As orquídeas são plantas de belas personalidades, mas sensíveis à incidência de luz por exemplo. Por isso, fazer uma orquídea florir requer alguns cuidados, pois também não emitem floração com frequência Além disso, para emitir flores, as orquídeas tem um gasto elevado de energia, que se acumula durante anos nas folhas, raízes e pseudobulbos. Caso nenhuma dessas estruturas estejam saudáveis, a planta irá evitar a floração. Por isso veja algumas medidas, aqui no Horta, Jardim & Cia, que vão te ajudar a ter lindas orquídeas no seu jardim. Então continue a leitura!
06 dicas para fazer a orquídea dar flor
Veja abaixo 6 dicas para as suas orquídeas florirem:
1. Considere o tipo de orquídea
Cada gênero de orquídeas possui características diferentes, como por exemplo, as Dendrobium, Cattleya, Oncidium, Phalaenopsi aproveitam melhor a iluminação no período das 6 às 9 horas em contato direto com a luz do sol. No entanto há outros gêneros que são mais rústicos, como as Epidendrum, Cyrtopodium e Arundina que suportam maior exposição solar.
Ter gêneros de orquídeas diferentes pode ser uma boa pedida para ter uma casa florida o ano todo. Pois há orquídeas que dão flores em janeiro, outras em junho, como também há aquelas que florescem somente em setembro.
2. Troque os substratos para fazer a orquídea dar flor
Muitas orquídeas deixam de florir porque o substrato onde vivem está velho. Não é uma medida que deve ser feita com muita frequência, pois os substratos duram alguns anos. Mas realizar a troca ajuda as orquídeas a obterem novos ares. Uma boa opção é mudar as cascas de pinus por carvão vegetal ou fibra de coco.
3. Adube para as orquídeas dar flor
As plantas não precisam somente de água, para um bom desenvolvimento e crescimento, invista em adubação. A fase de floração é muito desgastante e se não tiver alimento suficiente ela pode não florir para poupar energia.
O Nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) são nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. O nitrogênio contribui para a regulação da fotossíntese, na construção de proteínas e aminoácidos. O fósforo proporciona um bom desenvolvimento das raízes e junto com o potássio e o Boro ajuda na floração.
No entanto, o processo é simples, aplique NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 são os mais recomendados. Para aplicá-los, basta diluir 1 colher de sopa para 1 litro de água e uma vez por mês faça a rega com essa água.
Os adubos orgânicos também são uma boa pedida, como torta de mamona, faria de osso, bokashi e até casca de ovo triturada.
Por isso, é importante adubar e fazer regas com frequência para manter o substrato das plantas saudáveis.
4. Mude a orquídea de lugar
Um método simples como mudar a sua orquídea de lugar pode ajudá-la a florir. Isso porque o lugar onde ela estava pode interferir no tipo de iluminação ou temperatura que podem atrapalhar.
As orquídeas precisam de luz indireta e precisam de luz para gerar as novas flores.Para saber se dará certo, mude a orquídea para um lugar mais iluminado por um tempo e caso não tenha um bom desenvolvimento, mude ela de lugar novamente.
Se as suas orquídeas estão em um ambiente interno, as mantenha próximo da janela onde ela poderá receber luz indireta do sol.
5. Reduza ou aumente a rega das suas orquídeas
Qual a frequência que você tem regado as suas plantas? Um método simples é regar um pouco mais, ou menos de água e observar como a planta está respondendo à irrigação.
Regas em excesso são um dos grandes problemas das orquídeas não florirem, pois a água sufoca e apodrece as raízes e quando não há um bom desenvolvimento da mesma, não ocorre um bom florescimento. Por isso o melhor método para saber se é ou não o momento de regar, coloque o dedo dentro do substrato a dois centímetros de profundidade, e se estiver úmido não será necessário regá-la.
6. Realize a limpeza das folhas para orquídea dar flor
Uma forma de fazer a orquídea florir é realizar a limpeza dela, principalmente se ela fica dentro de casa, elas podem acumular poeiras , por isso passe um pano levemente úmido com cuidado.
O que fazer durante a fase da floração das orquídeas?
Durante o florescimento as orquídeas precisam de tranquilidade, e por isso veja alguns cuidados, para evitar o aborto da floração:
- Não a troque de lugar, para não mudar a posição em relação a luz solar
- Não transplante as orquídeas de um vaso para o outro, pois não teria energia para o desenvolvimento e fixação das raízes
- Nada de borrifar água e adubos nas flores para evitar o aparecimento de fungos
Enfim, seguindo todas essas dicas e recomendações suas orquídeas vão conseguir florescer! E que tal compartilhar esse artigo com aquele amigo que cultiva orquídeas em casa?