Sumário

Entender quando regar dinheiro em penca é indispensável, ainda mais quando se aprecia plantas que sejam ornamentais. Pensando nisso, o blog Horta Jardim & Cia preparou dicas desde como deve ser feito o plantio até quando regar. Continue lendo e saiba com mais detalhes tudo sobre essa linda planta!

Aprenda quando regar dinheiro em penca

Conhecida popularmente como dinheiro em penca, dinheirinho, tostão e mosquitinho, a verdade é que seu nome científico é Callisia repens. Essa planta tem origem da América Central e América do Sul, logo é fácil de encontrar em território brasileiro.

Para ter essa planta saudável em seu jardim, é necessário saber quando regar a dinheiro em penca. Embora seja uma espécie que se adapta melhor a locais úmidos, é preciso ter cuidado com a rega, pois a água em excesso pode prejudicá-la.

Sendo assim, os cuidados para que essa planta se desenvolva de forma saudável começa plantando da forma certa. Em seguida, é fundamental saber como é a temperatura, a luminosidade, o solo e por fim, a rega. Confira!

Plantio do dinheiro em penca

O dinheiro em penca pode ser cultivado tanto diretamente no chão do jardim quanto em vasos. Lembrando apenas que caso opte plantar em um vaso é preciso escolher um vaso que tenha pelo menos cerca de 20 cm de diâmetro por 40 cm de altura.

Assim como outros tipos de plantas, a dinheiro em penca pode ser plantada em forma de sementes. Caso opte por essa opção, semeie cerca de 3 sementes a cada 5 cm de distância a uma profundidade de 1 cm. Depois, jogue um pouco de terra por cima das sementes, mas somente uma camada de no máximo 1 cm para não pesar.

Além dessa forma de plantar, é possível cultivar essa planta por meio de mudas. Para isso, retire um ramo de cerca de 10 cm e enterre cerca de 3 cm da planta no local escolhido.

Temperatura

Antes de saber quando regar dinheiro em penca, é essencial saber em quais temperaturas ele melhor se desenvolve. Devido ser uma planta que se desenvolveu na América Central e do Sul, a dinheiro em penca gosta de climas equatorial, subtropical e tropical.

Desta forma, é uma planta que se desenvolve de forma saudável em temperaturas que variam entre 20 a 30°C. Então, devido ser uma planta ornamental de paisagismo, evite deixar em locais muito frios que tenha ar-condicionado, por exemplo, ou ainda, pegando geadas.

Caso essa planta esteja no jardim, ou seja, plantada diretamente no chão, tenha cuidado ao longo do dia para que a temperatura que chega nela não passe dos 30°. Afinal, em alguns locais do Brasil, em algumas épocas do ano a temperatura pode chegar aos 40°C.

Dinheiro-em-Penca

Quando regar dinheiro em penca: entenda os cuidados com a planta. Foto: Canva PRO

Luminosidade

A dinheiro em penca é uma planta de meia sombra, ou seja, não pode pegar o sol diretamente, caso contrário suas folhas queimam podendo prejudicá-la. Para saber se ela está recebendo muita luz do sol, observa a coloração das folhas, quando saudável as folhas possuem um tom de verde escuro, quando a luz é demais elas ficam vermelhas.

[maxbutton id="1"]

Dessa maneira, essa planta deve pegar no máximo 4 horas de sol diretamente, de preferência na parte da manhã e no final da tarde. Evite deixá-la exposta no sol de entre as 9 horas até as 15 horas, pois nesse horário a intensidade dos raios ultravioletas é maior.

O mais recomendado é deixar em um local que ela receba apenas a claridade do sol e não os raios solares diretamente. Por isso, é muito comum colocá-la perto de janelas e em varandas.

Solo

O solo precisa ser rico em nutrientes, logo o ideal é que tenha duas partes de terra vegetal,
uma parte de matéria orgânica e uma parte de para drenagem. Em relação a adubação, é recomendado fazer sempre na primavera, verão e início do outono, pois são períodos do ano que é mais quente.

Não é indicado fazer a adubação durante o inverno, visto que durante o inverno essa planta mais se desenvolve, isto é, cresce. Então, essa planta precisa de um solo que tenha fósforo, potássio e nitrogênio.

Rega

Agora que você já aprendeu a como cuidar dessa planta, chegou o momento de saber quando regar dinheiro em penca. Apesar de ser uma planta que gosta da umidade, regar demais pode acabar deixando o solo muito úmido e apodrecer a raiz.

O recomendado é regar durante o verão, no máximo 4 vezes na semana, isto é, um dia sim e outro não. Durante o inverno, caso ela esteja no jardim, basta regar os dias que não chover e sempre mexer a terra para ver se não está úmida demais.

Outro ponto muito importante é não deixar a água ficar acumulada em volta da planta. Além disso, evite molhar as folhas para não atrair pragas, como fungos.

Categorizado em:

Jardim,