Sumário

O manjericão possui origem da Ásia. Uma curiosidade sobre essa planta é que possui uma variedade de mais de 30 tipos, além de ser uma planta perene. Conhecido popularmente como alfavaca, alfavaca-cheirosa ou alfavaca-de-jardim, seu nome científico é Ocimum basilicum. Continue lendo que o site Horta Jardim & Cia apresenta tudo sobre essa planta.

Condições climáticas favoráveis do manjericão

O manjericão é um tipo de hortaliça que se adapta muito fácil a climas do tipo equatorial, subtropical e tropical. Logo, é uma planta que pode ser cultivada facilmente no Brasil, isso porque o clima do nosso país está entre os três citados acima.

Sendo assim, o manjericão precisa ser cultivado em uma temperatura que varia entre 18° a 28°C. Temperaturas abaixo ou acima disso podem prejudicar o desenvolvimento da planta, deixando as folhas secas.

Além disso, é um planeta que precisa pegar em torno de 4 a 6 horas de sol diariamente. Porém, você precisa evitar deixar o manjericão exposto ao sol das 9 horas até às 15 horas, pois a incidência de raios ultravioletas é maior nesse horário.

Preparo do solo e substrato ideal

Antes de preparar o solo você precisa escolher o local em que o manjericão será plantado. Lembrando que antes de passar para o local definitivo, é recomendado plantar em bandejas e somente depois passar para o local definitivo.

Sabendo disso, o solo precisa ser rico em matéria orgânica e bem drenado para que o manjericão consiga crescer e ser consumido. Então, o melhor substrato para isso é o húmus de minhoca, pois deixa a terra solta o suficiente para drenar a água e as raízes da planta se fixarem.

Germinação de sementes e transplante de mudas de manjericão

Manjericão

Manjericão – Imagem: Pixabay

Embora o manjericão possa ser plantado por meio do cultivo de mudas, saiba que a forma mais recomendada é por meio de sementes. Dessa forma, tendo preparado o solo, faça pequenas covas e coloque entre 3 a 4 sementes em cada.

Lembrando que, caso você tenha decidido plantar diretamente em um canteiro, as covas precisam ter uma distância entre si de pelo menos 20 cm. Tendo se passado cerca de 14 dias após o plantio do manjericão, é o momento de fazer o transplante.

O transplante consiste em mudar a planta para o local definitivo. No caso do manjericão, ele precisa estar com cerca de 10 cm de altura para poder ser mudado de local.

Em quanto tempo colher

Tendo realizado o plantio do manjericão, ele pode ser colhido quando atinge cerca de 20 cm de altura. Apesar do tipo de manjericão, onde alguns podem chegar a uma altura de até 90 cm, essa planta pode ser colhida ainda muito nova.

Isso é possível devido ser uma planta do tipo perene, ou seja, que possui um ciclo de vida que cresce ano após ano. Portanto, você pode colher somente a quantidade de folhas que pretende consumir como também pode cortar os galhos que sejam mais velhos.

[maxbutton id="1"]

Como regar

Embora cuidar do solo seja indispensável para colher o manjericão na época certa, a irrigação também é fundamental. Por isso, durante o verão ou em período de pouca chuva, você deve regar todos os dias ou apenas o suficiente para que o solo fique úmido.

Mas, é importante que você fique atento, pois se o solo ficar encharcado a raiz dessa planta pode acabar apodrecendo e você perdendo o seu pé de manjericão. O recomendado é regar sempre no início da manhã, pois o solo terá mais tempo para absorver a água.

Como podar manjericão

O manjericão é um tipo de planta que quando floresce nasce linda flores brancas, porém, essas flores precisam ser podadas. Essa poda é indispensável, isso porque as flores acabam mudando o sabor e o aroma do manjericão, além de prejudicar o crescimento de novas folhas.

Antes de cortar as flores é preciso esterilizar a tesoura para não contaminar a planta. Tendo feito isso, corte as flores um pouco abaixo das folhas, ou seja, não corte a flor rente ao caule, pois ali poderá nascer novamente outra flor.

Adubação e troca de substrato do manjericão

Independente se você plantou o manjericão em um vaso ou no chão, a cada 40 dias você precisa fazer uma nova adubação. Caso tenha plantado o manjericão diretamente no chão, polvilhe duas colheres de sopa de húmus de minhoca e depois regue.

Caso você tenha decidido plantar em um vaso, é preciso tirar todo o substrato de dentro do vaso e trocar por outro. Para isso, misture ⅓ de terra, húmus de minhoca, areia e de adubo orgânico. Em seguida, coloque tudo no vaso e por último plante o manjericão.

Vale ressaltar aqui, que essa troca de substrato do vaso não deve ser feita durante a floração do manjericão. Caso seja feito no período de floração, a planta terá seu crescimento interrompido.

Segredos para ter mais folhas

O segredo para que o seu pé de manjericão cresça mais rápido e tenha mais folhas, está na adubação. Sendo assim, você deve usar pelo menos o adubo do tipo NPK 10-10-10, ou seja, que tenha três partes iguais de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Esse tipo de fertilizante é o mais indicado para o desenvolvimento das folhagens. Além de que, quando as folhas caem no solo e se decompõem, elas acabam servindo de adubo para o solo.

Principais pragas e como evitar

As principais pragas que costumam atacar o manjericão são os pulgões e as lesmas. A boa notícia é que existem métodos para acabar com essas pragas.

Para acabar com a proliferação dos pulgões que acabam sugando os nutrientes do manjericão, a aplicação do óleo de nim é uma ótima solução. Para isso, misture cerca de 1 litro de água e 1 colher de sopa de óleo de nim, em seguida borrife sobre a planta.

Agora para acabar com as lesmas, é preciso fazer um trabalho de prevenção. Esse animal gosta de locais que têm ervas daninhas e restos de comida. Então, mantenha seu jardim sempre limpo e livre de objetos onde eles possam se esconder e lixo orgânico.

Categorizado em:

Horta,