Saiba como cultivar Cróton, hoje no Horta, jardim e Cia. O cróton é uma planta tipicamente tropical nativa de países como a Indonésia, Malásia, Austrália e as Ilhas do Pacífico, portanto, está bem acostumada com o clima quente e úmido encontrado nas florestas desses locais ao redor do mundo.
Por causa disso, encontraram um local ideal para se desenvolverem aqui no Brasil, pois nosso país tropical oferece essas condições de clima tropical para que essa planta tenha um bom crescimento por aqui também.
Cróton
Por ser muito flexível, cróton é uma planta que funciona bem em locais fechados com uma boa luminosidade. Portanto, é uma ótima ideia para decoração de ambientes em sua casa e também pode manter em áreas externas. Desde que passe por uma adaptação gradual para suportar a exposição solar.
Conhecida em alguns locais como folha-imperial, o cróton é uma planta perene que se destaca por sua gama de cores verdes com traços vermelhos e amarelos.
Um arbusto de cróton pode atingir até 3 metros de altura. Todavia, quando essa planta é cultivada em vasos, ela acaba ficando menor e seu desenvolvimento torna-se menos acelerado e seu tamanho fica mais compacto.
Muito versátil, o cróton pode usar em seu jardim e projetos de decoração de interiores e essa planta possui tonalidade diferente. Ademais, isso possibilita com que essa planta trabalhe em escala de cores variadas em projetos de paisagismo. Portanto, veja abaixo tudo que é preciso saber para cultivar cróton em sua casa:
Condições climáticas e temperatura para o cróton
Muito resistentes a climas secos e quentes, o cróton é uma planta que demanda alguns cuidados essenciais para manter essa planta saudável.
Além disso, essa planta aprecia o calor e uma luminosidade intensa para a manutenção de suas folhas sempre bonitas e saudáveis. Portanto, caso queira cultivar em ambientes internos, mantenha essa planta próxima de uma janela que recebe luz solar constante.
Se quiser plantar em áreas externas como jardins e varandas, saiba que é preciso conferir “rusticidade” gradual para essa planta. Ou seja, a exposição solar deve acontecer de forma paulatina, pois quando é levada diretamente para essas condições, essa planta pode regredir e ter suas folhas queimadas.
Solo ideal para cultivar cróton
Essa é uma planta que necessita de um solo fértil rico em matéria orgânica para ser cultivada em boas condições. Portanto, aposte em esterco animal curtido ou bokashi. Caso queira, você também pode incrementar o solo dessa planta com turfa, visto que esse composto confere uma qualidade para o desenvolvimento dessa espécie.
Para melhorar a drenagem do solo, misture um pouco de areia à terra para ela ficar mais solta. Já que os crótons gostam de água, mas não em excesso. Afinal, o acúmulo de água nas raízes pode atrair fungos para o sistema radicular das plantas e isso prejudica o desenvolvimento do cróton como um todo.
Portanto, comece o preparo do solo com uma camada de drenagem feita com pedras e argila expandida e coloque uma manta de bidim para fazer a separação do substrato para evitar que ele escorra para fora do recipiente.
Germinação do cróton e transplante de mudas
A germinação do cróton demora apenas 10 dias para acontecer. Portanto, quando você cultiva as sementes, o vaso já deve começar a ser preparado para receber a muda que brota em pouco tempo.
Para escolher o vaso de forma adequada, prefira um que tenha 5 centímetros maiores do que o que é usado para germinação do cróton. Pois, em seus primeiros estágios de desenvolvimento, essa planta desenvolverá suas raízes rapidamente. Por isso, precisará de mais espaço para crescer saudável.
Ao fazer o transplante, saiba que essa planta pode perder algumas folhas. Por isso, faça a transferência durante a primavera, estação que minimizará o choque da planta evitando que isso aconteça de forma exagerada.
Como regar cróton
A rega do cróton é muito importante e ela deve acontecer sempre que você notar que a planta está com o solo muito seco. Além disso, a água usada deve estar em temperatura ambiente. Visto que água fria pode prejudicar as raízes dessa planta e água quente, nem pensar!
Uma dica importante para ajudar quem não sabe o momento certo para a rega do cróton é o toque na terra com a ponta dos dedos. Porque o tato indica se o solo ainda está úmido e sem necessidade de ser regado novamente.
Caso note que está seco, prepare seu regador com água e deixe à terra molhada novamente. Todavia, sem encharcar e, durante o inverno, o solo deve secar até 3 cm de profundidade antes de outra irrigação.
Como podar a planta
A poda de manutenção do cróton deve ser voltada para retirar de folhas secas e murchas. Portanto, se deseja você pode aparar alguns ramos que estão entrelaçados no centro do arbusto, já que isso incentivará a criação de novas folhas.
Além disso, a poda de formação também recomenda-se para o cróton. Visto que essas plantas podem crescer de forma sem ordem e isso precisa corrigir para que cresçam bonitas e saudáveis.
Na hora da poda, tenha cuidado com a seiva do cróton, visto que ela é tóxica e pode causar irritação, sobretudo em contato com pessoas alérgicas.
Adubação da planta
A fertilização química com NPK 10-10-10 é a mais indicada para o cultivo do cróton, portanto, dissolva esse componente em água e umedeça o substrato ao redor da base da planta.
Durante o inverno, essa planta entra em fase de dormência, portanto, suspenda a adubação para evitar que ela tenha o metabolismo acelerado e forçado por causa disso.
Principais pragas e como evitar
Apesar de uma alta resistência inerente, o cróton também é vulnerável a certas pragas e alguns insetos como cochonilhas e os temidos ácaros.
Portanto, caso note algumas manchas amarelas nessa planta ou teias brancas sobre as folhas, saiba que esses são sinais do ataque dessas pragas. Assim, para eliminar todos eles, umedeça um pano com água e detergente e aplique sobe a região afetada e deixe agir por alguns instantes antes de enxaguar todo o resíduo com água, visto que essas pragas vão desaparecer do seu belo cróton.
- Mais plantas? 10 plantas pendentes de sombra
- Saiba aqui: Plantas Repelentes
Os adubos são fundamentais para manter o solo enriquecido de nutrientes para as nossas plantinhas. Os orgânicos são ainda mais importantes, pois possuem altas concentrações de ingredientes que permitem o crescimento saudável.