Sumário

Esta é uma das espécies mais queridas das pessoas que cultivam flores em casa. Se você também gosta, veja agora mesmo o guia completo do cultivo da flor de maio, aqui no  Horta, Jardim & Cia. Afinal, essa é uma espécie muito amada pelos brasileiros e a boa notícia é que essa espécie é fácil de ser cultivada, como veremos logo abaixo.

Provavelmente, você já deve ter visto essa planta em floriculturas e supermercados, visto que ela é muito comum por aqui. Afinal, a flor de maio é uma planta nativa da Mata Atlântica, onde é encontrada principalmente na região sudeste brasileira.

Uma das características que marcam a flor de maio é a sua floração que acontece, obviamente, no mês de maio. Por isso, esse nome é dado para uma planta que, na verdade, é conhecida pela ciência como Schlumbergera truncata. Flor de maio é melhor, não é mesmo?

Do mesmo gênero dos cactáceos, porém com ramos suculentos e pendentes ao invés de espinhos. Essa planta apresenta cores que vão desde o branco até o vermelho e passam ainda por tonalidades de amarelo, laranja e rosa também.

As flores apresentam uma aparência mais rústica semelhante aos seus parentes espinhosos, mas sem apresentar espinhos. No entanto, suas flores são muito delicadas e, por causa disso, costumam chamar ela em algumas regiões brasileiras por outro nome: flor de seda.

Além de tudo que dissemos acima, a flor de maio atrai muitos polinizadores. Portanto, se você deseja ter beija-flores em seu jardim, saiba que precisa cultivar essa plantinha em sua casa.
Abaixo, falaremos sobre tudo que você precisa saber sobre o cultivo da flor de maio. Confira.

Flor de Maio: o que você precisa saber

Clima e temperatura ideal para cultivar flor de maio

Nativa da Mata Atlântica, a flor de maio já bem adaptada ao clima quente encontrado em nosso país tropical de altas temperaturas. Todavia não suporta o calor excessivo e nem o frio extremo.

Portanto, se você mora nas regiões mais frias do país, saiba que essa planta deverá cultiva-la em estufas durante os primeiros estágios de desenvolvimento até a primeira floração.

O contrário também demanda cuidados, pois caso note a temperatura subir acima dos 22°C na época da floração dessa planta, saiba que as folhas podem começar a murchar. Por isso, você precisa mudar a flor para um local mais ventilado da casa que seja protegido da luz solar.

Preparação do solo para cultivar flor de maio

cultivo da flor de maio - Reprodução Canva

cultivo da flor de maio – Reprodução Canva

A preparação do solo deve ser feita em um vaso com boa capacidade de drenagem e rico em matéria orgânica. Portanto, coloque carvão a argila expandida na parte inferior do recipiente e, na sequência, cubra essa camada com um pedaço de TNT ou manta de bidim para fazer a separação da terra que vem logo acima evitando, dessa forma, que ela seja escoada junto pelos furos inferiores do vaso.

Então, prepare o solo com uma parte de terá vegetal para cada parte de substrato enriquecido com fibra de coco. Tendo em vista que esse material potencializa mais ainda a capacidade da terra de drenagem.

[maxbutton id="1"]

Preencha o recipiente com essa mistura e deixe apenas alguns centímetros entre o nível do solo e a borda antes de fazer o plantio das mudas ou sementes, como preferir.

Germinação e transplante das mudas de flor de maio

A flor de maio é muito fácil de encontrar à venda em floriculturas pelo Brasil inteiro. Toda via se você deseja cultivar essa planta desde o plantio até a floração para perceber o poder que temos de criação, saiba que o cultivo por estaquia é o mais indicado para essa espécie.

Por isso, corte talos que tenham entre 8 e 10 centímetros e prepare o vaso com uma mistura de terra vegetal e substrato, já que, depois disso, é só plantar os talinhos e aguardar que o enraizamento aconteça depois de alguns dias.

Enquanto isso acontece, você deve manter o vaso em um local com boa luminosidade. Portanto, o parapeito de uma janela é uma ótima opção para você cultivar essa plantinha como decoração.

Em quanto tempo ela floresce?

A flor de maio leva algum tempo para sua primeira floração e os cuidados mencionados aqui são importantes para acelerar o processo. Todavia considerando o plantio no início da primavera, a floração deve acontecer no mês de maio do ano seguinte.

Mas, quando isso acontecer, evite tocar as flores da planta, visto que elas são sensíveis e podem murchar facilmente com um toque humano.

Na fase de floração, a planta torna-se mais resistente à seca. Portanto, tolera melhor um período sem regas e, após esse período, a flor de maio começa a apresentar folhas pálidas e murchas que começam a cair cm frequência.

Como regar flor de maio

Lembre-se que a flor de maio é uma planta de clima tropical úmido, ou seja, a Mata Atlântica confere essas condições de vida para o desenvolvimento dessa espécie.

No entanto, o solo encharcado não é bom para ela. Por isso, a rega deve acontecer duas vezes na semana, aumentando em dias mais quentes e reduzindo a irrigação em dias mais frios.

Adubação para flor de maio

O melhor momento para usar fertilizante no cultivo desta flor é no período pré floração dessa planta. Ou seja, antes de iniciar o outono.

Portanto, aposte em adubos orgânicos naturais como farinha de ossos e torta de mamona ou utilize o adubo NPK 8-8-8 e, depois da floração, reforce o uso novamente.

Segredos para flor de maio dar mais flores

Um dos segredos para flor de maio dar mais flores é a fertilização do solo que deve ser adequada e realizar no momento certo, como mencionamos acima.
Outro segredo para que a flor de maio produza muitas flores é oferecer o sol da manhã ou do fim de tarde para iluminar o vaso e manter ela dentro de casa perto de uma janela durante o resto do dia.

Pragas comuns e como evitar

A praga mais comum em flor de maio é o fungo e o mofo que o excesso de água nas raízes podem causar. Portanto, para evitar que essas pragas acabem com suas plantinhas, troque o substrato e corrija a irrigação rapidamente.

Categorizado em:

Jardim,