Quer saber mais sobre o cultivo de Pata-de-elefante? Confira aqui no Horta, Jardim e Cia. Apesar de ser muito parecida com a palmeira, a pata-de-elefante é uma planta que tem mais parentesco com as plantas do deserto. Portanto, esse arbusto é ideal para quem deseja decorar o jardim externo ou os ambientes internos de uma casa.
Pata-de-elefante
A pata-de-elefante é fácil de cultivar. Todavia, assim como quaisquer outras plantas, está também demanda uma série de cuidados essenciais com solo, rega, poda e fertilização adequados que fazem com que ela cresça e se desenvolva. Portanto, separamos tudo que você precisa saber, nesta matéria, para poder ter a pata de elefante em sua casa sempre saudável e vistosa. Acompanhe!
Condições climáticas favoráveis para a pata-de-elefante
A pata-de-elefante é uma planta que tem uma alta resistência e tem origem em locais com clima seco e desértico, como o México. Por ser uma espécie perene, essa é uma ótima escolha para quem deseja cultivar alguma planta para embelezar a decoração interna de uma casa.
Apesar de poder cultiva em casa e fora dela. Saiba que alguns cuidados são essenciais em ambos os casos para que a pata-de-elefante tenha um bom desenvolvimento. Portanto, continue lendo para saber tudo que é preciso a respeito dessa planta.
Assim como certos cuidados com a água são importantes. A temperatura também deve ser adequada para que a pata de elefante prospere. Portanto, a média que deve ser oferecida paa que essa planta cresça saudável deve estar entre 18 e 26°C.
Preparação do solo para cultivar pata-de-elefante
O excesso de matéria orgânica pode ser prejudicial para o desenvolvimento da pata-de-elefante. Portanto, os cuidados com o solo são muito importantes para que essa planta se mantenha saudável.
Essa planta não necessita de um solo muito fértil. Visto que sua estrutura adquirida após longos anos de escassez fez com que essa espécie tenha se tornado resistente à falta de nutrientes. Desse modo, invista em fertilização somente uma vez por mês, sobretudo em dias mais quentes com resíduos orgânicos naturais.
Pois, assim como os cactos, essa planta demanda um solo com boa drenagem e que não retém muita umidade. Portanto, os cuidados com a rega são ainda mais importantes do que a fertilização para a pata-de-elefante.
Replantio de mudas de pata de elefante
A pata-de-elefante é diferente de qualquer espécie de planta. Pois ela não produzirá mudas a partir de sua base, mesmo quando está em sua fase adulta. Sendo assim, é preciso que uma pessoa saiba fazer uma muda ideal com essa planta para fazer o replantio.
Para isso, o jardineiro precisa podar um dos galhos que brotam na parte superior da planta junto com suas folhas. Então, fazer o plantio.
O corte desse galho deve ser feito com uma tesoura de jardinagem devidamente esterilizada com água sanitária e álcool para evitar a proliferação de bactérias no interior do caule principal da planta-mãe.
Leia mais: Adubo com casca de batata: saiba para que ele serve e os erros que você deve evitar ao utilizar
Em quanto tempo a pata de elefante dá flores
Apesar de não demonstrar, a pata de elefante pode produzir flores também. Se você é mais um dos que não sabia disso, agora está sabendo! Todavia, raramente você notará mudas que produzam flores em vasos. Pois, apenas em sua fase adulta é que apresentarão essas características.
Portanto, para que a pata-de-elefante produza flores, essa planta deve medir mais de um metro de altura e a aparência amarela ou rosada delas é reunida em um cacho em forma de triângulo que se situa no topo do vegetal.
Além da beleza exuberante, as flores da pata de elefante possuem um aroma muito agradável que se assemelha ao da Dama da Noite e isso acontece apenas uma vez por ano. Visto que as flores dessa planta só aparecem durante a primavera.
Como regar a pata-de-elefante
A rega da pata-de-elefante não deve ser feita frequentemente. Afinal, essa é uma planta desértica. Como todos sabem, esse bioma é marcado pela escassez de água.
O processo de adaptação dessa planta fez com que ela não tenha necessidade de umidade constante em seu solo para se manter saudável. Portanto, o cultivo doméstico demanda apenas uma rega semanal.
Além disso, é preciso considerar que essa umidade ainda é excessiva durante o inverno, época em que a evaporação é muito reduzida. Portanto, regue a pata-de-elefante apenas uma vez por mês durante os dias mais frios do ano.
Como podar pata-de-elefante
Se você não sabia que a pata de elefante produz flores, saiba que ela também precisa de poda! Pois é, essa planta deve ter algumas partes cortadas também, assim como acontece com outras plantinhas que produzem flores que são mais populares em jardins.
Nesse sentido, espere o início da primavera para uma poda de formação na pata-de-elefante. Visto que ela fica mais bonita quando tem um desenho formado.
Antes dessa época, a poda de limpeza pode realizar para a remoção de galhos e folhas secas que demonstram que a planta precisa enviar os nutrientes para outras partes mais importantes para o crescimento vegetativo delas.
Adubação ideal para pata-de-elefante
A pata-de-elefante é uma planta de crescimento lento. Portanto, o adubo ideal para essa espécie deve ser usado de forma bem reduzida.
Afinal, como dissemos anteriormente, ela é muito resistente e suporta viver sem fertilização na natureza. Portanto, use um pouco de matéria orgânica apenas uma vez por mês durante os meses mais quentes e suspenda até isso durante os meses mais frios do ano.
Principais pragas e como evitar
As cochonilhas e as escamas e percevejos são as pragas mais comuns na pata-de-elefante. Portanto, saiba que a primeira deve evitar porque ela suga a seiva das plantas rapidamente e leva o vegetal à morte em poucos dias.
Com um aspecto branco que se assemelha ao algodão, essas pragas devem ser destruídas com misturas caseiras como calda de fumo. Visto que o ataque das cochonilhas destroem rapidamente a pata-de-elefante.
As escamas são insetos achatados e os percevejos são atraídos para essa planta quando ela tem teias de aranha nas folhagens. Portanto, para evitar essas pragas, mantenha a folhagem da pata-de-elefante sempre limpa. Afinal, essa planta é muito linda para morrer para as pragas.
Continue a leitura: Como fazer a orquídea dar flor? Aprenda os truques
Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável. E hoje vamos te ensinar a fazer os melhores e mais fáceis adubos caseiros!