A cebola tem origem da Ásia Central. Sendo um tipo de hortaliça perene, ou seja, que tem um ciclo de vida que dura um ano, a cebola também é conhecida como cebola-de-cabeça. Uma curiosidade sobre essa planta é que ela já foi usada como moeda na Idade Média. Sendo assim, continue lendo que o site Horta Jardim & Cia vai apresentar essa planta.
Condições climáticas favoráveis da cebola
Para que a cebola se desenvolva e possa ser colhida na época certa, é preciso ter certos cuidados em relação às condições climáticas. Sendo assim, essa planta precisa ser cultivada a uma temperatura que varia entre 20° a 25°C, porém, em cada fase da planta é recomendado uma temperatura.
Quando for plantar, escolha épocas do ano em que a temperatura esteja mais amena, pois ela prefere temperaturas mais amenas, sendo entre 5°a 25°C. Já para que seu bulbo cresça a cebola prefere 38°C. Entretanto, é um tipo de planta que não tolera geadas e temperaturas acima de 38°C na fase errada de seu desenvolvimento.
Preparo do solo e substrato ideal
Em relação ao preparo do solo é importante plantar a cebola em canteiros ou diretamente no chão quando estiver na fase de crescimento dos bulbos. A cebola é um tipo de planta que gosta de solos mais arenosos e que sejam ricos em matéria orgânica, ou seja, compostagem de folhas e húmus de minhoca.
Esse tipo de solo permite uma maior drenagem, pois embora essa planta goste da umidade a água em excesso pode acabar atraindo pragas e apodrecendo a raiz. Dessa forma, o solo deve ser leve, não pode ser muito arenoso e tão pouco argiloso, pesado.
Veja também: Flor-de-lis planta: saiba tudo sobre ela antes de plantar em seu jardim
Germinação de sementes e transplante de mudas de cebola
A melhor época para semear cebola é nos meses de março a novembro, pois são períodos do ano em que as temperaturas de modo geral no Brasil estão mais adequadas. Portanto, faça covas no canteiro a uma distância de pelo menos 15 cm entre si a uma profundidade de 1 a 2 cm.
Para cada cova coloque cerca de 3 gramas de sementes e cubra com uma camada fina de terra. Em seguida regue somente o suficiente para que o solo fique úmido. Após 40 dias de plantio, pegue as mudas que tenham entre 3 a 4 folhas e replante no local definitivo. Lembrando que no início, se você quiser, as sementes podem ser cultivadas em pequenos potes.
Em quanto tempo é possível colher
Diferente da cebolinha, a cebola demora mais tempo para ser colhida, isso porque leva mais tempo para que seu bulbo se desenvolva. Normalmente, quando a cebola é cultivada nas condições adequadas, em torno de 100 a 120 dias você já vai conseguir colher.
Mas, para ter certeza que está madura, observe se o bulbo começou a surgir na superfície. Na fase de colheita é comum que a cebola surja em um tom de marrom, sendo a casca da cebola. Outro ponto importante é que você deve colher a cebola no período da manhã, pois o clima está mais frio.
Como regar
Em relação à rega, a cebola precisa ser regada diariamente quando está na estação do verão, ou seja, em que há poucas chuvas. Já durante o inverno basta regar nos dias em que fica sem chover, sendo pelo menos um intervalo de seca de 24 horas.
Entretanto, vale ressaltar que é preciso sempre checar a umidade do solo, isso porque a intensidade de chuva e de sol varia de acordo com a região do Brasil. Então, sempre verifique usando um palito de madeira a umidade do solo e regue no início da manhã ou final da tarde.
Como podar cebola
A poda é uma técnica que ajuda a planta a crescer mais rápido. Embora não pareça, podar a cebola vai ajudar acelerar o crescimento dos bulbos e antecipar a colheita da planta. Dessa maneira, quando a planta estiver com 40 dias de plantio faça a primeira poda.
Antes de mais nada, você não pode se esquecer de esterilizar a tesoura, isso para que a cebola não seja contaminada por bactérias. Somente depois corte as folhas que estiverem danificadas ou murchas e as mais grandes.
Adubação e troca de substrato da cebola
A adubação é uma das etapas mais importantes, pois sem nutrientes o bulbo da planta não vai crescer e consequentemente não será saudável. Para isso, após os 40 dias de plantio, no processo de troca das mudas para o local definitivo acrescente ao solo esterco bovino e fosfato natural.
A cada 30 dias você precisa polvilhar um pouco de cinza em volta da planta, somente por cima da terra. Após 60 dias da transplantação da cebola você já pode aplicar por cima da terra o adubo bokashi para fortalecer a raiz da planta. Por último, verifique o pH do solo que deve ser alcalino, em torno de 6.
Segredos para ter mais cebola
Não existem muitos segredos para ter mais cebola saudáveis após os 100 dias. O principal cuidado que se deve ter é em relação ao solo, luminosidade, ou seja, colocar a planta para pegar sol diretamente pelo menos 5 horas por dia e deixar o solo sempre bem drenado.
Além disso, antes de plantar a cebola, adube o solo pelos menos 3 meses antes. Esse tempo é o suficiente para que a terra fique fértil e com o pH na medida certa. Se possível, faça uma testagem do solo para saber quais nutrientes precisam ser repostos na terra.
Principais pragas e como evitar
Existem várias pragas que podem atacar a cebola, mas a melhor forma de combater essas pragas é fazendo um trabalho de prevenção. Então, antes de plantar verifique se o local não tem incidência de pragas típicas da região.
Como também, você deve usar inseticidas para eliminar ervas daninhas que atrai essas pragas. Saiba que a lagarta-rosca é a que você mais vai encontrar. Para evitar os ácaros você não pode deixar o solo úmido demais.