Sumário

Saber como eliminar pragas da couve é indispensável, pois evita perder a verdura que você plantou. Pensando nisso, o site Horta Jardim & Cia apresenta dicas de inseticidas naturais que podem ser feitos em casa com ingredientes fáceis de serem encontrados. Continue lendo e confira com mais detalhes!

Aprenda a como eliminar pragas da couve

Não é nada agradável plantar couve e ver as pragas comendo. É muito comum ver lagartas se alimentando de hortaliças, além delas existem os fungos que também gostam de se proliferar nesse tipo de planta.

Para evitar perder sua horta, saber como eliminar as pragas da couve é indispensável. Ao usar um dos tipos de inseticida que será apresentado a seguir, sua couve não ficará mais com aqueles furinhos ou com uma coloração estranha.

Mas, antes de começar é preciso ter em mão uma colher de sopa, uma vasilha, um recipiente que tenha um borrifador. Além disso, será preciso ter sabão neutro, óleo de cozinha, alho e cebola.

Inseticida com pimenta malagueta

Uma das principais técnicas usadas para acabar com as lagartas da couve é usar a pimenta malagueta. Para isso, pegue uma panela e ferva ½ xícara das de chá de pimenta malagueta com ½ litro de água, caso não queira ferver deixe de molho por três dias.

Em seguida, misture pedaços de sabão em barra ou uma colher de chá de sabão em pó, com a água da pimenta. Depois, coe e coloque o líquido em um borrifador e pulverize 1 vez por semana nas folhas da couve.

E aqui vai outra dica, em época chuvosa, é preciso aplicar pelo menos três vezes na semana, pois a água da chuva acaba retirando o remédio. Essa dica é uma ótima opção contra pulgões e lagartas.

Água e sabão neutro

Aprenda a como eliminar pragas da couve

Aprenda a como eliminar pragas da couve – Imagem: Canva Pro

Outra maneira de como eliminar pragas da couve é usando água e sabão neutro (sabão líquido). Em uma panela ferva 1,5 litro de água e em seguida, quando a água estiver quente, adicione cerca de 25 ml de sabão neutro.

Depois adicione 2 litros de água fria e misture tudo. Espere essa mistura esfriar e somente depois aplique nas couves. Quando se tem uma grande plantação de hortaliças (ouve) é recomendado usar uma bomba apropriada para aplicar inseticida, pois ela tem uma maior capacidade para o líquido.

Óleo e água

Outra alternativa fácil e acessível de se fazer é uma mistura de óleo com água, sendo que essa mistura é recomendada para matar piolho de couve. Em um recipiente ferva cerca de 2 litros de água, coloque duas colheres de óleo de Nim e 1 colher de sopa de sabonete líquido e leve ao fogo até aquecer a mistura.

Ao contrário das outras misturas, essa precisa ser usada enquanto estiver morna. Entretanto, fique atento para não borrifar sobre a plantação de couve com a mistura ainda quente, pois a hortaliça pode murchar e morrer devido à alta temperatura.

[maxbutton id="1"]

Alho e cebola cozidos

Por último, um inseticida muito eficaz para matar o piolho da couve é usando o alho e a cebola. Esses dois alimentos possuem o cheiro muito forte e quando cozidos liberam um líquido ácido capaz de matar a praga sem prejudicar a planta.

Para isso, pegue uma panela e coloque 1 cebola, 1 cabeça de alho inteira, 1 colher de chá de pimenta caiena orgânica e 1 litro de água. Misture tudo e leve ao fogo, deixe ferver por cerca de 50 minutos até que todos os ingredientes se diluam.

Somente depois, tendo passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar. Quando estiver fria coe com o auxílio de uma gaze. Por fim, pegue o líquido e despeje em um pulverizador ou borrifador e acrescente 1 colher de sopa de detergente neutro. Então, é só borrifar na sua couve uma vez por semana após a rega da hortaliça.

Como prevenir?

Agora que você já sabe como eliminar pragas da couve, aprenda a como prevenir. Além das misturas que ajudam a matar as pragas existem métodos que impedem que os insetos se aproximem do seu plantio de couve, para que isso seja possível, conheça a seguir alguns tipos de plantas que tem ação repelente.

As ervas aromáticas são plantas que possuem um cheiro forte, para os seres humanos o cheiro que elas emitem é agradável. Porém, quando os insetos sentem, acaba se tornando tóxico. A erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e flores de calêndula, são alguns exemplos de plantas que você pode estar plantando perto da couve.

Mas, caso não queira plantar, é possível misturar essas ervas com álcool e borrifar no chão em volta do canteiro e não dentro, pois o álcool pode contaminar o solo e prejudicar a hortaliça. Sendo assim, diante das dicas apresentadas faça hoje mesmo uma das misturas apresentadas acima e elimine as pragas da couve.

Categorizado em:

Horta,