Sumário

Quer conhecer um guia completo sobre o cultivo de primavera? Saiba mais no Horta, Jardim e Cia. Outros nomes são conhecidos quando se trata da primavera. Portanto, se você já ouviu falar de Buganvília, ceboleiro, pataguinha, três marias ou flor de papel. Saiba que todos esses nomes são relacionados à mesma espécie de planta.

Do gênero das trepadeiras, a primavera cresce e se apoia em qualquer estrutura que é montada para essa finalidade. Com capacidade para atingir até 5 metros de comprimento. A primavera é uma dessas plantas nativas do Brasil que representam a estação mais florida do ano em solo nacional.

Afinal, além do nome primavera, esse arbusto trepador que leva o nome da estação é muito produtivo e encanta os jardins em que está sendo cultivado. Afinal, basta acabar o inverno para que essa planta comece a apresentar suas belas flores de cores intensas.

Abaixo, falaremos tudo que você precisa saber sobre o cultivo de primavera. Afinal, a estação mais florida do ano está chegando. Com ela, surgem as belas flores dessa planta. Acompanhe as dicas abaixo:

Clima e luminosidade para cultivar primavera

A buganvília é uma planta que ama luz solar. Portanto, já está bem acostumada com nosso clima tropical de altas temperatura. Visto que essa é uma espécie nativa brasileira.

Por causa dessa característica, o cultivo de primavera demanda que essa planta tenha exposição solar direta todos os dias. Por isso, muitos jardineiros preferem manter seus vasos ao ar livre durante os meses mais quentes do ano.

Dessa forma, a planta cresce saudável e, durante os meses mais frios do ano, é importante levar essa planta para um local ensolarado da casa. Visto que a sombra nessa época é fria e prejudicial para o cultivo dessa planta.

Além disso, vale lembrar que a cor da sua Buganvília está relacionada com a quantidade de luz solar que essa planta recebe. Portanto, se você deixar ela mais tempo sob os raios solares, a intensidade das cores serão bem maiores na primavera.

Preparação do solo

Quando o assunto é a preparação do solo, a primavera é uma planta que prospera rapidamente em uma terra úmida com boa drenagem.

Além disso, o solo levemente ácido, ou seja, com 6,5 na escala de PH é uma ótima medida para que essa planta tenha um desenvolvimento saudável.

Por isso, prepare seu vaso com uma camada inferior voltada para drenagem com pedras ou argila expandida e use uma manta de bidim para fazer a separação do substrato e essa parte do recipiente.

Transplante de mudas

A escolha do vaso para cultivar primavera é muito importante. Por isso, saiba que essa planta demanda um recipiente com tamanho maior que o necessário. Visto que ela cresce bastante e se espalha com facilidade por toda a superfície do recipiente.

[maxbutton id="1"]

Portanto, caso você tenha escolhido um vaso pequeno. Saiba que essa planta deverá ser transplantada todos os anos em um espaço maior e alguns cuidados como a poda das raízes será necessário para garantir um bom desenvolvimento para sua buganvíllia.

Quando a primavera já está grande o suficiente. O replante deve acontecer somente a cada dois anos. Portanto, torna-se ainda mais fácil manter a primavera em seu jardim.

Cultivar primaveras coloridas

Cultivo de Primavera: confira um guia completo para te ajudar. Foto: Canva PRO

Quanto tempo leva para primavera produzir flores

Mantendo todos os cuidados que mencionamos aqui. Essa planta começará a produzir na estação das flores no mesmo ano do cultivo.

Portanto, além da facilidade para cuidar, a Buganvília é indicada para quem deseja resultados rápidos. Afinal, já no primeiro ano você pode ter toda a produção que essa planta tem a oferecer para seu jardim.

Como regar Primavera

A primavera é uma planta que precisa de uma terra constantemente úmida. Portanto, durante os meses mais quentes. Saiba que não se pode economizar na hora da irrigação dessa planta.

No outono e inverno, no entanto, a intensidade da rega deve ser reduzida drasticamente. Visto que nessa época o solo não absorve rapidamente a água

Muita água pode acabar levando ao crescimento maior das folhas em detrimento da produção de flores. Eventualmente, pode causar também o apodrecimento das raízes, levando a planta até a morte, em situações mais extremas.

Como podar Primavera

Essa planta não demanda poda em seus cuidados. Visto que é um arbusto do tipo trepador. Por isso, não se pode remover os ramos dessa planta.

No entanto, caso note que a primavera está apresentando galhos amarelados e ressecados, corte-os para que não absorvam os nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento dessa planta.

Adubação da Buganvília

A primavera é uma planta que precisa de um solo com boa nutrição. Já que é uma planta que produz flores e, por causa disso, precisa de uma adubação de qualidade.

A produção de flores acontece até mesmo em ambientes fechados, onde a maioria das plantas apresenta dificuldade para produzir. Todavia, para que essa produção aconteça, a buganvília deve ser adubada com fertilizante líquido mais fraco.

Afinal, hoje em dia existem misturas vendidas em lojas de jardinagem feitas à base de hibisco, por exemplo, que são ótimas para a fertilização do solo da Buganvília.

Segredos para Buganvília dar mais flores

O segredo para a primavera produzir mais flores é fazer o cultivo da maneira correta. Portanto, mantenha essa planta sempre exposta ao sol e, nos dias mais frios, troque-a de lugar para receber luz solar.

Além disso, outro segredo para buganvília dar mais flores é cuidar bem da planta. Sobretudo quando aparecem as pragas, visto que essa espécie, infelizmente, é um chamariz para algumas, como veremos a seguir.

Cuidados com as pragas da Primavera

As buganvílias sofrem bastante com o ataque de pragas, sobretudo quando são cultivadas ao ar livre, principalmente a lagarta, um inseto que se alimenta das folhas da planta.

As cochonilhas também são insistentes em atacar o caule e as folhas dessa planta. Portanto, saiba que é preciso ficar atento com o verso das folhas, já que é assim que essas pragas se escondem.

Para livrar a primavera dessas pragas, o tratamento com óleo neem semanal é uma ótima dica, visto que esse composto protege e evita o reaparecimento.

Categorizado em:

Jardim,