem da terra está bem eficiente, mantenha uma irrigação constante para deixar à terra sempre molhada.

No entanto, quando as plantas já estão bem desenvolvidas, você pode diminuir a frequência. Visto que a própria chuva já auxilia bastante na irrigação dessas plantas majestosas.

Como podar girassol

A poda dos girassóis deve ser feita para retirar as flores mais fracas para dar espaço aos mais fortes saudáveis, mas isso só é importante quando você cultiva mais de uma espécie em um mesmo jardim.

Pois, quando há pouco espaço para cultivar girassol, essas plantas competem e isso é prejudicial para o desenvolvimento de cada uma delas, em particular.

Adubação do girassol

Os girassóis são plantas que crescem bem sem o uso de fertilizantes, mas é claro que um solo rico em matéria orgânica é sempre bem-vindo para o cultivo de qualquer planta, visto que essa condição oferece uma qualidade maior para a produção de flores mais bonitas e vistosas.

Portanto, aposte em um fertilizante balanceado e de liberação lenta que seja rico em nitrogênio como húmus de minhoca, por exemplo, já que, além de adubar, esses animais anelídeos ainda criam sulcos na terra para proporcionar mais espaço para o crescimento das raízes.

Segredo para produzir mais rápido

O girassol é uma planta que produz o ano todo, mas se você acelerará ainda mais o processo para notar o crescimento da flor-amarela imponente mais rápido, aposte em temperaturas mais elevadas para o cultivo da planta.

Afinal, o girassol cresce bem em temperaturas acima de 18 até 33°C, portanto, faça o plantio no início da primavera para que, no verão, essa planta apresente suas lindas flores em seu jardim.

Além disso, é importante manter o vaso longe de ventos e tempestades, visto que isso pode danificar o seu caule que é grande e pode quebrar facilmente nessas condições.

O crescimento das flores maiores pode fazer com que os girassóis fiquem pesados demais. Por isso, amarrar o caule em uma estaca de madeira para auxiliar na sustentação também é um dos segredos para ele ter um desenvolvimento mais saudável.

Pragas comuns e como evitar

O que mais afeta o girassol é o aparecimento de ervas daninhas, portanto, antes de fazer o cultivo dessa planta, retire quaisquer vegetais que possam competir espaço no solo com o girassol, visto que esse é um problema que leva a planta à morte.

Além disso, se você tiver problemas com pássaros, cubra o solo com uma rede para impossibilitar que eles consumam as sementes durante o cultivo.

Categorizado em:

Jardim,