Como cultivar Nira? Veja o passo a passo

Descubra como cultivar nira

11 de setembro de 2022

0
FavoritarFavoritar artigo0

Saber como cultivar nira é fundamental, afinal, essa planta possui diversos benefícios e ainda pode ser consumida de diferentes formas.

Publicidade

Saber como cultivar nira é fundamental, afinal, essa planta possui diversos benefícios e ainda pode ser consumida de diferentes formas. Para melhor lhe ajudar, o site Horta Jardim & Cia vai ensinar como cultivar essa planta de forma simples. Confira!

Descubra como cultivar nira

A nira é um tipo de vegetal de origem asiática, sendo muito comum de ser encontrado na culinária japonesa. Na cultura do Japão é conhecido como cebolinha ou alho japonês, pertencendo à família das Alliaceae.

Para ter esse tempero sempre ao seu alcance, é preciso saber como cultivar nira. Uma das características dessa planta é as folhas alongadas ocas no meio, o que faz com que seja parecida com a cebolinha típica no Brasil.

Uma das vantagens em cultivar a nira em casa é que ela pode ser usada em diferentes pratos culinários, capaz de deixar a comida aromatizada. A boa notícia é que esse vegetal pode ser cultivado em vasos sem a necessidade de ter muito espaço em casa, ou seja, se você mora em um apartamento, saiba que você também pode ter essa planta na sua casa.

Plantio da nira

A nira pode ser cultivada por meio de sementes ou mudas. Atualmente no Brasil, devido a sua popularidade, as sementes desse vegetal podem ser encontradas em lojas que vendem produtos para jardinagem, ou em viveiros, onde é possível adquirir a muda da nira.

Caso opte pela semente, escolha um vaso que tenha pelo menos 40 cm de diâmetro por cerca de 50 cm de altura. Em seguida, pegue cerca de 10 sementes e semeie a uma profundidade de 1 cm de profundidade.

Lembrando que cada semeadura precisa ficar distante uma das outras, pelos menos 7 cm de distância para que quando crescerem não fiquem enroscadas. Por último, borrife um pouco de água.

Solo

Descubra como cultivar nira
Descubra como cultivar nira – Imagem: Canva Pro

Ainda sobre como cultivar nira, é muito importante ficar atento ao solo. Para que essa planta se desenvolva de forma saudável e se multiplique é preciso que o solo seja rico em nutrientes. A nira tem preferência por terras que são arenos-argilosas.

Mas, saiba que a nira também pode ser plantada em terrenos turfosos ou várzeas, desde que bem drenados. Locais em que a terra fica muito encharcada de água pode acabar atrasando o crescimento da planta e apodrecendo a raiz.

Por isso, é muito importante ficar atento quando for plantá-la diretamente no chão, pois durante o inverno ela não pode ficar em um local em que a água da chuva acumula.

Clima

Em relação ao clima, a nira é uma planta que gosta de temperaturas amenas, afinal é originária da ásia, um local onde a temperatura fica entre os 18°C e 23°C. Devido gostar de dias curtos e de um clima tropical, muitas pessoas cultivam esse vegetal em estufas com controle de temperatura.

Esse tipo de cultivo, onde a temperatura é controlada, é usada em regiões onde a temperatura passa dos 30°C. Quando se trata da luminosidade, é uma planta de meia sombra, não podendo pegar o sol entre às 10 horas da manhã até as 15 horas da tarde, pois as folhas tendem a secar.

[maxbutton id=”1″]

Sendo assim, fique atento e escolha bem o local onde ela ficará, principalmente se você passar o dia fora de casa.

Dicas de consumo

Uma das vantagens de usar a nira no preparo de comida é que pode ser usada de diversas maneiras. A nira pode ser consumida cozido ou cru, como tempero, para realçar o sabor dos alimentos ou no preparo de um prato como ingrediente principal.

Esse vegetal pode ser usado em empanados e pastéis no vapor de diversos formatos. Mas, também é muito usada junto com molho shoyu e saquê com óleo de gergelim. No Brasil, é muito comum ser usada no lugar da tradicional cebolinha, como também em saladas, sopas, caldos e omeletes.

E não para por aqui, você ainda pode colocar esse tempero em feijões, carnes, arroz, frango, peixe e purês de batata.

Benefícios da nira

Agora que você aprendeu a como cultivar nira, é indispensável saber sobre os benefícios desse vegetal. Afinal, como você leu acima, a nira pode ser usada em diferentes pratos da culinária brasileira.

Assim como qualquer vegetal, a nira é um alimento rico em vitaminas e minerais. A nira é uma planta rica em vitaminas A, B2, C e E, além dos minerais potássio, cálcio, sódio, ferro, fósforo, zinco e fibras.

Diante de tantas vitaminas e minerais, a nira ajuda a fortalecer o sistema imunológico, age como um antioxidante, podendo ser usada como suco detox. E não para por aqui, é anti inflamatório, ajuda com problemas circulatórios e combate o reumatismo. Quando se trata de ferimentos e queimaduras, suas folhas podem ser amassadas e colocadas sobre o local, pois ajuda no processo de cicatrização.

Avatar de Michele Azevedo

Comente abaixo o que você achou do artigo!

Notícias Rápidas