Sumário

O tomate é uma planta que possui origem da América do Sul (Cordilheiras dos Andes). Uma curiosidade sobre cultivar tomate é que ao contrário do que se pensa, o tomate é um fruto e não um legume. Conhecido popularmente como tomate italiano, tomate caqui e holandês, continue lendo, pois o site Horta Jardim & Cia mostra tudo sobre essa planta.

Condições climáticas favoráveis para cultivar tomate

O tomate é um fruto que gosta de temperaturas moderadas, afinal, seu local de origem não possui precipitações intensas. O clima temperado é o mais favorável para o tomate, sendo entre 16° a 32°C o mais indicado.

Entretanto, existem temperaturas adequadas para cada estágio de desenvolvimento do tomate. Sendo que na fase de germinação, a temperatura mais recomendada é entre 16° a 29°C, enquanto que durante o seu crescimento prefere temperaturas que fiquem entre 21° a 32°C.

Preparo do solo e substrato ideal para cultivar tomate

O preparo do solo é uma das partes mais importantes para que o tomate se desenvolva e cresça de forma saudável. Primeiramente, é importante escolher um local em que a planta possa receber pelo menos 6 horas de sol diariamente.

Tendo escolhido o local, verifique se o pH do solo está entre 6,2 a 6,8. Lembrando que o solo não pode ser ácido, caso contrário a planta não vai crescer.

Por fim, misture junto com a terra 100 g de cascas de ovos quebradas, isso para uma área de 2 metros quadrados. Caso você não tenha cascas de ovos pode usar pó de café.

Germinação de sementes e transplante de mudas de tomate

Tomate

Tomate – Imagem: Pixabay

Como citado acima, a temperatura ideal para a germinação do tomate deve ser entre 16° a 29°C. Embora o tomate seja uma planta que pode ser cultivada a partir de galhos, a forma mais recomendada é por meio de sementes, isso porque é mais rápido.

Portanto, estando com a terra preparada e escolhido o local, faça covas com aproximadamente 2 cm de profundidade e semeie o tomate. Vale ressaltar que é indicado que você plante primeiro em uma bandeja e somente depois passe para o local definitivo.

O transplante do tomate deve ser feito em torno de 30 dias após o plantio. Nesse estágio você de plantar a muda em um local definitivo.

Em quanto tempo colher

Antes de saber quando colher o tomate para ser consumido, saiba que esse é o único fruto que pode ser colhido antes de estar maduro. Nesse caso, ele pode ser colhido antes de ficar na cor vermelha.

Mas, caso você queira colher apenas quando o tomate estiver maduro para fazer molhos, por exemplo, em torno de 70 dias após o plantio já pode ser colhido. Para colher o tomate você deve retirar o fruto com cuidado desgrudando do galho.

[maxbutton id="1"]

Para isso, segure com firmeza e puxe, mas de modo suave para que não quebre o galho da planta, pois ali nascerão novos frutos.

Como regar

Para que você possa colher lindos tomates e saudáveis, é preciso cuidar da irrigação. Devido ser uma planta que gosta de temperaturas amenas precisa está sempre com o solo úmido.

Porém, é importante que você mantenha o solo úmido e não encharcado, isso porque o excesso de água pode apodrecer a raiz do pé de tomate e atrair fungos. Então, durante o verão, regue todos os dias de preferência pela parte da manhã para que o solo absorva melhor a água.

Já durante o inverno, regue apenas nos dias em que não tenha chovido nas últimas 24 horas. Mas, para saber se o solo está seco e precisa ser regado, use um palito de madeira para mexer a terra. Caso o palito não fique molhado, significa que o solo está seco.

Como podar tomate

A poda faz parte do processo de cuidar de uma planta. Independente do tipo de planta que você estiver cultivando, é preciso podar para que ela se desenvolva mais rápido e fique mais harmônica.

Antes de mais nada, você precisa esterilizar a tesoura de poda para que não contamine o caule do tomate. Sendo assim, quando o tomateiro atingir uma altura de no mínimo 30 cm, você deve realizar a poda.

Você deve sempre cortar os galhos que sejam mais velhos e que não estejam florindo. Além disso, corte os galhos secos e as folhas que estiverem doentes.

Adubação e troca de substrato ao cultivar tomate

Assim como qualquer tipo de planta, você precisa cuidar da adubação e fazer a troca do substrato do tomate com certa frequência. A adubação deve ser feita somente após 30 dias do transplante do pé de tomate.

Nessa fase, você deve fazer uma adubação com fósforo, potássio, nitrogênio, boro, zinco, manganês e molibdênio para que o tomate floresça. Para isso, misture o adubo junto com a terra que estava antes.

Caso você tenha plantado diretamente no chão, polvilhe por volta do pé de tomate o adubo. De preferência, polvilhe o adubo antes de regar para que o solo absorva todos os nutrientes.

Segredos para dar mais tomates

O segredo para ter mais tomates é seguir todas as dicas apresentadas até aqui. O tomate é um fruto fácil de ser cultivado, mas que precisa de certos cuidados para que não seja prejudicado.

Então, para ter sempre tomates fresquinhos no seu jardim ou até mesmo em um vaso dentro da sua casa, cuide sempre do solo, da quantidade de luz que a planta recebe e principalmente da irrigação e da adubação. E claro, não se esqueça de podar, pois essa técnica ajuda no processo de crescimento.

Principais pragas e como evitar

Existem vários tipos de pragas que podem atingir o tomate, a mosca-branca e a broca são as mais comuns. Esses dois tipos de insetos costumam atacar as folhas do pé de tomate deixando-o com as folhas feias.

Para que você não perca seu plantio de tomate, a melhor forma de acabar com essas pragas é usando inseticidas. Outra maneira de acabar com essas pragas é fazendo uma mistura de ⅓ de vinagre, bicarbonato de sódio e água.

Leia também: Pimenta-biquinho: aprenda a cultivar esse tempero incrível

Categorizado em:

Horta,