Sumário

Saber quando regar tulipas permite cultivar essa flor em casa sem prejudicá-la. Pensando nessa dúvida que muitas pessoas têm quando desejam cultivar essa planta, o Horta Jardim & Cia apresenta dicas de como regar e cuidados adicionais para ter bons resultados. Continue lendo e saiba com mais detalhes!

Descubra quando regar tulipas

A tulipa é uma espécie de flor que pertence à família das Liliaceae. É muito admirada pelos apreciadores de flores devido a sua diversidade de cores e o formato das suas folhas, sendo alongadas, oval e no formato de uma lança, além da flor que possui apenas seis pétalas.

Para ter essa flor em casa, é necessário saber quando regar tulipas, pois caso contrário pode acabar prejudicando a planta. Embora seja uma planta que gosta de temperaturas amenas, muitas pessoas acabam exagerando na rega, sendo um dos principais motivos que leva a perda da planta.

Entretanto, além de saber quando regar essa planta, é preciso entender como deve ser feito o plantio, quais condições climáticas essa planta gosta e como deve ser o solo para que a tulipa se desenvolva de forma saudável.

Plantio da tulipa

As tulipas podem ser plantas através de sementes e do bulbo, isto é, de uma muda. Caso escolha plantar por meio de sementes, é possível encontrar em lojas especializadas em produtos de jardinagem e agricultura, já a muda em viveiros.

Tendo escolhido a forma como quer plantar, saiba que a tulipa é um tipo de rosa que é recomendada plantar diretamente nos solos. Isso por causa da umidade do solo e da temperatura.

Caso opte por plantar no chão, tenha cuidado para deixar as mudas ou as sementes com uma distância de pelo menos 10 cm entre elas. Outra dica de plantio é plantar somente durante o outono, entre o final de março até o final de junho, pois nessa época do ano a temperatura é mais amena.

Clima

Descubra quando regar tulipas

Descubra quando regar tulipas – Imagem: Canva Pro

Antes de saber quando regar tulipas, a quantidade de vezes por dia, é indispensável saber sobre o clima que essa planta gosta. Essa planta gosta de temperaturas amenas e não se adapta ao sol, por causa dessa sua característica é um tipo de planta que é de difícil cultivo no Brasil.

Mas, fique tranquilo que é possível cultivar essa planta em solo brasileiro, para isso é preciso ter certos cuidados. Nesse caso, é recomendado plantar a tulipa em um vaso para que não receba a luz do sol diretamente apenas a claridade do sol, meia sombra.

Outra maneira de manter a temperatura amena em volta dessa planta quando plantada diretamente no chão, é cultivá-la debaixo de uma árvore e colocar gelo sobre a terra.

Solo

Além de estar em um local com temperatura adequada, o solo precisa ser rico em nutrientes para que a tulipa floresça no tempo certo. Na hora de plantar a semente ou o bulbo da tulipa, saiba que elas se desenvolvem em qualquer solo, claro que aqueles em que a terra é muito vermelha não possui tantos nutrientes para a planta. Sendo assim, dê preferência pelo solo que tenha terra orgânica, húmus de minhoca e lascas de pinus.

[maxbutton id="1"]

Porém, é muito importante adubar assim que os botões da tulipa brotarem. Use farinha de osso e cinza de madeira que pode ser encontrada para compra em lojas de jardinagem. Salpique cerca de 2 colheres de sopa as tulipas que estiverem em um vaso que meça 15 cm de largura.

Rega

Tendo aprendido tudo sobre essa planta, chegou a hora de saber quando regar tulipas. Como foi citado ao longo deste texto, a tulipa é uma planta que gosta de temperaturas amenas, logo é muito importante regá-la todos os dias.

Mas, é importante ficar atento à quantidade de água, pois o solo não pode ficar encharcado senão a raiz apodrece e também não pode ficar muito seco. Para saber se o solo está úmido na medida certa, com a ponta do dedo coloque dentro do solo a uma profundidade de 2 cm, você deve apenas sentir a terra úmida.

Para saber se a terra está muito seca, observe a superfície, normalmente o solo envolta da planta costuma apresentar rachaduras. Em épocas de chuva, é preciso fazer uma drenagem no solo para que não fique poças de água.

Significado de cada cor

Agora que você já sabe tudo sobre as tulipas, saiba que essa linda flor possui uma variedade de cores e cada uma tem um significado. De acordo com tradições culturais da Holanda, essa flor de modo geral representa o amor.

Ao total, existem seis cores de tulipas, sendo a tulipa vermelha que representa o amor verdadeiro e eterno: roxa, a tranquilidade, paz e o luxo; a cor amarela, luz do sol e prosperidade, já a tulipa branca significa o perdão, enquanto que a cor laranja significa a vitalidade e vigor e a cor negra a elegância e sofisticação.

Categorizado em:

Jardim,