Sumário

Saber tudo sobre o ipê amarelo é muito importante, principalmente quando se quer adquirir um e ter no quintal de casa. Pensando nisso, o site Horta Jardim & Cia apresenta quais são as características e benefícios dessa planta nativa no Brasil, além de informações adicionais para ter essa planta linda e saudável em casa. Confira!

Aprenda tudo sobre o ipê amarelo

Atualmente no Brasil, há cerca de 100 espécies de ipê catalogadas no Brasil. Além disso, essa espécie de árvore ornamental é a mais plantada no Brasil, isso por causa de sua beleza durante as épocas de floração.

Embora seja uma árvore de grande porte, é fundamental saber tudo sobre o ipê amarelo. Apesar de não ser de origem brasileira, essa espécie se adaptou facilmente ao clima brasileiro.

Sendo assim, se você deseja ter um ipê amarelo em casa, é muito importante saber mais sobre essa planta para que ela cresça saudável e bonita. Assim como todo tipo de planta, é preciso ter cuidados com o solo, por exemplo, como também, essa árvore possui vários benefícios. Acompanhe!

Características do ipê amarelo

Muito conhecido como ipê amarelo, essa planta também possui outros nomes populares, como ipêúva, piúva, pau darco amarelo e paratudo. Entretanto, seu nome científico é Handroanthus albus, pertencente ao gênero Tabebuia e à família das bignoniáceas.

Além disso, essa árvore pode chegar a medir até 25 metros de altura, isso quando está plantada em um solo fértil e rico em nutrientes. O ipê amarelo pode ser encontrado com facilidade nos seguintes estados do Brasil: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Outra característica marcante do ipê é que no período da floração fica totalmente sem folhas, esse fenômeno acontece para que as flores cresçam no lugar. Tendo uma copa bem alta e flores na cor de um amarelo-ouro, chama muita a atenção das pessoas quando está florida.

A madeira do ipê é muito resistente, logo durante os séculos XVII e XVIII o telhado das igrejas era feito com a madeira do ipê amarelo. Dessa forma, a madeira do ipê amarelo não é mais usada para cobrir igrejas, mas ainda é utilizada para fazer artesanato, lápis, instrumentos musicais, na construção civil e nasal.

Ipê amarelo florido

O que você precisa saber sobre o Ipê amarelo. Foto: Canva PRO

Origem do ipê amarelo

Apesar de o ipê amarelo ser uma árvore muito comum no Brasil, saiba que essa planta possui origem no México à Argentina. Devido à sua beleza, foi escolhida para ser o símbolo da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Clima

Como citado acima, o ipê amarelo tem origem da região da América Tropical, mas é uma planta que se adapta facilmente às diferenças de temperatura das regiões brasileiras. Mas, é importante na hora de plantar esse tipo de ipê ficar atento se ele é típico da sua região.

Como você pôde ler até aqui, o ipê amarelo é encontrado com mais facilidade em determinadas regiões do Brasil, isso porque são locais em que o ipê se adaptou à temperatura.

[maxbutton id="1"]

Então, se você mora no sul do Brasil e vai tentar plantar o ipê amarelo, por exemplo, dificilmente ele vai se adaptar. Pois, é uma região em que algumas épocas do ano há geadas, e o ipê não suporta.

Solo

Em relação ao solo, por ser uma planta de grande estatura deve ser plantada diretamente no solo, com ressalva quando ainda é uma muda. A terra vegetal já é suficiente para suprir as necessidades dessa planta, mas é recomendado a cada 3 mês salpicar um pouco de envolta da planta.

Quando se trata da irrigação, assim como todo tipo de planta, o solo não pode ficar encharcado para que a raiz não apodreça. Assim sendo, quando a planta estiver do tamanho de uma muda, a irrigação será feita diariamente, já quando grande, em épocas de pouca chuva, duas vezes na semana é o suficiente.

Benefícios do ipê amarelo

O ipê amarelo não é apenas uma planta ornamental, ou seja, que pode ser usada para decorar o ambiente, é um tipo de planta que tem efeitos medicinais. É possível usar várias partes do ipê para remédio, como as folhas, flores e entrecascas.

Mas, antes de sair fazendo chá dessa planta, saiba que é preciso ter certos cuidados antes do preparo. As entrecascas precisam ser colocadas para secar ao sol e conservadas em sacos de pano para que, somente depois, sejam moídas e virem um pó. Já as folhas e flores podem ser usadas do jeito fresco ou secas à sombra.

O ipê amarelo possui propriedades anti-inflamatórias, logo pode ser usado para tratar feridas, acnes e inflamação. Além disso, tem efeito analgésico, o que faz com que seu chá seja usado para aliviar dores no corpo.

Diante de tantos benefícios e beleza, são muitas as vantagens de se ter o ipê. Agora que você já sabe tudo sobre essa planta, você está preparado para ter essa planta em casa.

Categorizado em:

Jardim,