Sumário

A cebolinha possui origem da Ásia, uma de suas curiosidades é que pode ser usada para limpar itens de metal. Mas, além de seu nome cebolinha, é conhecida popularmente como cebolinha-verde, é um tipo de hortaliça perene, ou seja, que tem um ciclo de vida. Pensando no cultivo dessa planta, o site Horta Jardim & Cia apresenta dicas de como cuidar. Confira!

Condições climáticas favoráveis da cebolinha

A cebolinha é um tipo de planta que se adapta aos climas Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical. Logo, é um tipo de hortaliça que prefere temperaturas mais amenas.

Dessa forma, a cebolinha precisa ser plantada durante a primavera, isso quando a temperatura está entre 13°C a 24°C. Quando a cebolinha é plantada nessa época do ano, as chances de ela resistir ao calor do verão são maiores.

Embora seja uma planta que gosta de temperaturas amenas, é um tipo de planta que precisa de no mínimo 4 horas de sol. Lembrando que é uma hortaliça que gosta de sol pleno.

Preparo do solo e substrato ideal

Antes de preparar o solo e colocar o substrato, é indispensável escolher um local para plantar a cebolinha. A boa notícia é que essa hortaliça é uma planta que pode ser cultivada tanto em vasos, canteiros ou diretamente no chão.

Sendo assim, o solo precisa ser rico em matéria orgânica e ser bem drenado, para isso é necessário arar o solo antes de realizar o plantio. Somente depois de arar o solo, prepare o adubo com húmus de minhoca.

Esse tipo de substrato vai ajudar a manter o solo drenado e na umidade certa. Além disso, para impedir a proliferação de ervas daninhas, coloque sobre o solo cascas de pinus ou serragem.

Germinação de sementes e transplante de mudas de cebolinha

Cebolinha

Cebolinha – Imagem: Pixabay

Primeiramente, você precisa saber que a cebolinha pode ser cultivada a partir de mudas. Mas, por meio de sementes é mais fácil. Quando você estiver com o solo preparado faça covas que tenha no máximo 1 cm de profundidade, mais do que isso pode impedir que semente brote.

É importante lembrar que, para que a cebolinha tenha espaço suficiente para crescer é preciso deixar um espaço de pelo menos 15 cm entre uma cova e outra. Caso você não deixe esse espaço pode acontecer de uma cebolinha crescer em cima da outra.

O transplante de mudas de cebolinha é uma técnica usada para selecionar as melhores mudas e replantar no local definitivo. Essa etapa é feita assim que a cebolinha alcança uma média de 3 a 4 folhas, isso quando estão com 40 dias de plantada.

Em quanto tempo colher

Se você cultivar a cebolinha da maneira certa, em até 90 dias a hortaliça você poderá consumir. Na hora de fazer a colheita da cebolinha você pode retirar toda a planta do vaso, com bulbo ou retirar apenas as folhas que você for consumir.

[maxbutton id="1"]

Caso você opte por colher apenas as folhas, use uma faca ou uma tesoura esterilizada para não contaminar a planta. Assim, sendo, faça um corte rente as hastes da planta. Ao fazer isso, é possível cuidar da parte que ficou e elas crescerem novamente nascendo novas folhas.

Como regar

Embora a cebolinha seja uma planta que prefere temperaturas mais amenas, ainda assim precisa ser regada diariamente. Entretanto, é muito importante ficar atento à umidade do solo, pois caso a raiz da planta fique encharcada ela pode acabar sendo prejudicada.

Sendo assim, para saber se a terra está úmida na medida certa com um palito de madeira remexa a terra. Caso o palito continue seco significa que o solo está seco e precisa ser regado. E claro, sempre regue no período da manhã ou final da tarde.

Como podar cebolinha

A poda da cebolinha é uma das partes mais importantes do processo, isso porque ajuda no desenvolvimento da planta para que continue crescendo a partir daquela mesma muda. Por isso, você deve fazer uma poda a cada 40 dias.

Tenha em mãos uma tesoura esterilizada para não contaminar a planta com bactérias. Em seguida, corte algumas folhas da cebolinha, sempre escolhendo aquelas que sejam mais grandes e mais grossas ou que estejam secas e danificadas.

Adubação e troca de substrato da cebolinha

Como já se sabe deve-se adubar o solo da cebolinha pelo menos 2 meses antes de plantar. Mas, ao longo do seu desenvolvimento é preciso manter o solo sempre rico em nutrientes para que ela cresça de forma saudável.

Portanto, a casa dois meses polvilhe um pouco de calcário ou cálcio no substrato para deixar o pH do solo mais alcalino e menos ácido. Além disso, troque o substrato da cebolinha, adicionando mais húmus de minhoca para que a planta tenha onde fixar sua raiz e crescer.

Segredos para se crescer mais rápido

Existem várias maneiras de fazer com que a cebolinha cresça mais rápido, uma delas é usar o adubo orgânico bokashi, pois ele possui todos os nutrientes que a planta necessita. Como também, caso escolha plantar em um vaso, é necessário adubar a terra pelo menos 3 meses antes de plantar a cebolinha, isso para que a terra tenha tempo de absorver os nutrientes.

Além do adubo, para que a cebolinha cresça mais rápido tenha cuidado com a quantidade de luminosidade que ela recebe. Deixar a planta nas condições climáticas adequadas também é um fator que interfere no seu desenvolvimento. Dessa maneira, não existem segredos, mas alguns cuidados que são muito importantes.

Principais pragas e como evitar

Por fim, assim como qualquer tipo de planta, as pragas também costumam atacar a cebolinha. Então, para que você não perca seu plantio, combater a cigarrinha, a lagarta rosca, os pulgões e os ácaros é fundamental.

Normalmente, essas pragas atacam essa hortaliça devido a algum desequilíbrio no solo na quantidade de luminosidade. Desse modo, quando o solo está pobre em nutrientes e a planta está recebendo pouca luz essas pragas aparecem, então fique atento à sua planta.

Categorizado em:

Horta,