A flor-de-cera, nome popular da Hoya carnosa, é uma planta ornamental do gênero das trepadeiras que são nativas da China e que se espalharam pelo mundo todo com a crescente globalização. Desta forma, saiba como cultivar Flor-de-cera, hoje no Horta, Jardim & Cia. Portanto, se hoje você pode ter a beleza dessas flores em sua casa, saiba que essa espécie originada na China ganhou esse nome devido a suas flores brancas e rosadas que apresentam uma consistência de cera em suas pétalas.
O cultivo dessa planta não é difícil e essa espécie já encontrou um bom lugar para se viver aqui no Brasil. Portanto, saiba que o cultivo de flor de cera por aqui demanda alguns cuidados, mas longe de ser difícil. Aliás, se você ainda está iniciando em jardinagem e quer saber como cultivar flor de cera em sua casa, confira esta matéria que separamos todas as dicas de cultivo dessa planta para facilitar ainda mais sua vida de jardineiro:
Clima ideal para o cultivo de flor-de-cera
A flor-de-cera é uma planta nativa da China, mas hoje se dá bem em regiões brasileiras de alta temperatura. Portanto, saiba que não pode cultivar essa espécie em regiões mais frias do país, visto que o Sul brasileiro, por exemplo, é uma região que não é propícia para o cultivo dessa planta.
Afinal, o clima quente mediterrâneo em que essa planta é nativa fez com que elas sejam amantes do calor e da luz intensa, desde sua incidência seja indireta. Portanto, se o seu sonho é cultivar a flor-de-cera em ambientes internos, saiba que o vaso deve ser mantido em janelas ou locais que a luz atinja bastante o ambiente em que essa planta está inserida.
Como são trepadeiras, essas plantas devem ser cultivadas em ambientes abertos para que se espalhem pela estrutura e confiram um visual incrível para a área em que estão sendo cultivadas.
Então, continue lendo para entender ainda mais sobre as necessidades que essa planta chinesa demanda para ter um bom desenvolvimento em sua casa.
Solo ideal para o cultivo de flor-de-cera
Como foi dito, para cultivar a flor de cera deve ser em ambientes mais abertos como varandas e áreas que tenham maior luminosidade em sua casa. Então, como são trepadeiras, suas raízes precisam apenas de uma terra fértil e com boa capacidade de drenagem para o plantio.
Afinal, a maioria da planta cresce de forma aérea e, por causa disso, os cuidados devem se voltar para a criação de uma estrutura como os pergolados para que essa planta cresça e tenha por onde se espalhar.
Dessa forma, podemos dizer que sua tendência para escalar suporta a necessidade de exigência em relação ao solo. Portanto, não se preocupe muito com essa condição, já que a rega e a adubação são mais importantes e falaremos mais sobre isso, logo abaixo.
Em quanto tempo a flor-de-cera produz frutos?
Essa planta produz flores na primavera em todos os anos, portanto, basta manter os cuidados necessários que listamos aqui para ela apresentar bom resultados em sua casa. As flores dessa espécie se mantêm saudáveis até o início do verão. Portanto, saiba que sua flor de cera deve começar a produzir frutos depois disso.
Ou seja, essa planta gera pequenos frutos vermelhos redondos, portanto, quando notar que as flores estão começando a perder o vigor, não corte os pedúnculos.
Afinal, é a partir dessa estrutura que a planta produzirá flores para os anos seguintes. Por isso, é preciso esperar que as folhas secas caiam sozinhas.
Como regar flor-de-cera
Em relação à quantidade de rega, a flor-de-cera requer um solo úmido, mas nunca encharcado. Portanto, saiba que no verão será necessário aumentar a quantidade de água para o desenvolvimento dessa planta.
Em contrapartida, durante o inverno deve espaçar as regas. Visto que o excesso de umidade durante a dormência dessa planta faz com que elas tenham prejuízos durante o cultivo. As folhas da flor de cera servem como sinal para saber a quantidade de água que essa planta demanda. Visto que elas começam a apresentar pontos negros quando a rega está acontecendo em excesso e ficam duras quando falta água no cultivo dessa planta.
Portanto, se notar que as folhas da flor de cera já estão duras, além de corrigir a irrigação, saiba que é preciso borrifar água diretamente nas partes ressecadas até elas retomarem as condições saudáveis.
Como podar flor de cera
Como dissemos anteriormente, não se deve realizar a poda quando notar que as flores já estão morrendo, assim como acontece com outras plantas. Portanto, saiba que a poda da flor-de-cera é necessária somente quando notar partes doentes ou danificadas por pragas. Visto que é preciso remover folhas e ramos que estejam nessas condições para desviar os nutrientes dessas regiões da planta.
Além disso, caso essa planta demonstre que está sendo atacada por pragas, saiba que é preciso correr logo para solucionar essa questão antes que se espalhe.
Adubação para a flor de cera
O solo básico para a flor de cera não demanda uma adubação muito especializada. Pois apenas os nutrientes básicos encontrados em restos de alimentos do nosso cotidiano já funcionam como fertilizantes ideais para essa planta.
Portanto, separe cascas de banana, cascas de ovos e borra de café para adicionar ao solo da sua flor-de-cera. Visto que os nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio encontrado nesses resíduos orgânicos são suficientes para o desenvolvimento saudável dessa planta.
Segredos para flor de cera produzir mais
Um dos segredos para flor de cera ser mais produtiva é a manutenção dessa planta em apenas um local durante toda sua vida. Afinal, essa espécie não suporta o transplante para outros vasos e deve ficar em apenas um local durante um longo período.
Principais pragas e como evitar
A flor de cera é uma planta muito sensível, portanto, é importante ter muito cuidado com as pragas em relação ao cultivo dessa espécie.
Afinal, os pulgões e as cochonilhas são rápidos para destruir o que levamos anos para cuidar. Por isso, mantenha a atenção constante ao cultivar flor-de-cera em sua casa e, quando notar que está sendo atacada, a única solução é a poda de limpeza.