Sumário

Alfavaca uma planta cheia de nutrientes, descubra no Horta Jardim & Cia os cuidados para fazer o cultivo dela em sua casa mesmo, de uma forma que vai ser bem fácil. E vai ter a garantia de ter a sua própria Alfavaca em sua casa, para conseguir ter um belo cultivo quando crescer.

Alfavaca uma planta cheia de nutrientes

Agora, saiba que a Alfavaca, também mais conhecida como manjericão de folha grande e ela é uma planta do tipo perene. Sendo que pode chegar até 60 cm de altura, e a sua origem pode ser rastreada até África e Ásia, sendo que ela tem flores rosas e brancas.

Saiba as melhores condições climáticas para o plantio da Alfavaca

Antes de tudo, é necessário saber quais as melhores condições para fazer o plantio, da Alfavaca uma planta cheia de nutrientes. E as condições certas, vão fazer com que tenham mais chances de poder fazer o seu cultivo, e ter uma bela planta que pode ser usada em pratos ou até como chás.

Portanto, para conseguir fazer o cultivo, o ideal é ter um clima que seja quente ou até ameno. Mas evita sempre o clima frio, acontece que ele vai acabar matando a Alfavaca, no início da temporada de chuvas e em locais mais frios, prefira plantar na primavera.

Veja o solo e o substrato ideal para plantar a Alfavaca

A princípio, é preciso saber o substrato ideal, para fazer a plantação da Alfavaca. Por que um substrato e solo inadequado pode acabar causando a morte precoce da sua planta ou até a deixando deficiente de algum tipo de nutriente que pode ser essencial a ela.

Agora, no caso de estar plantando em vaso, o substrato deve ter um pouco de areia, terra e húmus de minhoca que vai deixar ela mais nutrida. No caso de plantar ela no solo, prefira aqueles que sejam bem drenados, e retire qualquer tipo de pedra nele.

Descubra como germinar suas sementes e depois transplantar as mudas

Logo após que preparou o seu solo, e olhou o seu clima, é preciso começar a fazer as suas sementes germinarem. Para isso pegue uma sementeira limpa, encha com húmus de minhoca e terra junto, abra uma cova de 0,5 cm e coloque 3 sementes dentro da cova.

Então, com o passar de 7 ou 12 dias vai ser possível que a planta já esteja crescendo, e ao ver que já tem algumas folhas verdadeiras. É possível fazer o transplante, retirar da sementeira com cuidado, e passe para um local definitivo, cuidado com as suas raízes.

Tenha a resposta sobre o tempo que vai levar para Alfavaca dar flores

Agora, tem uma pergunta muito comum de surgir, que é o tempo que vai levar para a Alfavaca florescer. Acontece que a Alfavaca, vai dar pequenas flores, que vão ter uma cor roxo mais pálida ou até mesmo um amarelo que vai puxado para a cor verde.

Logo, para conseguir ver as flores da Alfavaca, é preciso esperar 2 meses a partir do momento em que foram plantadas as sementes. E as flores da Alfavaca vão aparecer em duas estações, no verão e também no outono, e as folhas vão ser muito delicadas.

Entenda como fazer a poda da sua Alfavaca

Alfavaca uma planta cheia de nutrientes

Alfavaca uma planta cheia de nutrientes – Foto: Canva Pró

Em seguida, é preciso tomar cuidado com a poda, acontece que como qualquer outra planta a Alfavaca precisa-se podada. Para fazer a poda, comece pegando uma tesoura de poda, corte em diagonal bem acima do seu nó, isso estimulará novos crescimentos.

[maxbutton id="1"]

Veja como fazer a rega da sua Alfavaca

Logo, também temos a rega que é um ponto essencial para fazer a sua Alfavaca crescer, para isso pode usar um regador pequeno ou um borrifador. Molhe com cuidado à terra e não exagere, para que ela não acabe sendo afogada pela quantidade de água nela.

Saiba como fazer a adubação e também a troca de substrato da Alfavaca

Agora, temos a adubação, como qualquer outra planta é essencial adubar essa planta e para isso. O melhor é usar resíduos orgânicos, como resto de alimentos enterrados ao redor da planta, e assim fornecer todos os nutrientes necessários para ela poder crescer.

Dessa forma, é essencial trocar o substrato, de tempos em tempos. Para isso, olhe ele sempre, se perceber um cheiro ruim saindo dele, ou que tenha muitos fungos. É preciso trocar ele, para isso retire a planta sem tocar as raízes, e passe a um novo vaso.

Veja como fazer parte que sua Alfavaca possa dar mais flores e sementes

Agora, se for o caso de querer as flores da Alfavaca e também as sementes, é preciso estimular o crescimento dessas partes. Então para isso faça a poda em diagonal, e cubra o corte com canela. Assim isso estimula as flores e também adube uma vez por mês.

Descubra como evitar as pragas na Alfavaca e quais as principais

Por fim, é essencial saber as principais pragas, que são as cochonilhas, fungos, lesmas e os caracóis. Desse modo para conseguir evitar, qualquer tipo de praga, evite molhar as plantas a noite e deixar elas perto de outras plantas doentes.

Categorizado em:

Horta,