Sumário

Espinafre um alimento nutritivo para sua refeição, descubra no Horta Jardim & Cia, como fazer o seu cultivo e outras informações necessárias, para ter um belo crescimento dessa planta. Que pode ser usado em diversos pratos na culinária, e vai poder dar aquele gosto a mais neles.

Espinafre um alimento nutritivo para sua refeição

Agora, saiba que o Espinafre tem sua origem no sudoeste ou no centro da Ásia. E ela não é do tipo perene, mas sim anual, e de forma muito rara o espinafre também pode ser bianual. Uma curiosidade, é que ele pode ser plantado em vasos ou num canteiro.

Entenda as melhores condições do clima para plantar o espinafre

Antes de tudo, é necessário saber as condições climáticas, que são ideais para fazer o cultivo do espinafre. Acontece, que ela é uma planta que não suporta muito o calor, e por causa disso não se deve plantar o espinafre no auge do verão, porque vai o matar.

Do mesmo modo, é essencial evitar plantar ele num local com muito sol, se for o caso de plantar numa época de calor. Ele precisa de uma temperatura amena, e sombra em alguns momentos do dia, para que possa crescer mais forte e não tenha queimaduras.

Veja como fazer o preparo do substrato e do solo para o espinafre

Primeiro, é importante fazer o preparo do substrato, se for o caso de plantar ele num vaso ao invés do solo. Para começar faça uma camada de drenagem no fundo, com argila expandida, depois coloque uma mistura de terra, areia e húmus de minhoca.

Depois que fizer isso, é possível plantar o espinafre, se deve colocar sempre 10% de areia, e parte iguais de terra e húmus de minhoca. Mas se for plantar direto no solo, é preciso remexer e retirar as pedras, também veja o ph que deve estar por volta de 6.

Saiba como fazer as sementes de espinafre germinarem e plantar as mudas

Espinafre um alimento nutritivo para sua refeição

Espinafre um alimento nutritivo para sua refeição – Foto: Canva PRO

Logo após fazer o preparo do solo, é preciso estimular a germinação das sementes, e para isso é preciso pegar algumas sementes de espinafre. Com elas em mãos, coloque na água, onde devem ficar por 24 horas para que a germinação delas fique mais fácil.

Agora, quando passar às 24 horas, pegue as suas sementes e seque com cuidado para não as machucar. Logo após fazer isso, vá até o seu canteiro ou vaso, abra uma cova que seja de 1 cm. Coloque 3 sementes, ao fazer isso está plantando as suas mudas.

Descubra o modo correto de fazer a poda correta do espinafre

Em seguida, é importante saber como fazer a poda, acontece que esse é um ponto essencial do cuidado com o espinafre. A poda também vai servir como colheita da sua planta, por que a poda vai dar forma a planta, e impedir que ela cresça muito rápido.

Portanto, para conseguir fazer isso, pegue uma tesoura de poda que esteja limpa e esterilizada para não infectar a planta. Faça um corte em diagonal, sempre nas partes externas da planta, faça até ter o formato que é desejado e todo espinafre que quiser.

Aprenda como fazer rega de forma correta para poder hidratar a planta

Agora, é preciso aprender como fazer a rega correta, acontece que a rega pode ser uma das partes mais importantes e complicadas do plantio. Por que vai variar dependendo do tipo de planta, e com o espinafre não é diferente, ele precisa de uma rega diferente.

[maxbutton id="1"]

Então, para poder fazer essa rega, é preciso observar o seu solo. O espinafre precisa de um solo sempre úmido, por isso é preciso sempre molhar o solo, para isso se pode usar um regador ou até mesmo um borrifador. Mas não exagera, para que ela não apodreça.

Veja como é feita adubação do espinafre e a troca de substrato

Logo, para conseguir adubar o espinafre, não é muito difícil. Por que ele é uma planta de fácil cultivo, uma das melhores formas, é fazer uma mistura de borra de café fria e diluída na água com pó de cascas de ovos. E coloque a cada 15 dias, no espinafre.

Do mesmo modo, pode ser necessário trocar o substrato, principalmente se ele estiver com um cheiro ruim. Isso pode ser causado por conta dos fungos, para trocar, cave o espinafre do vaso e retire à terra e passe para um novo vaso, com novo substrato.

Veja como se livrar das cochonilhas e como evitar elas

Por último, tem os problemas com as pragas, que podem estar afetando o seu espinafre. Algumas das pragas são as cochonilhas, para poder se livrar delas, é preciso isolar as plantas afetadas.

Depois que isolar elas, misture partes iguais de álcool e água, molhe um algodão e passe com cuidado sobre as áreas infestadas. Isso vai acabar com as pragas, e manter outras afastadas.

Categorizado em:

Horta,